Acessibilidade / Reportar erro

ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NA VIDA ADULTA1 1 Artigo extraído da tese - Quotidiano de mulheres do semiárido nordestino que sofreram abuso sexual no contexto familiar, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil.

ABUSO SEXUAL EN LA INFANCIA Y SUS REPERCUSIONES EN LA VIDA ADULTA

RESUMO

Objetivo:

compreender repercussões do abuso sexual na vida adulta de mulheres abusadas sexualmente na infância.

Método:

pesquisa qualitativa, desenvolvida com nove mulheres em um Centro de Referência da Mulher, na região do semiárido do Estado de Pernambuco, Brasil, através de entrevistas não estruturadas. A interpretação dos resultados foi fundamentada na abordagem da Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, a fim de identificar a centralidade subterrânea submersa na vida cotidiana das participantes e que pudesse emergir por meio de suas reações a partir do vivido do abuso sexual.

Resultados:

após a interpretação, os resultados foram agrupados nas categorias: Convivência familiar após a revelação do abuso sexual; A vida cotidiana de meninas em vivência de abuso sexual; e Repercussões do abuso sexual na vida adulta de mulheres abusadas sexualmente na infância. As repercussões do abuso sexual foram descritas como dificuldades no convívio familiar, gravidez, conduta hipersexualizada, prostituição, contradição entre gênero e sexo, dificuldades para ter orgasmo, uso de drogas, baixa autoestima, depressão, comportamento autodestrutivo, ideias suicidas e homicidas.

Conclusão:

a exposição ao abuso sexual no contexto familiar prejudicou a saúde física e emocional de meninas e adolescentes, bem como a convivência familiar, apontando para a necessidade de adoção de sensibilidade e solidariedade no cuidado a mulheres com queixas que possam estar associadas a vivências de abuso sexual.

DESCRITORES:
Adultos sobreviventes de maus-tratos infantis; Abuso sexual na infância; Violência contra a mulher; Criança; Relações familiares; Atividades cotidianas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br