Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS AO USO CONSISTENTE DO PRESERVATIVO MASCULINO ENTRE MULHERES VIVENDO COM HIV/AIDS

RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores associados ao uso consistente do preservativo masculino entre mulheres vivendo com o HIV/aids.

Método:

estudo analítico de abordagem quantitativa, envolvendo 140 mulheres vivendo com HIV/aids que no momento do estudo possuíam vida sexual ativa e estavam em acompanhamento nos Serviços de Atendimento Especializado. Os dados foram coletados por meio de questionário para entrevista individual e posteriormente analisados utilizando o software Statistical Package for Social Sciences 17.0.

Resultados:

identificou-se que o um maior tempo de diagnóstico (p=0,029); conversar com o parceiro sobre métodos de prevenção para o HIV (p=0,030), não fazer uso de álcool (p=0,022) e outras drogas (p<0,001) antes de ter relação sexual são fatores associados com uso consistente do preservativo.

Conclusão:

são necessárias estratégias que incentivem as mulheres e seus parceiros quanto ao uso do preservativo nas relações sexuais, pois além de ser um método de eficácia comprovada para a prevenção da transmissão do HIV, atua como barreira para outras infecções sexualmente transmissíveis.

DESCRITORES:
Preservativos; Mulheres; HIV; Aids; Prevenção de doenças

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br