Acessibilidade / Reportar erro

DESMAME PRECOCE NA PERSPECTIVA DE PUÉRPERAS: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA1 1 Este artigo é proveniente da dissertação - Aleitamento materno e desmame precoce: aspectos transformadores e exclusores, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2012.

RESUMO

A complexidade do desmame precoce sugere tornar a mãe personagem principal deste fenômeno. Mais do que ouvir essa personagem, a Metodologia Comunicativa Crítica propõe colocar em igualdade o conhecimento científico e o popular, por meio do diálogo igualitário. Este estudo tem objetivo de identificar aspectos transformadores e obstáculos para o desmame precoce com 12 mães que desmamaram precocemente. Foi realizado no interior de São Paulo, no período de 2010 e 2011, utilizando o relato comunicativo, grupo de discussão comunicativo e questionário. Os resultados mostram mães jovens, primíparas, casadas, ensino médio/técnico completo e não trabalhavam fora de casa. A amamentação revelou emoções como vínculo com bebê, mas também sentimentos de derrota e frustração. O diálogo igualitário permitiu apreender que ainda existem obstáculos enraizados na cultura que precisam ser dialogados com as mães, e não somente julgados e condenados, buscando, por meio da intersubjetividade, estratégias de superação do desmame precoce.

DESCRITORES:
Desmame precoce; Aleitamento materno; Período pós-parto

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br