Acessibilidade / Reportar erro

ACESSO AO DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACCESO AL DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSIS BAJO LA ÓPTICA DE LOS PROFESIONALES DE SALUD

RESUMO

Objetivo:

conhecer os aspectos que influenciam o acesso ao diagnóstico de tuberculose e na ótica dos profissionais de saúde.

Método:

estudo descritivo, exploratório, qualitativo. Os dados foram coletados nos meses de junho e julho de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas, com 20 enfermeiros e dez médicos atuantes no controle da tuberculose nos municípios pertencentes a 15ª Regional de Saúde do Paraná e, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

emergiram três categorias que mostram os fatores que influenciam positivamente o acesso ao diagnóstico, as fragilidades neste acesso e as características da organização deste serviço. Aponta ainda que a atuação da Estratégia Saúde da Família favorece o diagnóstico precoce, embora os profissionais relatem dificuldades para identificar os pacientes com sinais e sintomas da doença, seja por despreparo ou por falta de conhecimento da população sobre a doença.

Conclusão:

considera-se imprescindível informar a comunidade sobre a doença e fortalecer o trabalho multiprofissional.

DESCRITORES:
Tuberculose; Diagnóstico; Enfermagem; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br