Acessibilidade / Reportar erro

USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SEU IMPACTO NO AMBIENTE FAMILIAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA1 1 Artigo extraído da tese - Significados e vivências dos pais e responsáveis sobre o filho usuário de crack e outras drogas: uma abordagem Fenomenológica, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2014.

RESUMO

O uso abusivo de drogas é um fenômeno complexo, multicausal e afeta crianças e adolescentes. O objetivo da pesquisa foi buscar evidências científicas que contribuam para a compreensão da relação existente entre o uso de crack e outras drogas por crianças e adolescentes e a família. Como metodologia foi utilizada a revisão integrativa. Bases analisadas: MEDLINE, LILACS, Cochrane, BDENF e IBECS. Descritores: cocaína crack, família e relações familiares. Três categorias foram evidenciadas: O ambiente familiar como elemento protetor e/ou facilitador do uso de crack e outras drogas entre crianças e adolescentes; O desconhecimento e as repercussões do uso de crack e outras drogas entre crianças e adolescentes no ambiente familiar; As redes de apoio à família e ao enfrentamento do uso de crack e outras drogas. O ambiente familiar é fator protetor para o uso de drogas, mas deve se trabalhar o tema drogas, fortalecer redes sociais e abordar temas de prevenção.

DESCRITORES:
Cocaína crack; Família; Relações familiares

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br