Acessibilidade / Reportar erro

APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INTEGRALIDADE NOS CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DAS ESCOLAS DA REDE SUS

RESUMO

Objetivo:

compreender a percepção dos coordenadores das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde sobre a aplicação do princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, com 12 coordenadores dos cursos técnicos de enfermagem das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde.

Resultados:

da análise dos dados, emergiram duas categorias: Vínculo docente e dificuldades para inserção do princípio da integralidade e Fragilidades e potencialidades dos alunos trabalhadores relacionadas ao princípio da integralidade.

Conclusão:

para os coordenadores das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde o desenvolvimento do princípio da integralidade é uma necessidade premente; e há dificuldades para sua estruturação relativas à precarização do trabalho docente e resistência à mudança por parte dos alunos trabalhadores. Em contrapartida, o fato destes alunos já estarem inseridos na prática parece ser um facilitador do entendimento da importância de desenvolver continuamente esses princípios.

DESCRITORES:
Educação em enfermagem; Educação técnica em enfermagem; Educação profissionalizante; Sistema único de saúde; Integralidade em saúde.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br