Acessibilidade / Reportar erro

Reconstruindo a trajetória de mães de crianças que morreram por tétano neonatal em Minas Gerais, Brasil

Reconstruyendo la trayetoria de madres de ninõs que murieron por tétano neonatal en la provincia de Minas Gerais, Brasil

Rebuilding the experience of mothers of children who died due to neonatal tetanus in the state of Minas Gerais, Brazil

NOTA PRÉVIA

Reconstruindo a trajetória de mães de crianças que morreram por tétano neonatal em Minas Gerais, Brasil

Rebuilding the experience of mothers of children who died due to neonatal tetanus in the state of Minas Gerais, Brazil

Reconstruyendo la trayetoria de madres de ninõs que murieron por tétano neonatal en la provincia de Minas Gerais, Brasil

Lúcio José VieiraI; Maria Helena Pessini de OliveiraII

IEnfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP 2001

IIEnfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Orientadora

Endereço Endereço: Lúcio José Vieira Rua Turqueza, 905 30480-040- Bairro Prado , Belo Horizonte - MG E-mail: vieira@ufmg.br

No Brasil, embora se observe uma tendência ao declínio da taxa de incidência do tétano neonatal a partir de 1983, ainda se faz necessário implementar e intensificar as ações de controle preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, pois estas taxas ainda são preocupantes, em função da alta letalidade da doença, que se situa entre 50% a 80% 1. Nesse sentido este projeto se propõe a investigar junto as mães de crianças que morreram por tétano neonatal em Minas Gerais os fatores que contribuíram para a ocorrência dos casos.

OBJETIVO

Identificar com as mães quais as possíveis medidas de proteção que elas utilizaram acerca da prevenção da doença e categorizar os discursos das mães referentes às possíveis medidas de proteção que foram utilizadas na prevenção do tétano neonatal.

METODOLOGIA

O percurso metodológico proposto se assenta nas representações sociais sobre o adoecimento, a partir da reconstrução da trajetória de mães de crianças que morreram por tétano neonatal.

Entendemos a nossa pesquisa como uma forma de indagar a realidade das mães com as suas representações sociais sobre o adoecer pelo tétano neonatal, de modo a compreender melhor este problema e trazer contribuições para o controle da doença.

Neste estudo, utiliza-se o conceito de representações sociais como sendo "senso comum, idéias, imagens, concepções e visão de mundo que os atores sociais possuem sobre a realidade" 2:173. Elas constituem material importante para a pesquisa social, pois manifestam-se em condutas.

Utilizar-se-á para a organização dos dados, a proposta metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) 3:11-5. Esta proposta aborda que os depoimentos são discursos e que tais discursos, já que se trata de pesquisa qualitativa, devem permanecer inalterados; isto é, como qualidades, durante e após o processamento. Processar depoimentos significa agrupar ou agregar elementos em conjuntos, ou seja, somar qualidades, qualitativamente.

O DSC visa, antes de tudo, a fazer as devidas correlações que a coletividade traz nos seus discursos e carregam os valores intrínsecos, próprios da cultura, que estão presentes no cotidiano dos sujeitos sociais.

O estudo se encontra em fase de coleta de dados e está tendo como fonte de informações as entrevistas com mães de crianças que morreram por tétano neonatal em municípios das Diretorias de Saúde de Minas Gerais, área onde se encontram 60% dos casos notificados da doença na região Sudeste.

Recebido em: 15 de fevereiro de 2004

Aprovação final: 15 de junho de 2004

  • 1
    Ministério da Saúde (BR). Programa Nacional de Imunizações: PNI 25 anos. Brasília: Fundação Nacional de Saúde; 1998.
  • 2 Minayo MCS. O Desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 3ª ed. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO;1994. p.173.
  • 3 Lefévre F, Lefévre AMC, organizadores. Os novos instrumentos no contexto da pesquisa qualitativa In: Lefévre F, Lefévre AMC, Teixeira JJV. O Discurso do sujeito coletivo uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul:EDUCS; 2000. p.11-35.
  • Endereço:
    Lúcio José Vieira
    Rua Turqueza, 905
    30480-040- Bairro Prado , Belo Horizonte - MG
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Mar 2011
    • Data do Fascículo
      Set 2004
    Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
    E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br