Acessibilidade / Reportar erro

EXPLORANDO A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE DANOS E BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE MACONHA EM TRINIDAD E TOBAGO

RESUMO

Objetivo:

explorar a percepção de danos e benefícios do uso de maconha e a intenção dos adolescentes de usá-la no contexto de mudanças regulatórias.

Método:

pesquisa transversal quantitativa multicêntrica. A pesquisa incorporou duas escolas públicas de ensino médio coeducacionais, das quais um total de 268 (133 homens e 135 mulheres) adolescentes de 15 a 17 anos foram estudados. Amostra de conveniência foi usada para obter os participantes dos formulários 3 a 5 e administrar formulários de consentimento e os questionários.

Resultados:

Da amostra estudada, a maioria dos adolescentes relatou não usar maconha. O estudo encontrou uma associação entre a percepção dos adolescentes sobre os danos e benefícios da maconha e seu uso. Também destacou que a maioria dos adolescentes afirmou que a maconha deveria ser usada para fins médicos e/ou recreativos.

Conclusão:

Mais pesquisas são necessárias incorporando uma amostra maior de escolas para estabelecer declarações conclusivas, entretanto, esses achados sugerem que as estratégias de redução da demanda escolar devem procurar ser tão abrangentes e adaptadas quanto possível ao abordar adolescentes.

DESCRITORES
Cannabis; Adolescentes; Drogas de Rua; Educação; Uso da maconha

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br