Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE EM RECÉM-NASCIDOS: O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM1 1 Artigo extraído da dissertação - Guia para prevenção e tratamento de lesões de pele em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma construção coletiva da equipe de enfermagem, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2014.

RESUMO

Estudo qualitativo do tipo pesquisa convergente-assistencial, com objetivo de identificar o conhecimento da equipe de enfermagem neonatal sobre prevenção de lesões de pele em recém-nascidos internados. Realizado na unidade neonatal de um hospital do Sul do Brasil com 14 profissionais de enfermagem. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas em novembro e dezembro de 2012. A análise se deu através dos processos de apreensão, síntese, teorização e recontextualização. Os resultados indicam que os profissionais têm ciência das particularidades da pele do recém-nascido, reconhecendo a necessidade de cuidados com a proteção da pele, regulação térmica, perda de água transepidérmica, higiene, hidratação e manuseio, além dos cuidados com procedimentos invasivos, prevenção de lesões por pressão e punção, cuidados na fixação dos dispositivos e uso de antissépticos. Evidencia-se com este estudo a necessidade de se realizar um cuidado delicado, livre de riscos, promovendo conforto e segurança a estes pequenos pacientes.

Cuidados de enfermagem; Pele; Recém-nascido; Neonatologia; Prevenção

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br