Acessibilidade / Reportar erro

CURATIVOS INDICADOS NO TRATAMENTO DE MEDIASTINITE APÓS CIRURGIA CARDÍACA: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

identificar e descrever quais curativos são recomendados no tratamento de mediastinite após cirurgia cardíaca em pacientes adultos.

Método:

revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, CINAHL, Web of Science, Cochrane, SCOPUS e busca manual, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Selecionaram-se estudos sobre curativos utilizados no tratamento de mediastinite após cirurgia cardíaca.

Resultados:

incluíram-se oito artigos: três abordaram a terapia de feridas por pressão negativa e referiam que grande parte dos pacientes analisados obteve sucesso no tratamento, com redução necessidade de outras intervenções; quatro compararam a terapia anterior com curativos convencionais e concluíram que as taxas de reinfecção esternal e de mortalidade hospitalar foram menores no primeiro grupo; e um comparou a terapia assistida a vácuo com sistema de drenagem fechado e foi verificado taxas inferiores de reinfecção esternal no grupo submetido ao tratamento com vácuo.

Conclusão:

as evidências indicam que o uso da terapia a vácuo para tratamento de mediastinite após cirurgia cardíaca foi efetivo. No entanto, apesar do desfecho positivo, sugere-se a realização de ensaios clínicos com rigorosa descrição metodológica e amostras significativas para minimizar o risco de viés e avaliar o impacto dos curativos no tratamento de mediastinite.

DESCRITORES
Enfermagem; Mediastinite; Cirurgia torácica; Revisão; Tratamento

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br