Acessibilidade / Reportar erro

PONTOS FORTES E FRAQUEZAS PARA ENFRENTAR O PROCESSO DE MORRER E A MORTE: REFLEXÕES DOS ALUNOS

RESUMO

Objetivo:

identificar os pontos fortes e fracos reconhecidos pelos alunos para enfrentar o processo de morrer e a morte hospitalar.

Método:

pesquisa qualitativa descritiva. A amostra foi composta por 19 estudantes do quinto ano do curso de enfermagem, conforme a prática profissional hospitalar, realizada em uma universidade da região de Magallanes e Antártica Chilena, entre os meses de setembro e outubro do ano de 2018. Os dados coletados foram submetidos aos preceitos da Análise de Conteúdo.

Resultados:

entre os pontos fortes identificados estão a experiência anterior diante da morte, o apoio prestado pelo enfermeiro durante a internação hospitalar, a maturidade mental do aluno, suas habilidades sociais e sensibilidade. Por sua vez, as limitações identificadas incluem a falta de experiência, a imaturidade psicológica, as poucas ferramentas que possuem, os fatores associados ao paciente, como idade e vínculos afetivos criados com o paciente que podem acabar causando sofrimento ao aluno.

Conclusão:

os pontos fortes e fracos reconhecidos pelos alunos devem ser trabalhados no curso durante todo o treinamento, a fim de que os alunos adquiram as ferramentas necessárias para enfrentar o processo de morte e morrer. A morte deve ser discutida como fenômeno integral, para que o aluno compreenda melhor esse tópico e possa agir da melhor maneira possível diante do paciente terminal, proporcionando atendimento humanizado e de qualidade ao paciente e /ou sua família.

DESCRITORES:
Morte; Educação em enfermagem; Cuidados hospitalares; Bioética; Atitude em relação à morte

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br