Acessibilidade / Reportar erro

RAZÕES DAS AÇÕES AUTÔNOMAS DA MULHER NO PROCESSO DE PARTO: COMPREENSÃO FUNDAMENTADA NA FENOMENOLOGIA SOCIAL

RESUMO

Objetivo:

descrever as ações autônomas das mulheres durante o parto e compreender suas razões.

Método:

pesquisa qualitativa delineada por meio dos pressupostos da fenomenologia social. Realizou-se entrevista fenomenológica com 15 puérperas internadas no alojamento conjunto de um hospital no Sul do Brasil, de setembro a dezembro de 2017. Para análise, foram seguidos os fundamentos do referencial adotado dialogados com produções relacionadas com o objeto de estudo.

Resultados:

as ações autônomas foram desenvolvidas desde a gestação e durante o parto, e suas razões derivaram de suas experiências anteriores. Estas foram significadas pelo medo daquilo que ouviram falar ou porque nos partos anteriores tiveram dor, complicações e intervenções não desejadas; pelo vínculo com o acompanhante e porque esse possui experiência ou vivência com processo de parto e nascimento.

Conclusão:

as razões para as ações autônomas das mulheres no processo de parto estão sustentadas em sua situação biográfica, bagagem de conhecimento e relações sociais.

DESCRITORES:
Parto; Saúde materno-infantil; Autonomia pessoal; Enfermagem; Saúde da mulher; Parto humanizado

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br