Acessibilidade / Reportar erro

ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA ATENÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO

RESUMO

Objetivo:

analisar a presença e a extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de amamentação a partir da experiência dos profissionais de saúde nas unidades certificadas pela Rede Amamenta Brasil, comparativamente com unidades não certificadas.

Método:

estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa, utilizando o instrumento PCATool-Brasil - versão profissionais, aplicado a 53 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, de um município Estado de São Paulo, Brasil. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial, aplicando o teste t de Student e teste Hann-Whitney.

Resultados:

as unidades certificadas pela Rede Amamenta Brasil obtiveram escores mais elevados para Longitudinalidade (6,7) e Coordenação - sistemas de informação (8,3). Os profissionais com treinamento pela Rede Amamenta Brasil obtiveram escores mais elevados para Coordenação - sistemas de informação (8,4) e para Integralidade - serviços disponíveis (7,0). Estes dois grupos também responderam mais positivamente aos demais atributos.

Conclusão:

as unidades certificadas e os profissionais que receberam treinamento pela Rede Amamenta Brasil, demonstraram maior grau de orientação à Atenção Primária à Saúde. Os dados apontam que o melhor desempenho nos atributos está relacionado, entre outros fatores, à melhor qualificação dos profissionais para desenvolver práticas que valorizem a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, segundo os princípios da Atenção Primária à Saúde.

DESCRITORES:
Aleitamento materno; Atenção primária à saúde; Prática profissional; Saúde materno-infantil; Avaliação em saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br