Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADOS PALIATIVOS AO IDOSO NA TERAPIA INTENSIVA: OLHAR DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

CUIDADOS PALIATIVOS PARA EL ANCIANO EN TERAPIA INTENSIVA: UNA MIRADA DEL EQUIPO DE ENFERMERÍA

RESUMO

Objetivo:

conhecer o significado de cuidados paliativos ao idoso para a equipe de enfermagem e identificar como ocorrem as interações da família com o idoso na unidade de terapia intensiva.

Método:

pesquisa descritiva, realizada unidade de terapia intensiva de hospital público em Fortaleza-Ceará-Brasil. Amostra composta por 58 profissionais da equipe de enfermagem. Fez-se a coleta de dados no segundo semestre de 2015 por meio de entrevista semiestruturada e gravada.

Resultados:

os resultados apontaram três categorias temáticas: cuidados paliativos, com destaque para alívioda dor e do sofrimento; interação familiar e pessoa idosa, sobressaindo comunicação como mais importante; e ambiente imprópriopara cuidados paliativos, com ênfase em orientação para o cuidado.

Conclusão:

conforme o estudo mostrou, a equipe tem conhecimento sobre cuidados paliativos e reconhece a família como elo entre profissional e idoso. Considera-se, ainda, que a terapia intensiva não é um ambiente apropriado para cuidados paliativos.

DESCRITORES:
Idoso; Enfermagem; Cuidados paliativos; Família; Cuidados críticos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br