Acessibilidade / Reportar erro

UNIFORME DE ALUNAS DE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (1950-1960)

RESUMO

Objetivo:

analisar o uso do uniforme de aluna como estratégia de formação da identidade profissional da enfermeira diplomada pela Escola de Enfermagem Anna Nery, nas décadas de 1950-1960.

Método:

estudo sócio-histórico, cujas fontes foram documentos da época e entrevistas realizadas pela técnica da história oral temática com sete ex-alunas da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, Brasil. O conceito de identidade de Claude Dubar subsidiou a discussão dos dados.

Resultados;

o uniforme nivelava as estudantes, igualando-as e definindo um padrão de comportamento a ser seguido. Também as diferenciava hierarquicamente e era um objeto incluso na avaliação durante o curso.

Conclusão:

o uniforme foi uma estratégia determinante da identidade profissional durante o cotidiano no curso, pois, na visão das ex-alunas, era um elemento que demarcava posições e comportamentos deste grupo, permitindo compreender os possíveis papéis da enfermeira diplomada na sociedade à época.

DESCRITORES:
História da enfermagem; Enfermeiras e enfermeiros; Vestuário; Estudantes; Escolha da profissão

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br