Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA ADESÃO ÀS CONDUTAS PÓS-EXPOSIÇÃO ENTRE TRABALHADORES DE SAÚDE: TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DE INSTRUMENTO1 1 Artigo resultante de tese - Adaptação cultural e validação para o Brasil do instrumento Comply with post-exposure management among health care workers para profissionais de enfermagem, apresentada ao Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), em 2014, Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico e Tecnológico.

RESUMO

Estudo metodológico, realizado no período de julho/2011 a junho/2012, que objetivou traduzir e adaptar culturalmente para o Brasil o instrumento chinês (健康照顧專業人員職業性危害針扎後之追蹤) que avalia a intenção dos profissionais de saúde de cumprir as condutas pós-exposição ocupacional a material biológico. A amostra foi aleatória e constituída por 15 profissionais de enfermagem, expostos a material biológico. O processo de adaptação cultural mostrou-se satisfatório e a validação semântica evidenciou que o instrumento é compreensível (73,3%), adequado à cultura brasileira e bem aceito (85,2% dos itens com respostas favoráveis). O uso do instrumento em pesquisas brasileiras possibilitará ampliar a discussão sobre ações de prevenção à exposição ocupacional a material biológico e planejamento de novas estratégias para os serviços de saúde.

Exposição a agentes biológicos; Enfermagem; Intenção; Saúde do trabalhador; Estudos de validação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br