Acessibilidade / Reportar erro

UTILIZAÇÃO DO SUBCONJUNTO TERMINOLÓGICO “ENFERMAGEM COMUNITÁRIA” PARA USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS

RESUMO

Objetivo:

determinar as medidas de acurácia dos indicadores clínicos dos diagnósticos de enfermagem contidos no Subconjunto Terminológico “Enfermagem Comunitária” para usuários hipertensos e/ou diabéticos.

Método:

estudo metodológico, de acurácia diagnóstica. A população do estudo foi composta de 363 usuários hipertensos e/ou diabéticos em acompanhamento em três Centros de Saúde do Município de Campinas, no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018. Os dados foram coletados por meio de anamnese. A análise dos dados consistiu na caracterização da população por meio da estatística descritiva, e a análise dos indicadores clínicos e seus respectivos Diagnósticos de Enfermagem foi realizada por meio das medidas de acurácia.

Resultados:

foram elencados 25 Diagnósticos de Enfermagem, relacionados a 37 indicadores clínicos, passíveis de serem utilizados na população hipertensa e/ou diabética. Ressalta-se que três não estavam contidos no Subconjunto Terminológico “Enfermagem Comunitária”, sendo recomendada a introdução deles no Conselho Internacional de Enfermeiros.

Conclusão:

por meio da avaliação das medidas de acurácia, o Subconjunto Terminológico “Enfermagem Comunitária” pode e deve ser utilizado no Brasil na população hipertensa e/ou diabética.

DESCRITORES:
Terminologia padronizada em enfermagem; Processo de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Atenção primária à saúde; Terminologia; Classificação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br