Acessibilidade / Reportar erro

O FENÔMENO VIVIDO POR MULHERES NA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA BRAQUITERAPIA GINECOLÓGICA

RESUMO

Objetivo:

compreender o fenômeno vivido por mulheres na consulta de enfermagem na braquiterapia ginecológica.

Método:

estudo qualitativo, com abordagem da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz. Participaram 13 mulheres submetidas ao tratamento por braquiterapia de dois serviços de radioterapia: um localizado no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, Brasil. A coleta ocorreu entre fevereiro e novembro de 2012, por meio de entrevista semiestruturada.

Resultados:

surgiram duas categorias concretas do vivido: Buscar orientações e Vivenciar o medo. O tipo vivido das clientes é o de pessoas que necessitam de orientação, sentem medo da doença e do tratamento causados pelo diagnóstico e pela realização dos procedimentos.

Conclusão:

a consulta de enfermagem para a cliente subsidia o enfermeiro a compreender que cada cliente tem um grau de entendimento e que se faz vigente personalizar este ensinar para cuidar do outro.

DESCRITORES:
Papel do profissional de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Neoplasias do colo do útero; Braquiterapia; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br