Acessibilidade / Reportar erro

ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA EM ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL1 1 Artigo elaborado com base na dissertação - Itinerário terapêutico de pessoas com úlcera venosa em assistência ambulatorial: contribuições à enfermagem, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2013.

RESUMO

Objetivou-se descrever o itinerário terapêutico de pessoas com úlcera venosa em assistência ambulatorial. Pesquisa qualitativa, desenvolvida no período de janeiro a fevereiro de 2013, por meio da entrevista semiestruturada com 14 pessoas com úlcera venosa, no serviço ambulatorial de um hospital público no Rio Grande do Sul, Brasil. Após a análise de conteúdo dos dados, elaboraram-se as categorias: busca ao Setor Popular, busca ao Setor Folk e busca ao Setor Profissional. A partir de como é identificada a origem da úlcera venosa e da influência do contexto sociocultural, as pessoas realizaram diferentes práticas de cuidados com frequentes revisões do percurso, em busca da cicatrização da lesão. Conclui-se que o itinerário terapêutico mostrou-se constituído por uma pluralidade de caminhos, em que os setores popular e profissional influenciaram intensamente a experiência da pessoa que convive com a úlcera venosa.

Enfermagem; Úlcera varicosa; Assistência ambulatorial

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br