Acessibilidade / Reportar erro

ATITUDES DE RESIDENTES EM RELAÇÃO A PESSOAS QUE USAM DROGAS EM TRÊS ESCALAS DE ATITUDINAIS

RESUMO

Objetivo:

examinar a sistematização em padrões de atitudes em relação a usuários de drogas entre residentes em uma comunidade de Kingston, Jamaica.

Método:

estudo transversal; o tamanho da amostra foi de 121 residentes.

Resultados:

o álcool e a maconha demonstraram uma forte relação positiva na escala de atitudes pessoais de contato com r (119)=.53, p<.01. As atitudes dos entrevistados sobre a escala de julgamento para crack e cocaína foram as mais fortes entre todas as drogas com r (119)=84, p<.01, refletindo uma relação positiva muito forte. Igualmente importante também, as atitudes dos entrevistados sobre a escala de apoio social em relação àqueles que usam crack e cocaína foram fortemente correlacionadas com r (119)=.88, p<.01. Os moradores demonstraram atitudes positivas em relação àqueles que abusam do álcool e da maconha.

Conclusão:

a maioria dos entrevistados era ambivalente em relação aos que abusam de cocaína e crack. As atitudes negativas foram mais altas entre os residentes em relação àqueles que abusam da cocaína. Este estudo constatou que as diferenças na média entre as atitudes masculinas e femininas na escala pessoal de contato para álcool e maconha foram estatisticamente significantes no nível 0,05. Nossas descobertas podem ser usadas para informar mais pesquisas e, finalmente, levar a intervenções políticas.

DESCRITORES:
Uso recreativo de drogas; Atitudes; Álcool; Cocaína; Crack; Canábis

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br