Acessibilidade / Reportar erro

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM SAÚDE: PERSPECTIVA DO DOCENTE

RESUMO

Objetivo:

compreender o desenvolvimento das ações de integração ensino-serviço na formação dos residentes, na perspectiva dos docentes vinculados a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva realizada entre março a junho 2015, com 13 docentes a partir de entrevista semiestruturada e de observação sistemática. Os dados foram organizados e analisados mediante a proposta operativa de análise temática.

Resultados:

evidencia-se a construção de novos espaços para o desenvolvimento da integração ensino-serviço na Residência Multiprofissional em Saúde, advindo a partir da relação efetiva entre a universidade e os serviços de saúde, além da inserção dos profissionais que foram residentes nos referidos serviços, além de desafios que permeiam essa proposta.

Conclusão:

a Residência Multiprofissional em Saúde, enquanto estratégia de formação, tende a ampliar as práticas de saúde oportunizando aos residentes a participação em um processo colaborativo, dinâmico e ativo na sua formação profissional. No entanto, a integração ensino-serviço requer uma reflexão contínua do papel de cada um, a fim de estimular a corresponsabilidade no processo pedagógico de acordo com as políticas públicas de saúde e a realidade local.

DESCRITORES:
Saúde pública; Prática profissional; Pesquisa qualitativa; Ensino; Internato não médico

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br