Acessibilidade / Reportar erro

CAMINHOS PERCORRIDOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TUBERCULOSE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE1 1 Manuscrito elaborado a partir da Tese - Acessibilidade e acesso das crianças e adolescentes com tuberculose aos serviços de saúde, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2016.

CAMINOS RECORRIDOS POR NIÑOS Y ADOLESCENTES CON TUBERCULOSIS EN LOS SERVICIOS DE SALUD

RESUMO

Objetivo:

conhecer os caminhos percorridos por pessoas menores de 15 anos em busca do diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Método:

estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no período de março a julho de 2015 em municípios prioritários para controle da tuberculose. Desta pesquisa, participaram 11 cuidadores das pessoas menores de 15 anos com tuberculose e 11 enfermeiras das unidades básicas de saúde, selecionados de maneira intencional. Para coleta de dados, houve entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas, organizadas no Software Atlas.ti, analisadas pela análise temática de conteúdo.

Resultados:

construção de duas categorias, quais sejam: Em busca do diagnóstico nas diversas portas de entrada no sistema de saúde, apresentando os serviços utilizados pelos cuidadores e os aspectos que envolveram o atendimento dessas pessoas nesses locais; e Caminhos percorridos para tratamento da tuberculose, mostrando a acessibilidade à Rede de Atenção à Saúde na busca pelo diagnóstico e pelo tratamento da tuberculose por essas pessoas.

Conclusão:

a porta de entrada pelos serviços de urgência e emergência, a realização do diagnóstico em níveis de maior complexidade na rede e o acompanhamento por enfermeiros e médicos de dois serviços concomitantemente evidenciam a fragilidade do vínculo da família com a atenção primária. Ainda ressalta-se a necessidade do fortalecimento da estratégia saúde da família nas ações de controle da tuberculose e a divulgação nas unidades de saúde dos pontos de atenção na rede para o referenciamento adequado das pessoas menores de 15 anos com tuberculose.

DESCRITORES:
Acesso aos serviços de saúde; Tuberculose; Criança; Adolescente; Sistema único de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br