Acessibilidade / Reportar erro

RODÍZIO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ENTRE SETORES DE UM HOSPITAL: FERRAMENTA GERENCIAL NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

RESUMO

Objetivo:

desvelar sentimentos e percepções de profissionais de enfermagem submetidos ao processo de rodízio entre setores de um hospital como ferramenta gerencial na resolução de conflitos.

Método:

estudo qualitativo, realizado com 22 profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem, utilizando-se grupo focal e análise de conteúdo, com base no referencial teórico do Interacionismo Simbólico.

Resultados:

o rodízio foi positivo para fatores que auxiliam a resolução de conflitos: aumento de conhecimentos e habilidades, reconhecimento das atividades desempenhadas pelos pares, melhora no relacionamento interpessoal, além de reduzir a resistência ao se atuar em outros setores. Contudo, suscitou sentimentos de ansiedade, medo, frustração, tristeza, angústia e insegurança atribuídos à comunicação ineficaz e à falta de participação da equipe na elaboração da proposta.

Conclusão:

o rodízio é uma estratégia importante para a redução de conflitos, todavia é fundamental que os gestores compartilhem essa proposta com a equipe antes de implementá-la.

DESCRITORES:
Administração de recursos humanos; Conflito (Psicologia); Equipe de enfermagem; Processos grupais; Reorganização de recursos humanos.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br