Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO DE PARES E PERCEPÇÃO DE DANOS E BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE MACONHA ENTRE ADOLESCENTES JAMAICANOS

RESUMO

Objetivo:

examinar a relação entre associação de pares e percepção de danos e benefícios associados ao consumo de maconha entre adolescentes jamaicanos.

Método:

o objetivo do estudo é examinar a relação entre a associação de pares e a percepção de danos e benefícios associados ao uso de maconha entre 300 adolescentes jamaicanos nas 10° e 11° séries.

Resultados:

a prevalência ao longo da vida para o uso de maconha foi maior para o total de homens 34% em relação ao total de mulheres de 26%. A prevalência global ao longo da vida aumentou 4% na mudança da 10° série ou do formulário 4 para a 11° série ou quinto formulário. Os dados revelam a idade média para o primeiro uso foi aos 12 anos de idade. Os dados também mostraram que os homens eram mais propensos a ter amigos que usam maconha do que suas contrapartes femininas.

Conclusão:

houve significativa diferença na opinião quanto à percepção de danos do uso de maconha e associação de pares, evidenciada com uma fraca correlação de 0,29. Além disso, houve uma diferença significativa nos benefícios do uso de maconha por associação de pares, com uma correlação moderada de 0,31.

DESCRITORES
Uso de maconha; Adolescentes; Risco; Fumar maconha; Drogas; Universidade; Estudante, adolescentes

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br