Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DE DANOS E BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE MACONHA ENTRE ADOLESCENTES EM ST KITTS-NEVIS-CARIBE

RESUMO

Objetivo:

esta investigação analisou a percepção dos adolescentes sobre os danos e benefícios do uso de maconha e como as mudanças regulatórias podem afetar sua intenção de usar maconha.

Método:

este estudo de levantamento transversal reuniu dados de 268 alunos de 15 a 17 anos matriculados em escolas públicas de ensino médio em St. Kitts-Nevis - Caribe.

Resultados:

quarenta e cinco por cento dos estudantes afirmaram que não há risco se a maconha for consumida uma ou duas vezes. Um em cada quatro estudantes sentiu que há um grande risco se a maconha for usada regularmente. Cerca de metade dos alunos relatou que a maconha ajuda as pessoas da sua idade a lidar com dificuldades emocionais. Os estudantes que usaram maconha têm uma baixa percepção dos riscos associados ao uso de maconha e são sete vezes mais propensos a continuar usando maconha, se fosse legalizada e se tivessem 18 anos de idade.

Conclusão:

a maioria dos estudantes percebe que não há danos pessoais associados ao consumo de maconha. Os estudantes não têm certeza se os benefícios do uso da maconha são maiores que os riscos. Uma proporção notável de estudantes não tinha certeza dos danos e benefícios associados ao uso de maconha. Recomenda-se que sejam implementados programas educativos e preventivos adequados nas escolas.

DESCRITORES
Uso de maconha; Adolescentes; Risco; Fumar maconha; Drogas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br