Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de idosos praticantes de atividade física no contexto da estratégia saúde da família1 1 Esta pesquisa recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no14/2011, protocolo 1829669704655455.

Estudo transversal, descritivo, correlacional, realizado com 107 idosos cadastrados em duas unidades básicas de saúde, no interior de Minas Gerais com objetivo de descrever o perfil sociodemográfico e avaliar a relação de interdependência entre a qualidade de vida de idosos e atividade física, diante de possíveis fatores determinantes. Incialmente foi realizada uma análise descritiva do perfil socioeconômico da amostra e dos testes aplicados aos idosos. Buscou-se explorar relações conjuntas entre a qualidade de vida, atividade física e as variáveis exploratórias por meio da análise de componentes principais. Foram identificados três perfis distintos, que explicaram, em duas dimensões, a relação entre qualidade de vida e atividade física. Conclui-se que a qualidade de vida dos idosos é boa e influenciada pela prática de atividades físicas regulares, ausência de depressão, maior capacidade cognitiva e boa funcionalidade familiar.

Qualidade de vida; Saúde do idoso; Saúde da família; Atividade motora


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br