Acessibilidade / Reportar erro

GRUPO DE REABILITAÇÃO: BENEFÍCIOS E BARREIRAS SOB A ÓTICA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA1 1 Texto extraído da dissertação - Participação de mastectomizadas em um grupo de reabilitação: benefícios e barreiras percebidos, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), em 2012.

RESUMO

Objetivo:

analisar as percepções de mulheres com câncer de mama sobre os benefícios e as barreiras para a participação em grupos de reabilitação, à luz do Modelo de Crenças em Saúde.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em 2011. Participaram oito mulheres, entre 54 e 67 anos, pós-cirurgia de câncer de mama, integrantes de um grupo de reabilitação, por meio de grupos focais e de entrevistas semiestruturadas realizada análise de conteúdo temática dos dados.

Resultados:

benefícios percebidos: melhora física com possibilidade de retorno às atividades diárias; vínculo com equipe multidisciplinar; apoio psicológico; oportunidade de compartilhar experiências, sanar dúvidas e se sentir em meio a “iguais”. Barreiras percebidas: dias e horários de atendimentos; espaço físico; afazeres domésticos; necessidade de demandar tempo e disposição.

Conclusão:

as mulheres vislumbraram benefícios para a tomada de ação de um comportamento preventivo em saúde, porém reconheceram barreiras significativas que devem ser trabalhadas na reabilitação.

DESCRITORES:
Neoplasias da mama; Enfermagem; Reabilitação; Enfermagem oncológica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br