Acessibilidade / Reportar erro

BULLYING OU INTIMIDAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EVIDÊNCIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

analisar aspectos teóricos e metodológicos relevantes a partir das evidências científicas em enfermagem relacionadas ao bullying escolar.

Método:

revisão integrativa da literatura de estudos de enfermagem em oito bases de dados: PubMed, MEDLINE, Academic Search Complete, Ovid Enfermagem, SciELO, ScienceDirect, Redalyc, e Embase com palavras-chave: assédio moral, enfermagem, bullying escolar infantil, agressão entre pares, adolescentes; limite de tempo de 2004 a 2016. Trinta estudos foram encontrados; sendo que 19 estudos preencheram os critérios de seleção. A análise foi desenvolvida em seis etapas: busca dos estudos, seleção, reflexão crítica de estudos qualitativos e quantitativos, a comparação dos resultados-agrupamento por assunto, interpretação, conclusões por níveis de evidência em enfermagem.

Resultados:

foram identificados quatro temas prevalentes: consequências para a saúde, causas, intervenções de enfermagem e enfrentamento. A principal contribuição no tema permitiu identificar desenvolvimento investigativo tanto no paradigma qualitativo e quantitativo, diferentes abordagens metodológicas em níveis de evidência VII, VI, V, IV, III.

Conclus

as políticas de saúde que envolvem a prevenção do fenômeno são necessários, as causas e consequências relacionadas e estratégias devem ser projetados para identificar as escolas em risco, visando evitar consequências para a saúde, bem como gerar estudos de intervenção e apoiar processos de enfrentamento em crianças em idade escolar que são provocadas ou intimidadas.

DESCRITORES:
Intimidação; Saúde escolar; Enfermagem baseada em evidências; Pesquisa de enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br