Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA AO MANEJO DE CATETER ARTERIAL PERIFÉRICO

RESUMO

Objetivo:

descrever as evidências científicas sobre as boas práticas para o manejo de cateter arterial periférico.

Método:

revisão integrativa, realizada por meio de busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem, National Library of Medicine, Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing & Allied Health, Excerpta Medica dataBASE, SciVerse Scopus TopCited e Web of Science em março de 2021. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, sem delimitação de tempo na busca.

Resultados:

foram encontrados 49 artigos. Na inserção, as medidas envolveram higienização das mãos, preparo da pele, técnica no touch, técnica asséptica e barreira de proteção, componentes estéreis e transdutores, inserção do cateter arterial periférico, tentativas de inserção, uso do ultrassom e medidas de conforto. Na manutenção, questões sobre o sítio de inserção, circuito da pressão arterial invasiva, conectores, curativo e estabilização foram identificadas e, na retirada, aspectos como complicações locais e sistêmicas, após retirada do cateter arterial periférico.

Conclusão:

o estudo fornece informações cruciais para o eficaz manejo do cateter arterial periférico, contribuindo para a redução de complicações e aprimoramento dos resultados clínicos. Ao atualizar suas práticas, os profissionais de saúde podem assegurar maior segurança e bem-estar aos pacientes, buscando sempre oferecer um atendimento de excelência.

DESCRITORES:
Dispositivos de Acesso Vascular; Sepse; Cateterismo Periférico; Adulto; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br