Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE BONS PROFESSORES DE ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES1 1 Artigo extraído da dissertação - Práticas do bom professor de Enfermagem, Medicina e Odontologia na percepção dos estudantes, apresentada ao Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2012.

RESUMO

Estudo qualitativo que teve como objetivo analisar, à luz do conceito de conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, práticas pedagógicas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia, na percepção de estudantes de uma universidade pública do Sul do Brasil. Participaram do estudo 16 estudantes, entrevistados com auxílio de entrevista focalizada por vinhetas e indicadores qualitativos. O conhecimento pedagógico de conteúdo se mostra presente quando bons professores compartilham os objetivos de ensino ao mesmo tempo em que estabelecem conexão entre teoria e prática, por meio do fomento do raciocínio do estudante utilizando-se de uma diversa gama de estratégias adequadas aos conteúdos e ao público; preparam e organizam suas aulas com esmero; e permitem-se ser avaliados. O conhecimento pedagógico de conteúdo se apresenta como diferencial na prática docente, entretanto, poucos são os professores em quem os estudantes percebem estas práticas, sendo necessária proposição de espaços e estratégias de formação docente em saúde.

Estudantes; Ensino; Docentes de enfermagem; Docentes de medicina; Docentes de odontologia

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br