Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA EM ESCOLARES: AMPLIANDO SABERES E PRÁTICAS PARA A ENFERMAGEM1 1 Extraído da dissertação - Fatores associados ao tabaco, às drogas ilícitas e à violência em escolares da rede pública: contribuições para a enfermagem, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2014.

RESUMO

Objetivou-se identificar os fatores associados à violência em alunos de escolas públicas localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Estudo observacional, transversal e analítico. Amostra foi constituída por 435 alunos de 10 a 19 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado aplicado em forma de entrevista. Associações entre as variáveis dependentes e independentes foram retiradas do modelo de regressão de Poisson. Os dados analisados evidenciaram maior prevalência entre violência e as variáveis sexo masculino, maior número de irmãos e baixa renda, enquanto que a religião foi associada como indicador de proteção para a violência psicológica. Conclui-se que as abordagens intersetoriais, interdisciplinares e multidimensionais se constituem em importante estratégia para promoção da saúde e redução da violência escolar, sobretudo em comunidades com indicadores de vulnerabilidade. Estratégias específicas de atuação do enfermeiro são indicadas para prevenção de riscos associados a violência.

DESCRITORES:
Estudantes; Violência; Saúde do adolescente; Enfermagem em saúde comunitária; Pesquisa em enfermagem.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br