Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E EXPECTATIVAS COM O TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PACIENTES COM ESTENOSE ESPINHAL1 1 Extraído da dissertação - Qualidade de vida relacionada à saúde e expectativas com o tratamento cirúrgico de pacientes com estenose espinhal: comparação segundo o local da estenose, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), em 2014.

RESUMO

Estudo analítico, de corte transversal com objetivos de comparar a qualidade de vida relacionada à saúde, presença de sintomas de ansiedade e depressão e limitação funcional, segundo o local da estenose espinhal; e descrever as expectativas dos pacientes frente ao tratamento cirúrgico. Participaram 32 pacientes com estenose lombar e 22 com estenose cervical. Na comparação da qualidade de vida relacionada à saúde, constatamos diferenças estatisticamente significantes nos domínios Dor e Capacidade funcional. Não houve diferenças estatisticamente significantes quanto aos sintomas de ansiedade e depressão. A média da limitação funcional foi 53,2% (DP=11,9%) para o grupo com estenose lombar e 40,2% (DP=17,5%) para estenose cervical. A maioria dos participantes tinha expectativa de muita melhora dos sintomas após o tratamento cirúrgico. No pré-operatório, as expectativas de melhora são elevadas e devem ser discutidas com a equipe de saúde, uma vez que, na clínica, essa melhora nem sempre é obtida com o tratamento cirúrgico.

DESCRITORES:
Qualidade de vida; Coluna vertebral; Ansiedade; Depressão.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br