Acessibilidade / Reportar erro

RISCO REPRODUTIVO EM GESTANTES PORTADORAS DE CARDIOPATIA: O MUNDO VIVIDO DIRECIONANDO O CUIDADO EM SAÚDE1 1 Artigo extraído da tese - Gestar Sendo-portadora-de-cardiopatia: contribuições para o cuidado em Saúde da Mulher, apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2015.

RIESGO REPRODUCTIVO EN GESTANTES PORTADORAS DE CARDIOPATÍA: EL MUNDO EXPERIMENTADO DIRECCIONANDO EL CUIDADO EN SALUD

RESUMO

Objetivo:

compreender o significado de gestar para mulheres portadoras de cardiopatia; desvelar sentidos da mundanidade do ser-aí-mulher em risco reprodutivo no vivido/vivência da gestação de alto risco por cardiopatia.

Método:

pesquisa qualitativa sustentada na fenomenologia Heideggeriana. Foram entrevistadas 17 mulheres entre os meses de julho a dezembro de 2014 que gestaram com cardiopatia em instituição de referência para risco materno.

Resultados:

o movimento analítico hermenêutico permitiu a emersão das Unidades de Significação: saber do risco e tanto planejar quanto não saber como evitar, e se surpreender ao se descobrir grávida; falar como se sentiu física e emocionalmente na gestação; sentir-se segura pela rotina de acompanhamento pré-natal. Os sentidos desvelados apontaram para a fragilidade dos saberes das participantes acerca do risco reprodutivo.

Conclusão:

o enfermeiro e a equipe de saúde devem considerar em sua prática clínica o cuidado intersubjetivo que favorece a integralidade da atenção à saúde. As discussões sobre o risco percebido por parte da gestante devem se integrar à condução do pré-natal suscitando um impacto positivo na saúde da mulher. Considera-se a fenomenologia de Martin Heidegger como referencial que permite alcançar resultados de pesquisas qualitativas no campo epistemológico de interesse acerca da essência humana por meio das experiências vividas.

DESCRITORES:
Gravidez de alto risco; Cardiopatias; Pesquisa qualitativa; Enfermagem; Saúde da mulher

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br