Acessibilidade / Reportar erro

Consequências atribuídas ao transplante renal: técnica dos incidentes críticos1 1 Recorte da Dissertação - As vivências das pessoas com o transplante renal, apresentada à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2013.

Este estudo objetivou analisar as consequências acarretadas na vida da pessoa com o transplante renal. Possui abordagem qualitativa, do tipo descritivo, utilizando a Técnica dos Incidentes Críticos, em que analisou o conteúdo das entrevistas, almejando isolar as consequências positivas e negativas advindas após o transplante renal. Diante do que o processo de transplantação proporcionou na vida das pessoas, destacaram a independência do tratamento hemodialítico, a existência de uma vida tranquila e normal e a sensação de bem-estar. Em compensação, promoveu alterações que conduziram a uma nova realidade. Embora tenham acontecido mudanças na vida da pessoa, o transplante renal não representou alterações significativas que levassem ao sofrimento.

Insuficiência renal crônica; Transplante de rim; Análise de consequências; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br