Acessibilidade / Reportar erro

CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E DE SAÚDE ASSOCIADAS À QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUILOMBOLAS1 1 Artigo integrante da dissertação - Qualidade de vida e fatores associados entre idosos quilombolas, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em 2014.

RESUMO

Este estudo objetivou identificar as condições socioeconômicas e de saúde associadas à qualidade de vida de idosos quilombolas. Estudo epidemiológico, censitário e transversal, realizado com 427 idosos quilombolas, cadastrados na Estratégia Saúde da Família de 17 comunidades quilombolas de Vitória da Conquista - Bahia, e em quatro distritos da região. A coleta de dados foi realizada com os dois instrumentos, analisados a partir da estatística descritiva e de correlação de Spearman(rsp). Entre os fatores associados com alguns domínios da Qualidade de Vida e com o Índice Geral de Qualidade de Vida, estiveram a renda per capita, a autoavaliação do estado de saúde e a classificação dos casos de depressão, condições de saúde que mais impactaram na qualidade de vida dos idosos quilombolas pesquisados. É essencial a ampliação do acesso aos serviços de saúde e integralidade da assistência oferecida a esse grupo, em especial pelas Equipes de Saúde da Família.

DESCRITORES:
Qualidade de vida; Condições de saúde; Saúde mental; Acesso aos serviços de saúde; Idoso; Comunidades vulneráveis

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br