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TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS: UTILIZAÇÃO EM ARTIGOS DE REVISTAS BRASILEIRAS DE ENFERMAGEM COM QUALIS A

RESUMO

Objetivo:

analisar a utilização da Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico em artigos científicos publicados nos periódicos brasileiros da área da enfermagem com Qualis Capes A1 e A2.

Método:

estudo descritivo, documental e com abordagem quantitativa. As fontes utilizadas foram os cinco periódicos brasileiros da área da enfermagem com Qualis A1 e A2 na avaliação de 2016. A coleta dos dados se realizou no website de cada periódico através do Scientific Electronic Library Online (SciELO), mediante consulta aos números publicados no quadriênio 2013-2016. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

foram selecionados 49 artigos, sendo a maioria publicada pela Revista Texto & Contexto Enfermagem (34,6%). Em relação à vertente metodológica, predominou a utilização da perspectiva straussiana (79,6). Quanto às características metodológicas, a maioria dos artigos utilizou amostragem teórica (63,3%), saturação teórica (53,1%), análise comparativa (69,4%), e apresentou o desenvolvimento de modelo teórico ou categoria central nos resultados (75,6%). No entanto, somente sete (14,3%) estudos especificaram o uso de memorandos, 22 (44,9%) mencionaram a utilização de diagramas e 16 (32,7%) descreveram a etapa de validação da teoria.

Conclusão:

ressalta-se a necessidade de um consenso entre os pesquisadores da enfermagem brasileira quanto às características metodológicas a serem descritas nos estudos utilizando a Teoria Fundamentada nos Dados.

DESCRITORES:
Pesquisa; Pesquisa qualitativa; Pesquisa em enfermagem; Teoria fundamentada; Métodos de análise

ABSTRACT

Objective:

to analyze the use of Grounded Theory as a methodological framework in scientific articles published in Brazilian Nursing journals with Qualis Capes A1 and A2.

Method:

descriptive, documentary study with a quantitative approach. Five Brazilian nursing journals with Qualis A1 and A2 in the 2016 assessment were used as sources. Data were collected on the website of each journal through the Scientific Electronic Library Online (SciELO), by consulting the numbers published in the 2013-2016 quadrennium. Data were analyzed using descriptive statistics.

Results:

49 articles were selected, most of them published by the Texto & Contexto Enfermagem journal (34.6%). Regarding the methodological aspect, the use of the Straussian perspective predominated (79,6). Regarding the methodological characteristics, most articles used theoretical sampling (63.3%), theoretical saturation (53.1%), comparative analysis (69.4%), and presented the development of a theoretical model or central category in the results (75.6%). However, only seven (14.3%) studies specified the use of memos, 22 (44.9%) mentioned the use of diagrams and 16 (32.7%) described the theory validation step.

Conclusion:

the need for consensus among Brazilian nursing researchers on the methodological characteristics to be described in studies using the Grounded Theory is highlighted.

DESCRIPTORS:
Research; Qualitative research; Nursing research; Grounded theory; Methods of analysis

RESUMEN

Objetivo:

analizar el uso de la teoría fundamentada en los datos como referencial metodológico en artículos científicos publicados en revistas brasileñas de enfermería con Qualis Capes A1 y A2.

Método:

estudio documental descriptivo con enfoque cuantitativo. Las fuentes utilizadas fueron las cinco revistas brasileñas de enfermería con Qualis A1 y A2 en la evaluación de 2016. La recopilación de datos se ha desarrollado en el sitio web de cada revista a través de la Scientific Electronic Library online (SciELO), consultando los números publicados en el periodo cuatrienal entre 2013-2016. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva.

Resultados:

se seleccionaron 49 artículos, la mayoría de ellos publicados por la Revista Texto & Contexto Enfermagem (34,6%). En cuanto al aspecto metodológico, predominó el uso de la perspectiva straussiana (79,6). Con respecto a las características metodológicas, la mayoría de los artículos utilizaron muestreo teórico (63,3%), saturación teórica (53,1%), análisis comparativo (69,4%), y presentaron el desarrollo del modelo teórico o categoría central en los resultados (75,6%). Sin embargo, solo siete (14,3%) estudios especificaron el uso de memorandos, 22 (44,9%) mencionaron el uso de diagramas y 16 (32.7%) describieron el paso de validación de la teoría.

Conclusión:

Se resalta la necesidad de consenso entre los investigadores de enfermería brasileña sobre las características metodológicas que se describirán en los estudios que utilizan la teoría fundamentada en los datos.

DESCRIPTORES:
Investigación; Investigación cualitativa; Investigación en enfermería; Teoría fundamentada; Métodos de análisis

INTRODUÇÃO

A Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) originou-se no âmbito da sociologia a partir do trabalho de Barney Glaser e Anselm Strauss nos Estados Unidos, nos anos de 1960. Trata-se de um método e conjunto de procedimentos sistemáticos para o desenvolvimento de uma teoria a partir de dados, por meio de um raciocínio abdutivo de caráter intuitivo e explicativo.Dessa forma, a TFD possibilita a compreensão da realidade a partir do conhecimento do significado que certo contexto ou objeto têm para a pessoa que vivencia o fenômeno investigado. Após a publicação da obra seminal da TFD, começaram a surgir divergências metodológicas entre os dois idealizadores do método. Em função disso, cada um seguiu uma linha de trabalho independente, fomentando o desenvolvimento de diferentes perspectivas do método.11. Camalhão MI, Camalhão S. Grounded Theory: adaptações ao contexto da deficiência e educação. Indagatio Didactica [Internet]. 2014 [cited 2017 Mar 10];6(3):140-55. Available from: Available from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3002/2787
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-33. Roman DJ, Osinski M, Erdmann RH. The construction process of grounded theory in administration: El proceso de construcción de la grounded theory en administración. Contaduría y Administración [Internet]. 2017 [cited 2018 Mar 10];62(3):985-1000. Available from: Available from: http://www.cya.unam.mx/index.php/cya/article/view/963/1235
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Barney Glaser manteve-se fiel aos princípios originais da TFD e tornou-se o representante daquela que é considerada a perspectiva clássica. Anselm Strauss, em parceria com Juliet Corbin, propôs novos instrumentos de análise e deu início à vertente straussiana. A terceira vertente mais conhecida da TFD é a construtivista, que surgiu com Kathy Charmaz, responsável pela introdução da perspectiva do construtivismo ao método. Apesar dessa variedade, as diferentes vertentes do método têm em comum as características principais da TFD: amostragem teórica, simultaneidade entre coleta e análise de dados, elaboração de conceitos e utilização de memorandos e diagramas. Assim, a essência da TFD, pautada no critério da descoberta em vez da verificação, permanece inalterada.22. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FGM, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health research. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 10];20(3): e20160056. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=en .
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-44. Kenny M, Fourie R. Contrasting Classic, Straussian, and Constructivist Grounded Theory: Methodological and Philosophical Conflicts. Philosophical Conflicts. TQR [Internet]. 2015 [cited 2017 Mar 10];20(8):1270-89. Available from: Available from: http://nsuworks.nova.edu/tqr/vol20/iss8/9
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Nos últimos anos, a TFD vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas e na realização de pesquisas empíricas em diversas áreas do conhecimento. Na área da enfermagem, a TFD tem se destacado como um método que possibilita a compreensão do significado de fenômenos relacionados ao cuidado em saúde para os sujeitos no contexto em que estão inseridos.22. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FGM, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health research. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 10];20(3): e20160056. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=en .
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,55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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Esse processo leva ao surgimento de uma teoria ao final da investigação, o que oportuniza a qualificação da assistência por meio de modelos orientadores da prática.22. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FGM, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health research. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 10];20(3): e20160056. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=en .
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,55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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-66. Brandão MAG, Martins JSA, Peixoto MAP, Lopes ROP, Primo CC. Theoretical and methodological reflections for the construction of middle-range nursing theories. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2018 Apr 24];26(4):e1420017. Available from: Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017001420017
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A TFD também possibilita aos enfermeiros a teorização a partir dos dados e das situações vivenciadas na prática profissional.66. Brandão MAG, Martins JSA, Peixoto MAP, Lopes ROP, Primo CC. Theoretical and methodological reflections for the construction of middle-range nursing theories. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2018 Apr 24];26(4):e1420017. Available from: Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017001420017
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O crescimento da utilização da TFD na pesquisa em enfermagem tem fomentado a realização contínua e crescente de estudos teóricos e metodológicos sobre as características e os aspectos operacionais do método, tanto no contexto brasileiro,22. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FGM, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health research. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 10];20(3): e20160056. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=en .
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,55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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,77. Leite JL, Silva LJ, Oliveira RMP, Stipp MAC. Thoughts regarding researchers utilizing Grounded Theory. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2012 [cited 2018 Apr 29];(3):772-7. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300033&lng=en
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-1010. Santos JLG, Cunha K, Adamy EK, Backes MTS, Leite JL, Sousa FGM. Data analysis: comparison between the different methodological perspectives of the Grounded Theory. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2018 [cited 2018 Apr 23];52:e03303. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017021803303
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quanto no cenário internacional.1111. Higginbottom G, Lauridsen EI. The roots and development of constructivist grounded theory. Nurs Res [Internet] 2014 [cited 2018 Apr 24];21(5):8-13. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.7748/nr.21.5.8.e1208
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-1515. Barreto MS, Garcia-Vivar C, Marcon SS. Methodological quality of Grounded Theory research with families living with chronic illness. IJANS [Internet]. 2018 [cited 2018 Apr 23];8:14-22. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.ijans.2018.01.001
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No entanto, identificou-se apenas um estudo sobre o uso da TFD em artigos científicos de periódicos brasileiros de enfermagem por meio de uma revisão integrativa de 12 artigos publicados até 2013.55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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Dessa forma, evidencia-se a relevância de novos estudos acerca da utilização da TFD em artigos científicos oriundos de pesquisas que adotaram esse método.

Pontua-se como inovação deste trabalho a opção pelas revistas brasileiras de enfermagem com Qualis A1 e A2 como fonte de consulta de artigos científicos. A avaliação Qualis é realizada anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a análise da qualidade da produção intelectual dos docentes de programas de pós-graduação por meio dos seus periódicos científicos, classificando-os, de modo decrescente, em: A1; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C. Dessa forma, as revistas com Qualis A1 e A2 apresentam maior fator de impacto para cada área de avaliação.1616. Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (BR). Qualis. [Internet]. Brasília, DF(BR): CAPES; 2014 [cited 03 Jul 2017]. Available from: Available from: http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=2550:capes-aprova-a-nova-classificacao-do-qualis
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A partir do panorama exposto, definiu-se como objetivo deste estudo analisar a utilização da Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico em artigos científicos publicados nos periódicos brasileiros da área da Enfermagem com Qualis Capes A1 e A2.

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo, documental e com abordagem quantitativa. As fontes utilizadas foram os periódicos brasileiros da área da Enfermagem com Qualis A1 e A2 na avaliação de 2016: Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), Acta Paulista de Enfermagem (APE), Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP) e Revista Texto & Contexto Enfermagem (TCE).

A coleta dos dados foi realizada entre abril e maio de 2017, diretamente no website de cada periódico através do banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), mediante consulta aos resumos de cada um dos artigos publicados pelas revistas no quadriênio 2013-2016. Inicialmente, foram selecionados artigos que informavam a utilização da TFD como referencial metodológico no resumo. Do total de 2.375 artigos originais publicados nos cinco periódicos (356 na APE; 469 na REBEn; 562 na REEUSP; 505 na RLAE; e 483 na TCE), identificaram-se e incluíram-se neste estudo 49 que utilizaram a TFD.

A partir disso, os 49 artigos foram consultados na íntegra para organização de um banco de dados com os seguintes elementos de caracterização: periódico, ano de publicação, título do artigo, autores, instituição de origem, descritores e objetivos. As características metodológicas analisadas em relação à TFD foram definidas a partir da literatura pertinente e estão apresentadas no Quadro 1.

Quadro 1
Características metodológicas da Teoria Fundamentada nos Dados.

Para extração dos dados, quatro doutorandas acessaram os textos na íntegra para obtenção dos elementos de caracterização e checagem das características metodológicas dos artigos. A ausência de informações explícitas sobre o uso de um elemento foi considerada como não especificada ou não utilizada. Ressalta-se que um pesquisador com experiência em TFD foi consultado quando houve dúvida ou divergência no registro das informações.

Para a análise dos dados, os resultados extraídos dos artigos foram organizados em uma planilha do softwareMicrosoft Excel® e analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados estão apresentados em números absolutos e relativos.

Não foi necessário submeter o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa por se tratar de um estudo documental, a partir de artigos científicos de acesso aberto. Porém, os princípios éticos em pesquisa foram respeitados.

RESULTADOS

Dos 49 artigos encontrados, 17 (34,6%) foram publicados na Revista TCE. O ano de 2015 concentrou o maior número de publicações (n=16; 32,7%). No que tange à instituição de origem, os artigos selecionados foram publicados por 172 autores diferentes, sendo 51 (29,7%) vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Tabela 1).

Tabela 1
Caracterização dos estudos quanto à revista, ao ano e à instituição de origem dos autores. Florianópolis/SC, Brasil, 2017. (n=49).

Identificou-se o uso de 121 descritores e/ou palavras-chave diferentes nos estudos selecionados neste trabalho. Os mais frequentes foram: “Enfermagem” (n=23; 19,2%), “Família” (n=10; 8,3%), “Cuidados de Enfermagem” (n=7; 5,8%) e “Atenção Primária à Saúde” (n=7; 5,8%).

Em relação ao objetivo, destacou-se o uso do verbo “compreender” (n=27; 55,1%) como objetivo principal. Também se sobressaiu a utilização dos verbos “conhecer” (n=5; 10,2%) e “analisar” (n=4; 8,2%). Os verbos “construir”, “elaborar” e “apresentar” (uma matriz teórica) foram citados no objetivo principal de cinco (10,2%) publicações. Como objetivo secundário, foi identificada a utilização dos verbos “construir”, “elaborar”, “formular” ou “configurar” um modelo teórico em sete (14,3%) artigos. Quanto aos termos presentes nos objetivos das pesquisas, destacaram-se “significado” (n=15; 30,6%), “experiência” (n=10; 20,4%) e “estratégias” (n=4; 8,2%).

Quanto à vertente da TFD e às referências metodológicas adotadas, constatou-se o predomínio da corrente straussiana. No que tange ao uso de referencial teórico, evidenciou-se o emprego do Interacionismo Simbólico em 15 (30,6%) estudos. No entanto, a adoção de referencial teórico não foi especificada em 23 (47,0%) artigos (Tabela 2).

Tabela 2
Caracterização dos estudos quanto à vertente da Teoria Fundamentada nos Dados, às referências metodológicas e ao referencial teórico. Florianópolis, SC, Brasil, 2017. (n=49).

A entrevista foi a técnica de coleta de dados utilizada com maior frequência nos estudos (n=44; 89,9%). Em relação à análise dos dados, a maioria dos estudos adotou o processo de análise comparativa constante (n=34; 69,4%) e as etapas de codificação aberta, axial e seletiva (n=33; 67,4%), sem o uso de softwares (n=38; 77,5%) (Tabela 3).

A utilização de amostragem teórica (n=31; 63,2%), formação de grupos amostrais (n=34; 69,4%) e alcance da saturação teórica dos dados (n=26; 53,1%) foram especificados na maior parcela dos trabalhos. Nos estudos que utilizam a entrevista para coleta de dados, o número de participantes da amostragem teórica variou de cinco a 72, com média de 23 sujeitos. No entanto, na maioria dos estudos não foi especificado o uso de memorandos (N=27; 55,1%) e diagramas (n=42; 85,7%) (Tabela 3).

Quanto aos resultados dos estudos, predominou a apresentação do modelo teórico na íntegra (n=21; 42,9%). Porém, a maioria dos estudos não citou a realização da validação do modelo teórico ou da teoria elaborada (n=33; 67,3%). Entre os estudos que especificaram essa etapa, destacou-se a validação com os participantes da pesquisa (n=7; 14,3%), pesquisadores com expertise no método (N=6; 12,2%) e sujeitos não participantes da pesquisa, mas com experiência no fenômeno investigado (n=3; 6,1%) (Tabela 3).

Tabela 3
Procedimentos metodológicos dos estudos. Florianópolis/SC, Brasil, 2017. (n=49).

DISCUSSÃO

O maior número de artigos foi publicado na Revista TCE, fundada em 1992 pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, e que, desde então, tornou-se um relevante meio de divulgação da produção técnico-científica na área da saúde e, em especial, da enfermagem.2424. Backes VMS, Brüggemann OM. The Post Graduate Program in Nursing of the Federal University of Santa Catarina: 40 years contributing to the excellence in education. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2016 [citado 2018 Feb 11];25(2):editorial. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000200201&lng=pt .
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Com relação ao ano de divulgação, constatou-se o aumento da quantidade de publicações de 2013 a 2015, confirmando o incremento da utilização da TFD como método de pesquisa na Enfermagem brasileira a partir de 2008.55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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A concentração de estudos publicados por autores provenientes da UFSC confirma os achados de revisão integrativa sobre o uso da TFD da área da enfermagem no Brasil. Essa relação pode estar associada à existência de um núcleo de estudos de enfermagem com ênfase no uso da TFD como referencial metodológico na referida Universidade.55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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Quanto aos descritores, o termo mais utilizado foi “enfermagem”, o que pode indicar a busca dos pesquisadores por associar sua publicação à área de conhecimento da profissão. No entanto, o uso de descritores que associem o termo “enfermagem” à área substantiva do trabalho, por exemplo: Enfermagem em Emergência, Cuidados de Enfermagem e Educação em Enfermagem, pode delimitar com maior precisão o foco da pesquisa e facilitar a sua identificação em bases de dados indexadoras. O destaque na utilização dos descritores “Família”, “Cuidados de Enfermagem” e “Atenção Primária à Saúde” pode ser um reflexo da consolidação da Estratégia Saúde da Família como modelo de atenção à saúde no Brasil,2525. Silva LA, Casott CA, Chaves SCL. A produção científica brasileira sobre a Estratégia Saúde da Família e a mudança no modelo de atenção. Ciencia e saúde coletiva [Internet]. 2013 [cited 2017 Sept 04];18(1):221-33. Available from: Available from: http://www.redalyc.org/pdf/630/63025587023.pdf
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incentivando estudos acerca da atuação da enfermagem nesse contexto.

No que tange ao objetivo dos estudos, destacou-se o uso do verbo “compreender”. A utilização dos termos “significado”, “experiência” e “estratégia” também se sobressaiu nos objetivos das pesquisas, bem como as menções à construção ou elaboração de um modelo teórico. Esse resultado está em consonância com a essência da TFD, que busca explorar processos sociais ou fenômenos para elaborar conceitos a partir dos significados e das experiências das pessoas que os vivenciam. Além disso, a TFD visa à construção de uma teoria capaz de responder perguntas de forma útil e eficaz sobre o sentido do agir dos sujeitos inseridos em uma determinada realidade.22. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FGM, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health research. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 10];20(3): e20160056. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=en .
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,1818. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2008.-1919. Charmaz KA. Construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise quantitativa. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2009.,2626. Tarozzi M. O que é a Grounded Theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis, RJ(BR): Vozes; 2011.

Quanto à vertente metodológica da TFD, destacou-se o emprego da perspectiva straussiana e das obras de Strauss e Corbin como referências metodológicas, corroborando achados de estudos anteriores sobre o uso da TFD na pesquisa em enfermagem.55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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,1414. Lewis LF.Putting 'quality' in qualitative research: a guide to grounded theory for mental health nurses. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2015 [cited 2017 Apr 29];22(10):821-8. Available from: Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpm.12270/full
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O predomínio da utilização dessa vertente pode estar relacionado ao seu caráter mais didático e sistemático em relação às demais abordagens da TFD, pois Strauss e Corbin buscaram tornar o método mais acessível a partir do estabelecimento de etapas para o desenvolvimento da teoria. Além disso, a formação acadêmica de Corbin em enfermagem também pode ter contribuído para a propagação da sua obra na área.1414. Lewis LF.Putting 'quality' in qualitative research: a guide to grounded theory for mental health nurses. J Psychiatr Ment Health Nurs [Internet]. 2015 [cited 2017 Apr 29];22(10):821-8. Available from: Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jpm.12270/full
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De modo geral, a maioria dos artigos não adotou um referencial teórico, o que sugere o uso da TFD como referencial teórico-metodológico.1818. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2008. Entre os estudos que utilizaram um referencial teórico específico, destacou-se o Interacionismo Simbólico, que se fundamenta sobre como o indivíduo se situa e diferencia a si mesmo em relação aos outros,1919. Charmaz KA. Construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise quantitativa. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2009. confirmando uma importante tradição metodológica e achados de um estudo anterior.1515. Barreto MS, Garcia-Vivar C, Marcon SS. Methodological quality of Grounded Theory research with families living with chronic illness. IJANS [Internet]. 2018 [cited 2018 Apr 23];8:14-22. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.ijans.2018.01.001
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Essa relação pode estar associada à influência do Interacionismo Simbólico nas bases filosóficas da TFD, já que Anselm Strauss teve sua origem acadêmica na Universidade de Chicago, onde se desenvolveram os marcos iniciais do movimento interacionista simbólico.22. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FGM, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Methodological perspectives in the use of grounded theory in nursing and health research. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 10];20(3): e20160056. Available from: Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300201&lng=en .
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,1818. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2008.

No entanto, não há exclusividade na integração da TFD com determinado referencial teórico, como observado nos estudos analisados. Outros referenciais podem ser utilizados junto a este método, a exemplo da Teoria da Complexidade, que possibilita a apreensão de múltiplos movimentos de interação e associação em uma realidade plural e complexa.55. Gomes IM, Hermann AP, Wolff LDG, Peres AM, Lacerda MR. Grounded theory in nursing: an integrative review. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2015 [cited 2018 Apr 23];9(supl.1):466-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201527
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Assim, a TFD pode ser associada a qualquer referencial teórico, no intuito de revelar a forma como o autor deseja que sua análise seja considerada pelos leitores, sustentando sua visão de mundo.1919. Charmaz KA. Construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise quantitativa. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2009.

Referente à técnica de coleta de dados, destacou-se o uso de entrevistas, que permitem ao pesquisador uma compreensão sobre o fenômeno estudado a partir do relato pelos participantes do estudo de experiências individuais.2727. Davoudi N, Nayeri ND, Raiesifar A, Poortaghi S, Ahmadian S. Theoretical Sampling: A Narrative Review. Nurs Midwifery Stud [Internet] 2017 [cited 2018 Apr 23];6(2):e38284. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.17795/nmsjournal38284
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Associada ao uso de entrevistas, a técnica de observação participante também foi adotada nos artigos selecionados. Essa técnica caracteriza-se pela interação entre pesquisador, sujeitos observados e o contexto no qual se encontram, pressupondo o convívio e o intercâmbio de experiências entre os sujeitos.2828. Fernandes FMB, Moreira MR. Considerações metodológicas sobre as possibilidades de aplicação da técnica de observação participante na Saúde Coletiva. Physis[Internet]. 2013 June [cited 2018 Apr 23]; 23(2): 511-29. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312013000200010
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Vale destacar que a triangulação, seja de métodos, dados ou pesquisadores, é um fator de rigor metodológico na TFD. Nesse sentido, a associação de múltiplas técnicas de coleta de dados é indicada como um critério de rigor metodológico do estudo, tendo em vista que diferentes técnicas tendem a produzir resultados que se complementam entre si.2929. Baillie L. Promoting and evaluating scientific rigour in qualitative research. RCN nurs. stand. [Internet] 2015 [cited 2018 Apr 04];29(46):36-42. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.7748/ns.29.46.36.e8830
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Assim, o uso da observação participante atrelada a entrevistas na pesquisa em TFD pode proporcionar maior imersão nos dados e compreensão das experiências vivenciadas pelos participantes.

Quanto ao sistema de codificação, as etapas de codificação aberta, axial e seletiva preconizadas pela vertente straussiana foram as mais utilizadas nos artigos.1818. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2008. Esse resultado está em consonância com o predomínio da utilização do referencial metodológico de Strauss e Corbin, como destacado anteriormente. Porém, é importante salientar que 11 (22,6%) estudos citaram etapas que divergem do padrão de codificação proposto pelas principais correntes da TFD e cinco (10,3%) artigos não especificaram as etapas de codificação adotadas.

A apresentação e descrição das etapas de codificação adotadas na TFD é uma característica metodológica importante para a avaliação do rigor científico da pesquisa. O número expressivo de estudos que adotaram etapas de codificação diferentes das especificadas pelas principais vertentes do método pode estar associado à existência de dúvidas entre os pesquisadores quanto às especificidades das diferentes abordagens do método, especialmente no que tange à análise de dados. Além disso, há duas correntes de pensamento entre os estudiosos do método. Há autores que defendem a opção por uma abordagem da TFD sem a realização de misturas com as demais e outros que valorizam principalmente a essência do método e buscam simplificar a sua aplicação.11. Camalhão MI, Camalhão S. Grounded Theory: adaptações ao contexto da deficiência e educação. Indagatio Didactica [Internet]. 2014 [cited 2017 Mar 10];6(3):140-55. Available from: Available from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3002/2787
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Assim, a falta de consenso quanto à necessidade de seguir especificamente um dos sistemas de codificação da TFD pode justificar as diferentes etapas citadas pelos autores no processo de codificação dos dados.

No que tange à análise dos dados, a análise comparativa constante é uma característica particular da TFD que a diferencia de outros métodos.3030. Cho JY, Lee EH. Reducing Confusion about Grounded Theory and Qualitative Content Analysis: Similarities and Differences. TQR [Internet] 2014 [cited 2018 Apr 23]; 19(32):1-20. Available from: Available from: http://nsuworks.nova.edu/tqr/vol19/iss32/2
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Nesse processo, mencionado na maior parte dos artigos pesquisados, os dados são analisados desde o princípio, sem a necessidade de esperar o final da coleta. Os dados são constantemente comparados entre si, com o intuito de determinar diferenças e similaridades, reduzindo os dados a conceitos, a fim de desenvolver conceitos em suas propriedades e dimensões, e diferenciar um conceito de outro, proporcionando maior rigor sobre os dados. Assim, os próprios dados guiam a coleta subsequente, levando à amostragem teórica, outra característica substancial da TFD.2121. Corbin J, Strauss A. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA(US): SAGE; 2015.,3030. Cho JY, Lee EH. Reducing Confusion about Grounded Theory and Qualitative Content Analysis: Similarities and Differences. TQR [Internet] 2014 [cited 2018 Apr 23]; 19(32):1-20. Available from: Available from: http://nsuworks.nova.edu/tqr/vol19/iss32/2
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A amostragem teórica é caracterizada pelo processo de coleta de dados por meio de análise comparativa constante, em que a coleta inicial guia a coleta e a análise posterior. Cabe ressaltar que este processo exige sensibilidade do pesquisador para guiar a pesquisa, identificar e recrutar participantes com variadas experiências sobre o objeto em estudo, que poderão responder da melhor forma à pergunta de pesquisa, fornecendo um leque de informações para o desenvolvimento de conceitos e construção da teoria, de modo a proporcionar conhecer múltiplas dimensões do fenômeno.2121. Corbin J, Strauss A. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA(US): SAGE; 2015.,3030. Cho JY, Lee EH. Reducing Confusion about Grounded Theory and Qualitative Content Analysis: Similarities and Differences. TQR [Internet] 2014 [cited 2018 Apr 23]; 19(32):1-20. Available from: Available from: http://nsuworks.nova.edu/tqr/vol19/iss32/2
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Por vezes, os autores pouco entendem sobre este processo, o que faz com que esta etapa metodológica, embora fundamental à TFD, seja pouco descrita nos estudos.2727. Davoudi N, Nayeri ND, Raiesifar A, Poortaghi S, Ahmadian S. Theoretical Sampling: A Narrative Review. Nurs Midwifery Stud [Internet] 2017 [cited 2018 Apr 23];6(2):e38284. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.17795/nmsjournal38284
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Como estratégia para amostragem teórica, 34 (69,4%) estudos adotaram grupos amostrais. Os dados são coletados e concomitantemente analisados e, por meio da análise das entrevistas que correspondem a um grupo amostral, o pesquisador pode sentir a necessidade de buscar novos participantes para responder ao objetivo do estudo, formando assim um segundo grupo amostral. Esse processo repete-se até que o pesquisador atinja o ponto de saturação, ou seja, quando não emergem novos conceitos da coleta de dados e as principais categorias estão completamente desenvolvidas, o que se chama de saturação teórica.2121. Corbin J, Strauss A. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA(US): SAGE; 2015.

A obtenção da saturação teórica dos dados foi explicitada em 26 (53,1%) artigos analisados. Em pesquisas qualitativas, o termo “saturação” indica a repetição de dados e ideias pelos participantes da pesquisa, sendo alcançada ao serem abordadas em profundidade todas as questões do estudo. Esse conceito refere-se à saturação descritiva dos dados e difere-se da saturação teórica na TFD, que é o processo de desenvolvimento das categorias até sua saturação em torno de uma variável central, permitindo maior poder explicativo das categorias. A saturação teórica é obtida quando novos e relevantes dados sobre o desenvolvimento da teoria não são mais observados e a coleta de dados pode ser finalizada.2727. Davoudi N, Nayeri ND, Raiesifar A, Poortaghi S, Ahmadian S. Theoretical Sampling: A Narrative Review. Nurs Midwifery Stud [Internet] 2017 [cited 2018 Apr 23];6(2):e38284. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.17795/nmsjournal38284
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Ainda em relação à análise de dados, o uso de software como ferramenta de auxílio na organização dos dados da pesquisa foi especificado na minoria dos artigos analisados. Entre os artigos que indicaram a adoção de software, destacou-se o NVivo. Esse programa é compatível com diferentes tipos de análises, incluindo a análise comparativa constante da TFD.3131. Nascimento JDN, Gomes IM, Lacerda MR, Camargo TB, Utzumi FC, Bernardino E. Use of the software NVivo® in research using Grounded Theory. Index Enferm [Internet]. 2016 [cited 2018 Apr 24]; 25(4):263-7. Available from: Available from: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962016000300009&lng=es
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O uso de softwares pode ser uma estratégia útil para auxiliar o pesquisador a gerenciar grandes volumes de dados gerados nas pesquisas qualitativas, especialmente na TFD. Entretanto, é necessária atenção para que o pesquisador não perca a sensibilidade teórica, distanciando-se dos dados e ferindo um dos preceitos da pesquisa qualitativa.3232. Costa AP, Faria BM, Reis LP. Qualitative research through the use of software: methodological workflows. RISTI [Internet] 2016 [cited 2018 Apr 23]; (19):9-12. Available from: Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952016000300001&lng=pt&nrm=iso
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Quanto aos memorandos e diagramas, a maioria dos artigos não especificou a sua utilização. Esse resultado pode ser explicado pela necessidade dos autores de condensar as informações nos manuscritos a fim de atender ao número de palavras ou de páginas permitido em cada periódico. Os memorandos e diagramas possibilitam o registro e a ilustração de reflexões e insights do pesquisador durante o processo de análise comparativa constante dos dados na TFD. Essa etapa é importante para o desenvolvimento e aprofundamento da teoria a partir dos dados.2121. Corbin J, Strauss A. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA(US): SAGE; 2015.

No que respeita à apresentação dos resultados, constatou-se nos artigos o predomínio da apresentação do modelo teórico na íntegra ou de categorias, mas com menção ao fenômeno ou categoria central da pesquisa. Esse achado vai ao encontro do objetivo da TFD, que é o desenvolvimento de uma teoria conceitual a partir dos dados.2727. Davoudi N, Nayeri ND, Raiesifar A, Poortaghi S, Ahmadian S. Theoretical Sampling: A Narrative Review. Nurs Midwifery Stud [Internet] 2017 [cited 2018 Apr 23];6(2):e38284. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.17795/nmsjournal38284
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Na TFD, é comum a publicação de artigos explorando em profundidade uma categoria ou um componente do modelo paradigmático, quando se utiliza a vertente straussiana. Nesses casos, para o rigor metodológico da TFD é importante a menção à teoria ou ao modelo dos quais os resultados apresentados fazem parte. A elaboração de uma teoria vai além da descrição dos achados obtidos, pois requer a apresentação dos conceitos e das evidências que a sustentam como um construto teórico.

Apesar da importância da construção teórica na TFD, a minoria dos estudos especificou a realização da etapa de validação. É importante frisar que, diferentemente da pesquisa quantitativa, a validação na TFD não tem a ideia de testar. Ela visa à avaliação do quanto os resultados obtidos são apropriados e representativos diante do fenômeno investigado.1818. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2008.,2323. Souza SS, Silva DMGV. Validation of a theoretical model: knowing the interactive processes within the support network for people with tuberculosis. Acta paul. enferm. [Internet]. 2011 [cited 2018 Apr 28];24(6):778-83. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000600008
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Entre os estudos que validaram a sua construção teórica, destacou-se a realização dessa etapa com os participantes da pesquisa. Tal estratégia é coerente, pois os sujeitos que integraram a pesquisa têm condições de indicar se a teoria elaborada corresponde ao que está acontecendo na realidade experienciada por eles.

Como limitação do estudo, pontua-se a seleção dos artigos com base nos seus resumos. Embora seja comum a menção ao tipo de estudo no resumo, eventualmente artigos em que a utilização da TFD só foi referida no corpo do texto podem ter sido excluídos da análise.

CONCLUSÃO

A produção científica com uso da TFD nos periódicos brasileiros contempla diferentes áreas de conhecimento da enfermagem, com predomínio da vertente straussiana, priorização da busca pela compreensão dos fenômenos na perspectiva dos sujeitos e confirmação da suficiência da TFD como referencial teórico-metodológico, tendo em vista que significativa parcela dos artigos não utilizou um referencial teórico específico. Este estudo poderá contribuir para o rigor metodológico das pesquisas com TFD, mas acrescenta um dilema epistemológico com relação à necessidade de referenciais teóricos para a sustentação do conhecimento construído. Assim, pontua-se que é preciso compreender melhor o uso do método por si mesmo ou o que ele de fato contribui para a construção de melhores substratos para a prática de cuidados em saúde e enfermagem.

Ressalta-se a necessidade de um consenso entre os pesquisadores da enfermagem brasileira quanto às características metodológicas a serem descritas nos estudos utilizando a TFD. Acredita-se que a ausência de um instrumento direcionador/orientador para o uso do método implique na publicação de artigos que não contemplem rigorosamente todos os aspectos metodológicos principais da TFD. Assim, sugere-se a ampliação de estudos acerca desta metodologia a fim de elaborar um instrumento que auxilie os pesquisadores na utilização do método, mas sem engessar o uso da TFD, a qual requer criatividade e sensibilidade teórica do pesquisador para a compreensão do fenômeno estudado.

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NOTAS

  • FINANCIAMENTO

    O presente trabalho contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Dez 2019
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    15 Maio 2018
  • Aceito
    10 Ago 2018
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