Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2007
  • EDITORIAL Editorial

    Wosny, Antonio de Miranda; Boehs, Astrid Eggert
  • Saberes de adolescentes: estilo de vida e cuidado à saúde Artigos Originais - Pesquisa

    Ferreira, Márcia de Assunção; Alvim, Neide Aparecida Titonelli; Teixeira, Maria Luiza de Oliveira; Veloso, Raquel Coutinho

    Resumo em Português:

    Pesquisa qualitativa cujo objetivo é conhecer as concepções dos adolescentes sobre saúde e como estas se articulam com as suas práticas de cuidado, na especificidade do processo de adolescer. Os sujeitos foram trinta adolescentes. O método empregado na produção dos dados foi participativo, com enfoque na interação e diálogo, com aplicação das técnicas de grupo focal e foto-linguagem. A análise temática de conteúdo possibilitou a evidência das concepções de saúde como um modo de viver a vida que, como tal, originam práticas de cuidado que se articulam aos estilos de vida peculiares à adolescência. A convergência dos saberes científico e do senso comum emergiu como necessária à sustentação de uma prática de educação em saúde em atendimento às demandas de cuidado indicadas pelos próprios sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación cualitativa cuyo objetivo es discutir las concepciones de los adolescentes sobre la salud y saber cómo ellas se articulan en sus prácticas de cuidado, en la especificidad del proceso de la adolescencia. Los sujetos investigados fueron treinta adolescentes. El método empleado en la producción de los datos fue participativo, con énfasis en la interacción y el diálogo, con aplicación de las técnicas de grupo focal y foto lenguaje. El análisis temático de contenido posibilitó la evidencia de las concepciones de salud como una manera de vivir la vida que, como tal, originan prácticas de cuidado que se articulan a los estilos de vida peculiares a la adolescencia. La convergencia del saber científico y del sentido común emergió como necesaria a la sustentación de una práctica de educación en salud en atención a las demandas de cuidado indicadas por los propios sujetos.

    Resumo em Inglês:

    This study is a qualitative research whose objective is to discover the conceptions of adolescents about health and how they articulate their care practices, in the specificity of the process of becoming an adolescent. Thirty adolescents were the participants of this research. The method used in the production of the data was participative, focused on interaction and dialogue, with the application of focal group and photo-language techniques. The thematic analysis of content made it possible to evidence their conceptions of health as a way of live that as such, originate care practices that are articulated to the peculiar lifestyles of adolescents. The convergence of scientific knowledge and common sense emerged as necessary for sustaining an educational practice in health care in order to attend to the demands of care indicated by the proper citizens.
  • Grupo de convivência com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: sentimentos e expectativas Artigos Originais - Pesquisa

    Kerkoski, Edilaine; Borenstein, Miriam Süsskind; Gonçalves, Luciana de Oliveira; Francioni, Fabiane Ferreira

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em uma Clínica de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí/SC. Teve como objetivo identificar sentimentos dessas pessoas relacionados ao seu problema de saúde. Para tanto, foi realizado um grupo de convivência com onze pacientes e um familiar. A partir da análise de dados emergiram três categorias distintas: a tristeza e sofrimento ocasionados pela doença; as limitações e incapacidades físicas no cotidiano e o desejo de melhora em relação ao quadro clínico estabelecido pela doença. Observamos, portanto, que o grupo de convivência é um espaço importante para pessoas com doenças crônicas, no sentido de provocar mudanças de comportamento, adquirindo novos hábitos saudáveis de vida, também servindo como mola propulsora para que estas pessoas possam expressar sentimentos, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo trata sobre una investigación cualitativa realizada en la clínica de fisioterapia de la Universidade do Vale de Itajai/SC, con personas que tienen Enfermedad Pulmonar Obstructiva Crónica. El objetivo de este estudio fue identificar los sentimientos relacionados al problema de salud de esas personas. Para ello, se creó un grupo de convivencia con once pacientes y un familiar. A partir del análisis de los datos, surgieron tres categorías diferentes: la tristeza y el sufrimiento ocasionados por la enfermedad; las limitaciones e incapacidades físicas en el cotidiano, y el deseo de mejora en relación al cuadro clínico establecido por la enfermedad. Observamos que el grupo de convivencia es un espacio importante para las personas con enfermedades crónicas, en el sentido de provocar cambios de comportamiento, adquiriendo nuevos hábitos sanos de vida, sirviendo también como resorte propulsor para que estas personas puedan expresar sus sentimientos, contribuyendo así para mejorar su calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    This study reports qualitative research carried out with people with Chronic Obstructive Pulmonary Disease at a Physiotherapy Clinic of the Itajaí Valley University (Universidade do Vale do Itajaí), Santa Catarina, Brazil. Its objective is to identify the feelings of these people concerning their health problem. In order to do so, a joint living group with eleven patients' and one parent was carried out. From the data analysis, three different categories emerged: unhappiness and suffering caused by the disease; the limitations and physical incapacity everyday, and the desire for improvement with regard to the clinical status established for the disease. We observed, however, that a joint living group is an important opportunity for people with chronic disease to stimulate behavioral change, new healthful habits of life, also acting as an inspirational spring for these people to express feelings to help get better their quality life.
  • Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema Artigos Originais - Pesquisa

    Toledo, Melina Mafra; Rodrigues, Sandra de Cássia; Chiesa, Anna Maria

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presentan los resultados de una investigación bibliográfica, cuyo objetivo fue realizar un estudio sobre la producción científica del multiprofesional y del oficio de enfermera, en la práctica de educación en salud realizada en los servicios de la salud, con relación al combate de la hipertensión. Los artículos fueron seleccionados considerando el proceso pedagógico a partir del enfoque de la visión salud-enfermedad, así como de las posibilidades de participación de los usuarios y de las dinámicas usadas, identificando sus características normativas o de emancipación. En el estudio fueron analizados 46 artículos publicados en el período de 1981 a 2005, los cuales consideraban los aspectos evaluados. Se concluyó que las experiencias educativas con los usuarios hipertensos son incipientes, y pocos artículos expresan la perspectiva de formación de la "conciencia crítica" en salud.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the results of a bibliographical research, whose objective is to increase the multiprofessional and nursing scientific production on health education practices in health services at a primary care level, referring to facing hypertension. The educational articles were selected by their pedagogical processes, based on their emphasis on the health-illness perspective, of the possibilities of user-participation, and the dynamic applied; highlighting their emancipating or normative characteristics. Forty-six articles from the period of 1981 to 2005 were analyzed. We concluded that educational experiences with blood hypertension patients are incipient and few articles report upon the perspective of a critical health conscientiousness.
  • Articulação nacional de movimentos e práticas de educação popular e saúde no Estado de Santa Catarina: fortalezas e fragilidades Artigos Originais - Pesquisa

    Severo, Denise Osório; Cunha, Alexandre Pareto da; Da Ros, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde do Estado de Santa Catarina, organizada em 2003 como fruto da aproximação entre profissionais de saúde e movimentos sociais, iniciada na década de 90. Tem como objetivo: identificar as fortalezas e fragilidades da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde no seu processo de construção histórica. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre maio e junho de 2006 por meio de entrevistas semi-estruturadas individuais, com questões abertas. A coleta de dados foi feita com os quatro principais membros da referida articulação no Estado de Santa Catarina. Os resultados sinalizam que a principal fragilidade foi a proposta não ter sido construída junto com as bases e, como principal potencialidade, a notória promoção da autonomia dos atores envolvidos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo trata sobre la Articulación Nacional de Movimientos y Prácticas de Educación Popular y Salud del Estado de Santa Catarina, organizada en 2003 como resultado de la aproximación entre profesionales del área de la salud y movimientos sociales, la cual fue iniciada en la década de noventa. Su objetivo es identificar las fuerzas y debilidades de la Articulación Nacional de Movimientos y Prácticas de Educación Popular y Salud en su proceso de construcción histórica. Es un estudio de tipo descriptivo con abordaje cualitativo, realizado en los meses de mayo y junio del 2006, a través de entrevistas individuales, parcialmente estructuradas y con preguntas abiertas. La recolección de los datos se hizo con los cuatro principales miembros de la referida articulación en el Estado de Santa Catarina. Los resultados obtenidos muestran que la principal fragilidad encontrada fue el hecho de que la propuesta no fue construida junto a las bases, y su principal fuerza es la notoria promoción de autonomía de los actores involucrados.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the "Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde" (National Articulation of Movements and Practices of Popular Education and Health) in the state of Santa Catarina, Brazil, organized in 2003. This experience results from an approximation between health professionals and social movements initiated in the 1990’s. Its general objective is to identify the strengths and fragilities the organization’s process of historical construction. The data for this descriptive study was attained through qualitative field research, performed between May and June 2006, which was based on individual semi-structured interviews with open questions. The data retrieval was made after interviews with the four main articulators of the organization in Santa Catarina. The results signal the main fragility being that the proposal was not built together with its bases; while its biggest potential attribute is the notorious promotion of autonomy for the agents involved, organizers, and participators alike.
  • Educação popular em saúde no cuidado à criança desnutrida Artigos Originais - Pesquisa

    Frota, Mirna Albuquerque; Albuquerque, Conceição de Maria de; Linard, Andrea Gomes

    Resumo em Português:

    Objetivou-se identificar a percepção dos pais acerca das oficinas de educação e saúde e propor ações de educação popular em saúde na assistência à criança desnutrida. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida no Núcleo de Atenção Médica Integrada, vinculado à Universidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Participaram oito mães e um pai, cujas idades variavam de 20 a 48 anos, no período de março a agosto de 2005. Na coleta de dados utilizou-se entrevistas semi-estruturadas e oficinas educativas. Após a organização dos resultados, identificou-se a categoria "consciência do cuidado". O método despertou nova consciência no cuidado com o filho desnutrido na cultura da comunidade. Recomendam-se intervenções de educação popular em saúde para grupos culturalmente distintos, considerando as propostas, e incentivando na formulação de opções os desafios da saúde coletiva, buscando mudanças na constituição de práticas comprometidas com o rompimento das barreiras sociais, econômicas e políticas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue identificar la percepción de los padres acerca del hijo desnutrido, así como proponer acciones de educación popular para la salud en la asistencia al niño desnutrido en la ciudad de Fortaleza - Ceará. Se trata de una investigación-acción desarrollada en el Núcleo de Atención Médica Integrada, vinculado a la Universidad de Fortaleza. En la investigación participaron ocho madres y un padre, cuyas edades variaban de 20 a 48 años, en el período de marzo a agosto de 2005. La recolección de los datos se realizó mediante entrevistas parcialmente estructuradas y actividades educativas. Después de la organización de los resultados, fue identificada la categoría: conciencia del cuidado. El método despertó una nueva conciencia en el cuidado del hijo desnutrido en la cultura de la comunidad. A partir de este estudio, se recomiendan intervenciones de educación popular en salud para grupos culturalmente distintos, considerando propuestas e incentivando la formulación de opciones a los desafíos de la salud colectiva, buscando cambios en la constitución de prácticas comprometidas con la ruptura de barreras sociales, económicas y políticas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify the parents’ perceptions about the undernourished child and to propose popular health education actions for the undernourished child assistance in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. It deals with an active research developed at the Nucleus of Integrated Medical Attention, part of the University of Fortaleza. Eight mothers and a father participated in the study, whose ages varied from 20 to 48 years old during the period of March to August, 2005. The data was collected using semi-structured interviews and educational workshops. After organizing of the results, the following category was identified: care conscience. The method calls attention for a new conscience in the care of the undernourished child in the community culture. We recommend interventions of popular health education for culturally distinct groups, considering the proposals, and stimulating in the construction of options for challenges of collective health, seeking changes in the constitution of practices committed to the disruption of social, economic, and political barriers.
  • Necessidades de educação em saúde dos cuidadores de pessoas idosas no domicílio Artigos Originais - Pesquisa

    Martins, Josiane de Jesus; Albuquerque, Gelson Luiz de; Nascimento, Eliane Regina Pereira do; Barra, Daniela Couto Carvalho; Souza, Wanusa Grasiela Amante de; Pacheco, Wladja Nara Sousa

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que objetivou identificar e classificar as necessidades de educação em saúde apresentadas pelos cuidadores de idosos, baseadas na Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. A amostra foi constituída de seis cuidadores domiciliares. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2005, através de visita domiciliar, entrevista e observação. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. As principais necessidades educativas dos cuidadores estavam relacionadas às doenças e seus agravos, à terapia medicamentosa, dietas e exercícios físicos. Destaca-se o despreparo das cuidadoras e parcas redes de suporte. Deduzimos que cuidar no domicílio é uma tarefa permeada de desafios para o cuidador, porém a educação em saúde pode contribuir para a realização segura deste, pois permite que os envolvidos neste processo manifestem suas reais necessidades e dialoguem com os profissionais de saúde, possibilitando ações condizentes para ambos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo trata de un estudio exploratorio-descriptivo, con abordaje cualitativo, cuyo principal objetivo fue identificar y clasificar las necesidades de educación en salud presentadas por los cuidadores de ancianos, basadas en la Clasificación Internacional de las Prácticas de Enfermería en Salud Colectiva. Para la muestra se seleccionaron seis cuidadores domiciliares. La recolección de los datos se hizo por medio de visita domiciliar, entrevista y observación, realizadas en los meses de septiembre y octubre de 2005. Los datos fueron investigados por medio del análisis de contenido. Las principales necesidades educativas de los cuidadores estaban relacionadas con las enfermedades y sus agravamientos, la terapia medicamentosa, dietas y ejercicios físicos. En este estudio se destaca la falta de preparación de las cuidadoras y las escasas redes de soporte. Deducimos que el cuidado en el hogar es una tarea llena de desafíos para el cuidador, pero la educación en salud puede contribuir para la realización segura de éste, una vez que permite que los involucrados en el proceso manifiesten sus reales necesidades y dialoguen con los profesionales de salud posibilitando acciones convenientes para ambos.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory-descriptive study, with a qualitative approach, attempts to identify and to classify the necessities of health care education presented by the caregivers of the elderly, based on the International Classification of the Practice of Nursing in Collective Health. The sample constituted six domiciliary garegivers. The data collection occurred during the months of September to October of 2005, through domiciliary visits, interviews, and commentary. The data had been analyzed through the content analysis. The main educational necessities of the caregivers were related to the illnesses and their injuries, the medication therapy, physical diets, and exercises. The unpreparedness of the caregivers and sparing nets of support were highlighted as significant. We deduce that taking care of the home is a permanent task, given the challenges of caregiver. However, health care education can contribute towards the safe accomplishment of this, therefore it allows that the involved ones in this process reveal their real necessities and dialogue with the health professionals making suitable actions for both possible.
  • Saber do familiar na adesão da pessoa hipertensa ao tratamento: análise com base na educação popular em saúde Artigos Originais - Pesquisa

    Saraiva, Klívia Regina de Oliveira; Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Landim, Fátima Luna Pinheiro; Teixeira, Amábili Couto

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório-descritivo com o objetivo de analisar o saber do familiar na adesão da pessoa hipertensa ao tratamento, realizado com 400 familiares de hipertensos inscritos na Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Messejana, em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados através de entrevista, processados e analisados pelo programa Statistical Package for Social Science. A maioria dos familiares eram filhos e cônjuges com idade entre 40 a 49 anos, apresentavam noções sobre hipertensão e seu tratamento, tais como uso regular, número de tomadas diárias e tipos de medicamento, redução do sal e abstenção de gordura animal, e associavam como complicações infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e miocardiopatia. Conclui-se que o saber, embora superficial, era significativo na viabilização da adesão ao tratamento. Assim, inserir a família na problemática da hipertensão arterial, reporta-nos à importância de capacitá-la para investir na adesão da pessoa hipertensa ao tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo es un estudio exploratorio descriptivo que tiene como objetivo analizar el saber del familiar en la adhesión de la persona hipertensa al tratamiento. El estudio fue realizado con 400 familias de hipertensos inscritos en la Liga de Hipertensión Arterial del Hospital de Messejana, en la ciudad de Fortaleza - Ceará. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, procesados y analizados por el programa Statistical Package for Social Science. La mayoría de los familiares eran hijos o cónyuges entre 40 a 49 años de edad, los cuales poseían nociones sobre hipertensión y su tratamiento, tales como: el uso regular del medicamento, el número de tomadas diarias y los tipos de medicamento, la reducción de sal y la abstención en el consumo de grasa animal. También, asociaban como complicaciones, el infarto del miocardio, accidente vascular cerebral y miocardiopatía dilatada. A través de este estudio se concluye que el saber, aunque superficial, era significativo en la viabilidad de la adhesión al tratamiento. Entonces, la inclusión de la familia en la problemática de la hipertensión arterial, nos remite a la importancia de capacitarla para participar en la adhesión de la persona hipertensa al tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory-descriptive study has the goal of analyzing the knowledge of family members of the hypertensive person in the adhesion to their treatment. It was carried out with the participation of 400 relatives of hypertensive persons enrolled in the League of Arterial Hypertension of the Hospital of Messejana, in Fortaleza, Ceará, Brazil. The data was collected through interviews, processed and analyzed by the Statistical Package is Social Science program. Most of the relatives were children and spouses aged between 40 to 49 years who presented notions of hypertension and its treatment, such as regular use, number of daily uptakes and medicine types, reduction of salt, and abstention of animal fat. They associated as complications myocardial arrest, cerebral vascular accidents, and extensive myocardiopathy. It is concluded that the knowledge, although superficial, was significant to the viability of adhesion to the treatment. Thus, involving the family in the issue of arterial hypertension emphasizes the importance of their qualification to invest in the hypertensive person’s adhesion to their treatment.
  • Participação em saúde: concepções e práticas de trabalhadores de uma equipe da estratégia de Saúde da Família Artigos Originais - Pesquisa

    Campos, Luciane; Wendhausen, Agueda

    Resumo em Português:

    A Estratégia de Saúde da Família propõe a reestruturação da atenção primária a partir da comunidade assistida em seu contexto. Neste sentido, a participação social é imprescindível no diagnóstico, definição de prioridades, acompanhamento e avaliação do trabalho. O trabalhador de saúde tem papel fundamental para criar ambiente e condições favoráveis à participação. Os objetivos foram descrever as concepções/práticas de participação de uma equipe de Saúde da Família e implementar processo de reflexão sobre estas questões, utilizando metodologia problematizadora. Foram realizados seis encontros, que foram gravados, transcritos e analisados em seu conteúdo. Constatou-se que as concepções e práticas da equipe são atravessadas pela visão medicalizante, fator que consideramos limitante ao avanço da participação. A metodologia problematizadora permitiu identificar, com a equipe, a importância, os limites e possibilidades à prática da participação junto ao usuário, o que pode corroborar para o aumento da consciência acerca de seu papel mediador.

    Resumo em Espanhol:

    La Estrategia de Salud de la Familia propone a partir de la comunidad, una reestructuración de la atención primaria asistida en su contexto. En ese sentido, la participación social es imprescindible en el diagnóstico, la definición de prioridades, el acompañamiento y la evaluación del trabajo. El trabajador de la Salud tiene un papel fundamental para crear ambientes y condiciones favorables a la participación. Los objetivos de este estudio fueron: describir las concepciones/prácticas de participación de un equipo de Salud de la Familia e implementar un proceso de reflexión acerca de estas cuestiones, utilizando la metodología problematizadora. Para ello, fueron realizados seis encuentros, los cuales fueron grabados, transcritos y analizados en su contenido. Se constató que las concepciones y las prácticas del equipo son influenciadas por la visión medicalizante, factor que consideramos limitante en el avance de la participación. La metodología problematizadora permitió identificar con el equipo, la importancia, los límites y las posibilidades de la práctica de participación junto al usuario, lo que puede contribuir al aumento de la conciencia acerca de su papel mediador.

    Resumo em Inglês:

    The Family Healthcare Strategy proposes a restructuring of primary healthcare, focusing on the community attended within its context. In this sense, social participation is essential for the diagnosis, definition of priorities, follow-up, and evaluation of the work. The health worker plays a fundamental role in creating a favorable environment and conditions for participation. The objective of this study was to describe the participation concepts and practices of a Family Healthcare team and implement a process of reflection on such issues. The investigative methodology was used, with a total of six meetings, which were recorded and transcribed, with their contents later analyzed. The concepts and practices of the team were observed to be pervaded by the medicalizing persepctive, which we considered to be a limiting factor to promoting participation. The investigative methodology enabled us to identify in the team the importance, limits, and possibilities for the practice of participation among users, which could help to increase awareness of their role as mediators.
  • Conhecendo a captação de informações de mães sobre cuidados com o bebê na estratégia Saúde da Família Artigos Originais - Pesquisa

    Melo, Juliana Mendes de; Brandão, Eloiza Helena da Silva; Dutra, Suzana Maria Velloso; Iwazawa, Alexandre Takeshi; Albuquerque, Rosemeire Sartori

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório-descritivo do tipo transversal com o objetivo de caracterizar as gestantes acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família, identificar as informações adquiridas pelas mesmas durante o acompanhamento multiprofissional do pré-natal em relação aos cuidados com o bebê e conhecer qual a fonte destas informações. A amostra constituiu-se de 15 gestantes. Foi utilizado para coleta dos dados um questionário estruturado. Os resultados permitiram identificar que a maioria das gestantes tem idade entre 25-35 anos, casadas, primigestas, alfabetizadas, católicas e não trabalham; 66,7% relatam não terem participado de grupos de orientações para gestantes; 40,0% referem ter informações sobre o desenvolvimento do bebê e sinais de parto, porém 53,3% delas nunca tinham tido informações sobre os cuidados com a boca do bebê. Das informações obtidas, a maioria foi através de médicos e de enfermeiros. Estes dados mostram que ações educativas devem ser intensificadas para conscientização e mudança de comportamento das mães.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo es un estudio descriptivo-exploratorio de tipo transversal, cuyo objetivo es caracterizar las mujeres embarazadas en una Unidad Básica de Salud de la Familia, identificando las informaciones adquiridas por las mismas durante el acompañamiento multiprofesional del prenatal, en relación a los cuidados con el bebé, y también para conocer cuál es la fuente de estas informaciones. La muestra fue constituida por 15 embarazadas. Para la recolección de los datos fue utilizado un cuestionario estructurado. Los resultados obtenidos permitieron identificar que la mayoría de las embarazadas tiene entre 25 a 35 años de edad, son casadas, primerizas, alfabetizadas, católicas y no trabajan. Del total, 66.7% declararon no haber participado de grupos de orientaciones para las embarazadas; 40,0% dicen tener informaciones sobre el desarrollo del bebé y señales del parto; sin embargo, 53,3% de ellas, dicen que nunca obtuvieron informaciones sobre los cuidados con la boca del bebé. De las informaciones obtenidas por ellas, la mayoría fue a través de los doctores y las enfermeras. Estos datos demuestran que las acciones educativas deben ser intensificadas para la concienciación y cambio de comportamiento de las madres.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive, exploratory, transversal study. Its objective is to characterize pregnant women who were accompanied in a Basic Unit of Family Health in order to identify information acquired by the same subjects during their multi-professional pre-natal accompaniment in relation to the care given to their babies and to know of the sources of the information acquired. The sample consisted of 15 pregnant women. The data was collected through a structured questionnaire. The results showed that the majority of the pregnant women were aged 25-35 years, married, experiencing their first pregnancy, literate, catholic, and non-workers; while 66,7% reported not to have participated in orientation groups for pregnant women; 40,0% reported to have information on child-development and signals of childbirth, with 53.3% reporting to have never had information on care for the baby’s mouth. The majority of the information was received directly from doctors and nurses. The data shows that educational actions must be intensified for awareness and changes in mothers’ behavior.
  • Modelo explicativo popular e profissional das mensagens de cartazes utilizados nas campanhas de saúde Artigos Originais - Pesquisa

    Oliveira, Vânia Lúcia Bezerra; Landim, Fátima Luna Pinheiro; Collares, Patrícia Moreira; Mesquita, Rafael Barreto de; Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo

    Resumo em Português:

    Estudo de abordagem etnográfica, desenvolvido em 2003, com objetivo de conhecer o modelo explicativo popular e o do profissional de saúde acerca das mensagens propagadas por um cartaz em campanha do Ministério da Saúde. Os informantes compunham distintos grupos de profissionais e usuários de um centro de saúde do município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para cada um dos grupos, foram aplicadas três questões condutoras durante entrevista individual. Como resultados, obtiveram-se modelos explicativos popular e profissional divergentes no tocante à compreensão da mensagem, às reações/emoções despertadas, às motivações para agir em função do autocuidado e aos elementos dificultadores da compreensão da mensagem veiculada pelo cartaz. Concluiu-se pela necessidade de participação do receptor final na elaboração do conteúdo e da arte dos cartazes utilizados nas campanhas de saúde, assumindo, assim, esse receptor dimensões do processo comunicacional, que serão determinadas pelos fatores culturais, econômicos e sociais, dentre outros.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de abordaje etnográfico realizado en 2003, con el objetivo de conocer el modelo explicativo popular y el del profesional de salud, de los mensajes divulgados en un cartel de una campaña del Ministerio de Salud. Los informantes conformaban distintos grupos de profesionales y usuarios de un centro de salud del municipio de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para cada uno de los grupos fueron dadas tres cuestiones conductoras durante la entrevista individual. Como resultados se obtuvieron modelos explicativos popular y profesional divergentes en lo referente a la comprensión del mensaje, a las reacciones/emociones despertadas, a las motivaciones para actuar en función del autocuidado, y a los elementos que dificultan la comprensión del mensaje divulgado en el cartel. Se concluye la necesidad de participación del receptor final en la elaboración del contenido y arte de los carteles utilizados en las campañas de salud, asumiendo ese receptor dimensiones del proceso comunicacional, las cuales son determinadas por los factores culturales, económicos, sociales, entre otros.

    Resumo em Inglês:

    This is a study of an ethnographic approach, developed in 2003, with the objective to know the popular explicative model and that of the health professional concerning the messages propagated through a poster in a campaign of the Brazilian Health Department. The informers were composed of distinct groups of professionals and users of a health center of the Fortaleza, Ceará, Brazil. For each one of the groups three conducting questions during an individual interview were applied. As results, explicative popular and professional models were obtained, divergent concerning the understanding of the message, the reactions/emotions aroused, the motivations to act as a function of self-care, and the difficult elements of comprehension of the message propagated by the poster. We conclude that there is a need for participation of the final receptor in the elaboration of the content and art of the posters utilized in the health campaigns, assuming as such that this receptor dimensions the communicational process, which will be determined through cultural, economic, and social, among other factors.
  • Descobrindo a educação popular nas práticas profissionais de saúde comunitária Reflection

    Laperrière, Hélène

    Resumo em Português:

    Explorando a relação entre a educação popular e os serviços de saúde, quanto à enfermagem pública e comunitária, é permitido mostrar que a educação popular é mais que uma abordagem pedagógica de ensino. Seguindo uma estratégia indutiva, vinhetas que ilustram as práticas e compromissos da autora em populações brasileiras empobrecidas são sistematizadas com a finalidade de identificar as contribuições da educação popular no cuidado à saúde pública. A aprendizagem experiencial leva a uma opção preferencial pelos pobres, uma diminuição das desigualdades de poder entre os agentes dos programas e a população, ao uso da metodologia Observar-Julgar-Atuar e de teoria que é realística em termos de possíveis mudanças de consciência. A educação popular fomenta ao mesmo tempo a emergência de tácitos cuidados de enfermagem e inclui os das populações sem-voz, vivendo na pobreza.

    Resumo em Espanhol:

    La exploración de la relación de la educación popular y los servicios de salud en materia de enfermería en salud pública y comunitaria permite mostrar cómo la educación popular es algo más que un enfoque pedagógico en la enseñanza. Siguiendo una estrategia inductiva, viñetas que reflejan las prácticas e implicaciones de la autora en poblaciones brasileñas marginales son sistematizadas con el fin de identificar las contribuciones de la educación popular a la salud pública. El aprendizaje vivencial realizado orienta a una opción preferencial por los pobres, una reducción de las desigualdades de poder entre los agentes de los programa y la población, el uso de la metodología de Ver, Juzgar, Actuar, y, de una teoría realista respecto a los posibles cambios de conciencia de los que viven en la miseria.

    Resumo em Inglês:

    Exploring the relationship between popular education and health care as regards to public and community health nursing, a case is made that popular education is more than a pedagogical approach to teaching. Following an inductive strategy, experiential vignettes of the author’s practices and commitments in impoverished Brazilian populations are systematized to identify contributions of popular education in health care. Experiential learning leads to a preferential option for the poor, a reduction of power inequalities between program agents and the people, the use of Observe-Judge-Act methodology and a theory that is realistic in terms of possible changes of consciousness. Popular education fosters both the emergence of tacit nursing care actions and includes those of voiceless populations living in poverty.
  • O referencial da educação popular na ação gerencial e de liderança do enfermeiro Reflexão

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora; Shinyashiki, Gilberto Tadeu; Nogueira, Maria Suely

    Resumo em Português:

    Trata-se de reflexão que aborda inicialmente o gerenciamento exercido pelo enfermeiro no contexto da prestação de serviços na atualidade. Acreditando que os paradigmas da educação popular possam oferecer contribuição importante para a atuação do enfermeiro, no âmbito das organizações de saúde, os autores posicionam-se sobre o referido processo educacional como alternativa de valorização da conduta gerencial e de liderança do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una reflexión que discute inicialmente, la administración ejercida por el enfermero en el contexto de la prestación de servicios hoy día. Creyendo que los paradigmas de la educación popular puedan ofrecer una importante contribución para la actuación del enfermero en el ámbito de las organizaciones de salud, los autores se posicionan sobre el referido proceso educacional como alternativa de valorización de la conducta gerencial y del liderazgo del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    This reflection initially addresses nursing management in the context of current service delivery. In the belief that popular education paradigms can offer an important contribution to nursing activities in health organizations, the authors consider this education process as an alternative for valuing nurses’ management conduct and leadership.
  • A interface necessária entre enfermagem, educação em saúde e o conceito de cultura Reflexão

    Boehs, Astrid Eggert; Monticelli, Marisa; Wosny, Antônio de Miranda; Heidemann, Ivonete B. S.; Grisotti, Márcia

    Resumo em Português:

    O conceito de cultura tem sido evocado no ofício do desenvolvimento da educação em saúde, mas não tem sido explorado em profundidade pelos autores da chamada corrente de educação popular e pelos profissionais de saúde em geral. Neste sentido, o presente artigo aborda uma reflexão teórica acerca deste conceito na prática de educação em saúde e na prática do cuidado de enfermagem, procurando resgatar o mesmo, principalmente sob o prisma do referencial da Antropologia Simbólica/Interpretativa. A partir daí, realiza-se uma aproximação dos elementos contidos nas diversas definições do termo, assim como com as idéias germinais sobre cultura apontadas no referencial freireano.

    Resumo em Espanhol:

    El concepto de cultura ha sido evocado en el oficio del desarrollo de la educación en salud, pero sin ser explorado con detenimiento por los autores de la llamada corriente de la educación popular ni por los profesionales de salud en general. En ese sentido, este artículo realiza una reflexión teórica acerca del concepto de cultura en la práctica de la educación en salud y en la práctica del cuidado de enfermería, procurando rescatarlo, principalmente, desde el prisma del referencial de la Antropología Simbólica/Interpretativa. A partir de ahí, se realiza una aproximación de los elementos contenidos en las diversas definiciones del término así como de las ideas germinales sobre cultura señaladas en el referencial freireano.

    Resumo em Inglês:

    The concept of culture has been evoked in the development of education in health care, but has not been explored in depth by authors from so-called popular education nor by health care professionals in general. This article outlines a theoretical reflection of this concept in the practice of health education and in the practice of nursing care. This article reviews its evolution, mainly with the focus on the symbolic interpretative anthropological reference. Thus, there is an approximation from the elements contained in the different definitions of the term, as with the germinal ideas on culture pointed out by the Freirean referential structure.
  • Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem Reflexão

    Alvim, Neide Aparecida Titonelli; Ferreira, Márcia de Assunção

    Resumo em Português:

    O texto tem o objetivo de refletir acerca da educação popular em saúde no contexto do educar-cuidar da enfermeira, em uma perspectiva crítica e problematizadora. Aborda princípios da prática educativo-dialógica aplicada à pedagogia da saúde com base na filosofia freireana, trazendo subsídios à possibilidade de transformação da prática da enfermeira nesse campo. As idéias freireanas, aplicadas à prática educativa da enfermeira, possibilitam pela crítica e reflexão, a transformação de saberes dentro de um grupo que não tem o conhecimento advindo da ciência, ao mesmo tempo em que também nos apropriamos do conhecimento que vem do universo do senso comum. Nessa perspectiva, a pessoa tem a oportunidade de pontuar e refletir sobre os próprios veículos da educação em saúde. Chama à atenção para o fato de que, sem uma ação coletiva da enfermeira, compartilhada com o saber popular no espaço educativo em saúde, o conhecimento científico seguirá anacrônico, desvinculado do mundo prático.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la educación popular en salud aplicada al contexto del educar y el cuidar de la enfermera, desde una perspectiva crítica y problematizadora. Aborda los principios de la práctica educativa dialógica aplicados a la pedagogía de la salud basada en la filosofía de Paulo Freire, subsidiando la transformación de la práctica de la enfermera en ese campo. Las ideas de Freire aplicadas a la práctica educativa de la enfermera posibilitan la crítica y la reflexión, transformando el saber de los grupos a partir del conocimiento científico y del conocimiento popular. En esa perspectiva, la persona tiene la oportunidad de puntuar y reflexionar sobre los propios vehículos de la educación en salud. El artículo llama la atención para el hecho de que sin una acción colectiva de la enfermera, compartida con el saber popular en el espacio educativo en salud, el conocimiento científico seguirá anacrónico, desvinculado del mundo práctico.

    Resumo em Inglês:

    This text aims to reflect on popular education in health care, in the context of nursing education-care, using a critical and problematizing perspective. Principles of the educate-dialogue practice applied to health care pedagogy are addressed based on Paulo Freire’s philosophy, supporting the possibility for transforming nursing practice in this area. The application of Freire’s ideas to nursing education practice allows for the transformation of knowledge within a group who does not possess knowledge through scientific origins. At the same time as we appropriate ourselves of the knowledge from the universe of common sense. In this perspective, people have the opportunity to appoint and reflect on the vehicles of health education. The text calls attention to the fact that, without collective actions by nurses, shared with popular knowledge in the health education sphere, scientific knowledge will continue to be anachronistic and detached from the practical world.
  • Processo de (re)construção de um grupo de planejamento familiar: uma proposta de educação popular em saúde Relato De Experiência

    Pereira, Queli Lisiane Castro; Silva, Cláudia Beatriz Degani Cardoso de Aguiar da; Pelzer, Marlene Teda; Lunardi, Valéria Lerch; Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de

    Resumo em Português:

    Objetiva-se relatar a experiência vivida na qual se processou a (re)construção de um grupo de Planejamento Familiar numa Unidade Básica de Saúde num bairro do município do Rio Grande - RS, com base em conceitos de educação popular em saúde. O trabalho desenvolveu-se através de um grupo operativo. Obteve-se a conscientização das mulheres para o planejamento da família, em sua integralidade, mobilizando-as para o comprometimento compartilhado com seus parceiros na construção conjunta do planejamento diário da família. Assim, valorizou-se cada usuária como sujeito da sua própria história, contribuindo para o benefício da sua qualidade de vida, em sintonia com os benefícios da educação popular em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Relato de experiencia en la cual se procesó la (re)construcción de un grupo de planificación familiar en una Unidad Básica de Salud, situada en un barrio del municipio de Rio Grande - RS, basada en conceptos de educación popular en salud. El trabajo se desarrolló a través de un grupo operativo. Se obtuvo la concienciación de las mujeres para la planificación de la familia, en su integridad, movilizándolas para el comprometimiento compartido con su compañero en la construcción conjunta de la planificación diaria de la familia. Así se valorizó cada usuaria como sujeto de su propia historia, contribuyendo para el beneficio de su calidad de vida, en sintonía con los principios de la educación popular en salud.

    Resumo em Inglês:

    This study is an experience report whereby the (re)building of a family planning group in a Basic Health Unit Clinic in a neighborhood within the city of Rio Grande, RS, Brazil is processed, based on popular education in health. The work was developed through an operative group. Its objective is to increase awareness in women towards family planning, in its entirety, mobilizing these women towards a shared commitment with their partners in joint construction of daily family planning. Thus, each user as the subject of their own story was valued, contributing in order to benefit their quality of life, in tune with the benefits of popular education in health.
  • Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída na cotidiano da enfermagem: um relato de experiência Relato De Experiência

    Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo; Santos, Regina Maria dos; Santos, Jirliane Martins dos

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência sobre a realização do I Festival Enfermagem na Arte de Educar em Saúde pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, no qual se apresentaram criações artísticas, nascidas no cotidiano da Enfermagem, como instrumento para desenvolver processos de educação em saúde. O evento foi realizado em três fases: o Festival, apresentação das peças para comissões julgadoras; mostra pública das produções vencedoras e a publicação em livro das produções apresentadas. Foram 77 produções, sendo vencedoras 15 peças produzidas por enfermeiros, auxiliares e estudantes de Enfermagem, descortinando a criatividade dos profissionais de enfermagem na difícil tarefa de educar em saúde. O Festival e o livro dele resultante revelaram como os autores desenvolveram estratégias pedagógicas que davam aos sujeitos da aprendizagem o lugar ativo que por direito lhes pertencia. A experiência mostrou que quando se age inovadoramente, os resultados podem surpreender.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo trata sobre el relato de la experiencia de la realización del I Festival: Enfermería en el arte de educar en Salud, realizado por la Escuela de Enfermería y Farmacia de la Universidad Federal de Alagoas. En este evento se presentaron creaciones artísticas realizadas en el cotidiano de la Enfermería, las cuales surgieron como un instrumento para desarrollar procesos de Educación en salud. El evento fue realizado en tres fases: el Festival con la presentación de las creaciones para los jueces de las comisiones; la exposición de las creaciones ganadoras; y la publicación de un libro con las producciones presentadas. De las 77 creaciones presentadas, 15 fueron vencedoras, las cuales fueron hechas por enfermeros, auxiliares y estudiantes de enfermería, revelando así la creatividad de los profesionales de la enfermería en la difícil tarea de educar en salud. El Festival así como el libro que de él resultó, mostraron cómo los autores desarrollaron estrategias pedagógicas a través de las cuales los sujetos del aprendizaje alcanzaron el lugar que por derecho les pertenecía. La experiencia demostró que cuando se actúa innovadoramente, los resultados pueden sorprender.

    Resumo em Inglês:

    This article reports the experience of accomplishing the I Nursing Art Festival in Health Education for the School of Nursing and Pharmacy of the Federal University of Alagoas, Brazil. This event provided the opportunity to present artistic creations born from daily Nursing, as an instrument to develop health education processes and then take them to communities. The festival was carried out in three phases, the first being the Festival, where the artistic productions were presented to the public and judging commissions. The second showed the public the winning productions; and the third, a book publishing the productions presented. The event congregated 77 productions, awarding 15 studies produced by nurses, nurses’ assistants, and nursing students, placing the creativity of the nursing professionals in the difficult challenge of health education. The festival and its book showed how the authors developed pedagogical strategies that gave to the learning subjects their rightful active place. The experience was proved that when we act in innovative forms, the results tend to be surprising.
  • Promoção do empoderamento com conselhos gestores de um pólo de educação permanente em saúde Relato De Experiência

    Kleba, Maria Elisabeth; Comerlatto, Dunia; Colliselli, Liane

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a experiência de um curso de capacitação para conselheiros municipais desenvolvido em municípios da região do Pólo de Educação Permanente em Saúde do Oeste de Santa Catarina, utilizando a abordagem problematizadora. O curso teve como objetivo qualificar a atuação dos conselheiros na gestão das políticas públicas nos municípios, favorecendo a intervenção crítica propositiva, e promovendo a articulação entre os atores inseridos no processo de gestão pública na região. Como resultados ressaltamos a troca de conhecimentos e de experiências e a ampliação do acesso à informações e outras ferramentas para análise da situação e para a tomada de decisões. Fica ainda como desafio fortalecer o compromisso dos atores com o próprio processo de educação permanente, para o que seria essencial a criação de um espaço de referência − administrativo e pedagógico − com a disponibilização de recursos e informações.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo relata la experiencia de un curso de capacitación para consejeros municipales desarrollado en ciudades de la región del Polo de Educación Permanente del Oeste de Santa Catarina, utilizando un abordaje problematizador. Los cursos tuvieron como principal objetivo, calificar la actuación de los consejeros en la gestión de las políticas públicas en los municipios, favoreciendo la intervención crítica y promoviendo el intercambio de experiencias, además de la articulación entre distintos actores comprometidos con la construcción de las políticas de la región. Como resultados resaltamos, el intercambio de conocimientos y experiencias, la ampliación del acceso a las informaciones y otras herramientas para el análisis de la situación y para la tomada de decisiones. Queda como desafío, el fortalecimiento del compromiso de los actores con el propio proceso de educación permanente, para lo que sería fundamental la creación de un espacio de referencia - administrativo y pedagógico - con la disponibilidad de recursos e informaciones.

    Resumo em Inglês:

    This article reports the experience of a professional educational course for municipal council members, developed in cities of the belonging to the Pole of Permanent Health Education in the West of Santa Catarina, Brazil, using the problematizing approach. The objective of the courses was to empower the performance of the council members in the management of public policies in their cities, making propositive critical intervention possible, and promoting the exchange of experiences and articulation between different actors engaged in the construction of the public policies of the region. We highlight as results the knowledge exchange which occurred, as well as experiences and the improvement of information access, as well as other tools for situational analysis and for decision making. The challenge to fortify the engagement of the actors with the permanent education process itself still remains, for which the creation of a new reference space - management and pedagogic - with the access of resources and information would be necessary.
  • A saúde da mulher e seus direitos sexuais e reprodutivos em um "círculo de cidadania" Resumo

    Souza, KV
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br