Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2010
  • Escrevendo para publicação: questões éticas Editorial

    Ohler, Linda
  • Aplicações da Teoria Transcultural na prática da enfermagem a partir de dissertações de mestrado Artigo Original

    Monticelli, Marisa; Boehs, Astrid Eggert; Guesser, Joice Cristina; Martins, Marialda; Manfrini, Gisele Cristina

    Resumo em Português:

    Pesquisa bibliográfica que objetivou analisar a operacionalização da metodologia assistencial em dissertações de enfermagem elaboradas com base na Teoria de Enfermagem Transcultural. Foram avaliadas 26 dissertações defendidas em um Programa de Pós-Graduação, entre 1990 e 2005. A partir de um roteiro-guia foi realizada a análise de conteúdo, envolvendo convergências e divergências entre os dados coletados, tendo por base interpretativa a própria teoria. Os resultados mostraram que os mestrandos optaram por propostas metodológicas flexíveis e criativas. A fase de avaliação culturológica e implementação dos cuidados contempla grande profusão de instrumentos e técnicas. Há lacunas no que diz respeito ao próprio significado do termo "cultura". Além disso, muitos desses estudos são omissos no que se refere à etapa assistencial da operacionalização das ações planejadas. Conclui-se que, tanto os pontos positivos, quanto as fragilidades apresentadas nos resultados desses trabalhos, contribuem para que as enfermeiras possam realizar o cuidado culturalmente congruente, em qualquer cenário assistencial.

    Resumo em Espanhol:

    Es una investigación bibliográfica que tuvo como objetivo analizar la operacionalización de la metodología asistencial en tesis de Enfermería elaboradas en base a la Teoria de la Enfermería Transcultural. Se evaluaron veintiséis tesis de maestría defendidas en un Programa de Postgrado, de 1990 hasta 2005. El análisis de contenido se hizo a través de un guión, donde se consideraron las convergencias y divergencias entre los datos recolectados, basado en la propia teoría. Los resultados muestran que los estudiantes de maestría optaron por propuestas metodológicas flexibles y creativas. La fase de evaluación de la cultura e de implementación del cuidado ofrece una gran cantidad de herramientas y técnicas. Existen vacíos en lo que se refiere al verdadero significado del término "cultura". Además, muchos de esos estudios presentan omisión en lo que respecta a la etapa asistencial de la operacionalización de las acciones previstas. Se concluye que tanto los puntos positivos, como las debilidades presentadas en los resultados de este estudio contribuyen para que las enfermeras puedan llevar a cabo un cuidado culturalmente congruente en cualquier local asistencial.

    Resumo em Inglês:

    This bibliographic research aimed to analyze the nursing care operational methodology in nursing dissertations prepared based on the Theory of Transcultural Nursing. We evaluated 26 theses defended in a Nursing Graduate Program in Brazil from 1990 to 2005. From a script guide content analysis was performed, involving similarities and differences between the data collected, using the theory itself as the basis for interpretation. The results showed that masters' students chose flexible and creative methodological proposals. The process of a cultural study evaluation and care implementation includes a large variety of tools and techniques. There are shortcomings with regard to the meaning of the term "culture". Moreover, many such studies are lacking regarding to the care stage step of making planned actions operational. We concluded that as much the positive points as the fragilities presented in the results of these studies contribute so that nurses may perform culturally congruent care in any care setting.
  • Impacto do diagnóstico de paralisia cerebral para a família Artigo Original

    Dantas, Meryeli Santos de Araújo; Collet, Neusa; Moura, Flávia Moura de; Torquato, Isolda Maria Barros

    Resumo em Português:

    Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, que objetivou compreender a percepção da família acerca do impacto do diagnóstico de paralisia cerebral e identificar estratégias de enfrentamento. Os dados foram coletados em uma Clínica-Escola de Fisioterapia de João Pessoa-PB com sete famílias de crianças com paralisia cerebral, entre março e abril de 2009, por meio de entrevista semiestruturada. A análise seguiu os princípios da interpretação temática. Os resultados demonstraram que o impacto desse diagnóstico é um momento difícil, gerando sentimentos de culpa nos pais. A família vivencia o medo frente ao desenvolvimento motor do filho e mudanças na dinâmica cotidiana. A fé e o amor ao filho influenciam no modo como as mesmas buscam se adaptar à nova situação. A família precisa de uma rede de apoio e atenção especial dos profissionais de saúde que devem ser sensíveis para promover escuta atentiva, minimizando o impacto do diagnóstico e contribuindo no enfrentamento.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación cualitativa, exploratorio-descriptiva, con el objetivo de comprender la percepción de la familia acerca del impacto del diagnóstico de parálisis cerebral de un hijo e identificar estrategias para hacer frete a la situación. Los datos fueron recolectados en una Clínica Escuela de Fisioterapia de una Universidad en João Pessoa, Paraíba, Brasil, con siete familias de niños con parálisis cerebral, de marzo a abril de 2009, mediante entrevistas semiestructuradas. El análisis siguió los principios de la interpretación temática. Los resultados mostraron que el impacto de ese diagnóstico es un momento difícil y genera sentimientos de culpa en los padres. La familia siente miedo ante el desarrollo motor del hijo y se verifican cambios en la vida cotidiana. La fe y el amor al hijo ejercen influencia sobre la forma como tratan de adaptarse a la nueva situación. La familia necesita de una red de apoyo y de atención especial de los profesionales del área de la salud, que deben ser sensibles para promover espacios de escucha atenta, minimizando el impacto del diagnóstico y contribuyendo para hacer frete a la situación.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative, exploratory-descriptive study was to better understand family perceptions concerning the impact of a cerebral palsy diagnosis and to identify confronting strategies. Data was collected in a Clinical School of Physiotherapy in João Pessoa, Brazil from seven families with children with cerebral palsy between March and April of 2009 through semi-structured interviews. Data analysis followed the principles of thematic interpretation. The results showed that the impact of this diagnosis is a difficult time and generates feelings of guilt in the parents. The family experiences fear regarding the motor development of the child and changes in their day-to-day dynamic. Faith and love for the child influence the way with each they seek to adapt to these new circumstances. The family needs a support network and special attention from health care professionals that must be sensitive in order to promote attentive listening, minimizing the impact of the diagnosis and contributing to their coping.
  • Artigo Original

    Viana, Helena Brandão; Guirardello, Edinêis de Brito; Madruga, Vera Aparecida

    Resumo em Português:

    O estudo apresenta a tradução e adaptação da escala ASKAS - Aging Sexual Attitudes and Knowledge Scale para a cultura brasileira. As etapas metodológicas foram: tradução da escala para a língua portuguesa por dois tradutores independentes; síntese das duas traduções; tradução da síntese da escala de volta para o idioma de origem - inglês; avaliação da versão traduzida por comitê de especialistas; pré-teste com 43 sujeitos. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa da escala e elaborada nova versão pré-final da escala. A validade de conteúdo foi obtida através da análise da escala pelo comitê de especialistas. Avaliação do pré-teste apontou modificações que foram realizadas na escala para que esta fosse melhor compreendida pelos respondentes. O tempo médio de aplicação foi de 45 minutos, incluindo a ficha de dados pessoais. A recomendação é que a aplicação da escala seja assistida em casos de pesquisa com idosos de baixa escolaridade.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presenta la traducción y adaptación de la escala ASKAS - Aging Sexual Attitudes and Knowledge Scale - para la cultura brasileña. Etapas metodológicas del estudio: traducción de la escala del inglés al portugués por dos traductores independientes; síntesis de las traducciones; nueva traducción de la síntesis de la escala al inglés; evaluación de la versión traducida por un comité de especialistas; y pretest con 43 sujetos. Después del pretest se hizo un análisis cualitativo de la escala y se desarrolló una versión pre-final. La validez del contenido de la escala se obtuvo mediante el análisis de la misma por el comité de expertos. El pretest indicó algunas modificaciones que se deberían tomar en la escala de modo que fuera mejor entendida por los encuestados. El tiempo de aplicación medio fue de 45 minutos, incluyendo la ficha con los datos personales. Se recomienda que la aplicación de la escala sea asistida en casos de investigación con ancianos con bajo nivel educativo.

    Resumo em Inglês:

    This study presents the translation and adaptation of the ASKAS - Aging Sexual Attitudes and Knowledge Scale to Brazilian culture. Methodological stages were: translation of scale from its original in English to Portuguese by two independent translators; synthesis of the two translations; back translation to English - its original language; evaluation of translated version by an experts committee; and a pre-test with 43 subjects. A qualitative analysis of the scale was then carried out and a new version of the scale was elaborated. Content validity was obtained through analysis of the scale by the experts committee. In evaluating the pre-test, a few modifications were pointed out that should be made to the scale so that it could be better understood by Brazilian respondents. The average application time was 45 minutes, including the personal data form. The recommendation is that application of scale be assisted in cases of research involving elderly people with little formal education.
  • Abuso sexual na infância e adolescência: perfil das vítimas e agressores em município do sul do Brasil Artigo Original

    Martins, Christine Baccarat de Godoy; Jorge, Maria Helena Prado de Mello

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo e de corte transversal que objetivou conhecer as características do abuso sexual em crianças e adolescentes de zero a 14 anos, a partir dos casos registrados nos Conselhos Tutelares e programas de atendimento do município de Londrina-PR, em 2006. Os dados foram coletados por meio de formulário e posteriormente analisados por frequência (absoluta e relativa) e proporção. Dos 186 casos, as vítimas foram predominantemente do sexo feminino (74,2%) e o risco de incidência foi maior na idade de 10 anos entre as meninas (coeficiente de cinco por 1.000); 97,3% dos agressores eram do sexo masculino; maior parte dos abusos ocorreu na residência das vítimas (52,7%) e durou menos de seis meses (57%). Houve lesão corporal em 90,3% dos casos, com seqüela física e psicológica em 97,8%. O abuso sexual entre crianças e adolescentes constitui-se um problema de saúde pública, além da estreita interface com as questões policiais e jurídicas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio descriptivo y trasversal tuvo como objetivo conocer las características del abuso sexual en niños y adolescentes, desde el nacimiento hasta los catorce años, de los casos registrados en los Consejos Tutelares y en programas de atención en la ciudad de Londrina-PR, en 2006. Los datos se recolectaron mediante un cuestionario y después se analizaron por la frecuencia (absoluta y relativa) y la proporción. De los 186 casos estudiados, las víctimas eran en su mayoría mujeres (74,2%), y el riesgo de incidencia fue mayor a la edad de 10 años en las niñas (coeficiente de 5 por 1.000); el (97,3%) de los autores eran hombres. La mayoría de los abusos ocurrieron en la residencia de las víctimas (52,7%) y duró menos de seis meses (57%). Hubo lesión corporal en 90,3% de las víctimas, con secuelas físicas y psicológicas en el 97,8%. El abuso sexual en niños y adolescentes se constituye en un problema de salud publica, además de la interfaz con las cuestiones policiales y judiciales.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive and transversal study aims to better understand the characteristics of childhood and adolescent (up to 14 years of age) sexual abuse through analyzing cases registered in Tutelary Councils and care programs in Londrina, Paraná, Brazil in 2006. Data was collected from the records using a questionnaire and later analyzed for absolute and relative frequency and proportion. Of the 186 cases studied, the victims were predominantly female (74.2%) and the highest risk of incidence was at age 10 for girls (incidence coefficient 5 of 1000). Among aggressors, 97.3% were male; with the majority of abuses (52.7%) occurring in the victim's house and lasting for a period of less than 6 months (57.0%). Physical harm occurred in 90.3% of the victims and 97.8% presented physical and psychological sequelae. Childhood and adolescent sexual abuse constitutes a significant public health problem, besides the direct interface with police and judicial questions.
  • Adesão da pessoa hipertensa ao exercício físico: uma proposta educativa em saúde Artigo Original

    Spinato, Itana Lisane; Monteiro, Luciana Zaranza; Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo

    Resumo em Português:

    Pesquisa participante que avaliou as modificações comportamentais ocorridas com a implementação de uma proposta educativa para adesão da pessoa hipertensa ao exercício físico, com 15 hipertensos. Os dados foram coletados através de entrevista e analisados com base nas experiências dos sujeitos, de acordo com o Modelo de Estágios de Mudança Comportamental. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. No primeiro encontro, todos revelaram conhecimento sobre os benefícios do exercício físico. Observou-se que três pessoas hipertensas estavam no estágio de contemplação, cinco na preparação, dois na ação, três na manutenção e os demais na terminação. Após três meses evidenciamos que o grupo evoluiu de formas distintas, revelando estágios diversos de mudanças. A proposta educativa pelo Modelo de Estágios de Mudança Comportamental foi eficiente, uma vez que houve a conscientização dos sujeitos sobre a importância do exercício físico no controle da doença.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación participante que evaluó los cambios de comportamiento que ocurren con la aplicación de una propuesta educativa para la adhesión de la persona hipertensa al ejercicio fisico. El estudio se hizo con 15 pacientes hipertensos. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas y analizados a partir de las experiencias de los sujetos, de acuerdo con el modelo de las etapas de cambio de comportamiento, en los supuestos de la educación para la salud y la literatura. Los datos se analizaron según la técnica de análisis de contenido de Bardin. En la primera reunión, todos los hipertensos presentaron conocimientos acerca de los beneficios del ejercicio. Se observó que tres de ellos estaban en la etapa de contemplación, cinco en preparación, dos en la acción, tres en el mantenimiento y los demás en la terminación. Después de tres meses se observó que el grupo evolucionó de diferentes maneras, revelando las diferentes etapas de cambio. La propuesta del modelo educativo de las etapas de cambio de comportamiento fue eficaz, ya que los participantes tuvieron conciencia de la importancia del ejercicio para el control de la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    This study involves participant research which evaluates the occured modifications with the implementation of a proposal educative for adhesion of the hypertensive subject to the physical exercise, with 15 hypertensive subjects. The data was collected through interviews and analyzed based on the subjects' experiences, according to the Behavioral Change Stages Model and on underlying premises in health education and effective literature. The data was analyzed based on Bardin's content analysis technique. In the first meeting, all the participants disclosed previous knowledge about the benefits of exercise. Three were in the contemplation stage, five in the preparation stage, two in the action stage, three in the maintenance stage, and the remainder in the termination stage. After three months of applying the proposal, we evidence that the group evolved in distinct forms, revealing diverse stages changes. The educational Behavioral Change Stages Model proposal proved itself efficient, since there was subject awareness about the importance of physical exercise in controlling the illness.
  • Análise da produção científica dos grupos de pesquisa em educação em enfermagem da região sul do Brasil Artigo Original

    Lino, Mônica Motta; Backes, Vânia Marli Schubert; Ferraz, Fabiane; Reibnitz, Kenya Schmidt; Martini, Jussara Gue

    Resumo em Português:

    Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, em base documental, com o objetivo de analisar o conhecimento produzido nos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem da Região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu durante o período de janeiro a maio de 2009 a partir do Censo dos Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e no Currículo Lattes dos pesquisadores desses Grupos. A análise do conteúdo dos artigos evidenciou uma concentração de estudos de natureza qualitativa nos últimos cinco anos, pautada no positivismo, com temáticas heterogêneas e reduzido enfoque na linha de pesquisa Educação, Enfermagem e Saúde. Os enfermeiros dos Grupos têm optado pelo trabalho individual, apresentando dificuldade em articular as pesquisas entre seus membros, distanciando-se do aprofundamento em educação em saúde, preocupando-se com a categoria produtividade em detrimento de uma produção que dê visibilidade e contribua com sua linha de pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva, en base documental, con el objetivo de analizar el conocimiento producido en los Grupos de Investigación en Educación en Enfermería del Sur de Brasil. La recolección de los dados ocurrió de enero a mayo 2009, según el Censo de Grupos de Investigación del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico y del Curriculum Lattes de los investigadores de los grupos. El análisis del contenido de los artículos mostró una concentración de estudios cualitativos en los últimos cinco años, basados en el positivismo, con diversidad de temas y escaso enfoque en la línea: Educación, Enfermería y Salud. Los enfermeros de los Grupos han optado por el trabajo individual, con dificultad en realizar la articulación de las investigaciones entre sus miembros, sin profundizar la educación en salud, preocupándose con la productividad en detrimento de una producción de calidad que les de visibilidad y contribuya con su línea de investigación.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative, exploratory-descriptive study, in documental base was to analyze the accumulated knowledge produced in Nursing Education Research Groups in Southern Brazil. Data was collected during the period from January to May, 2009, from the Census of the National Council of Scientific and Technological Development Research Groups and the Curriculum Lattes of these groups of researchers. Content analysis of these articles showed a concentration within the last five years in studies of a qualitative nature, based on positivism with heterogeneous themes and a reduced focus on the Education, Nursing, and Health Care line of research. The nurses of these Research Groups have opted for individual work, presenting difficulties in articulating research among their members, distancing themselves from more profound investigation in health care education, concerning themselves with the productivity category in detriment to production which gives greater visibility and contributes to their line of research.
  • O tratamento ao portador de transtorno mental: um diálogo com a legislação federal brasileira (1935-2001) Artigo Original

    Guimarães, Andréa Noeremberg; Fogaça, Marina Marques; Borba, Letícia de Oliveira; Paes, Marcio Roberto; Larocca, Liliana Müller; Maftum, Mariluci Alves

    Resumo em Português:

    Pesquisa de caráter histórico, com fundamentos da História social, desenvolvida em 2008, que objetivou identificar a legislação federal de saúde mental de 1935-2001 e analisar os modos de tratamento preconizados ao portador de transtorno mental. Foram obtidos 36 aparatos legais. No período de 1935-1990, a legislação tratava de questões administrativas da saúde mental com referência a termos como psicopatas, alienação mental e reações psicopáticas, atualmente considerados expressões pejorativas e preconceituosas. Os resultados dos aparatos legais demonstram que nos últimos anos a assistência em saúde mental sofreu amplas transformações e, no período de 1991-2001, os modos de tratamento têm o foco no modelo assistencial que visa à ruptura do modo hospitalocêntrico, ênfase na humanização, reinserção social, preservação e resgate da cidadania das pessoas com transtorno mental e avaliação dos serviços para a garantia dos direitos desse grupo.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación de carácter histórico-social, desarrollada en 2008, con el objetivo de identificar la legislación federal de salud mental de 1935 a 2001, y analizar los modos de tratamiento recomendados para pacientes con trastorno mental. Se obtuvieron treinta y seis aparatos legales. Se verificó que la legislación en el período de 1935 a 1990 trataba de las cuestiones administrativas de la salud mental. La legislación contiene referencias a términos, tales como: psicopata, alienación mental y reacciones psicopáticas, que en la actualidad son considerados peyorativos y prejuicios. Los resultados demuestran que en los últimos años, la legislación sobre la atención a la salud mental sufrió amplias modificaciones, y en el periodo de 1991 a 2001, los modos de tratamientos se centran en el modelo asistencial que pretende romper con el modo hospitalocéntrico, enfatizar la humanización, la reinserción social, la preservación y restauración de la ciudadanía de las personas con trastornos mentales y la evaluación de esos servicios para garantizar los derechos de ese grupo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this historical study, based on social history and developed in 2008 was to identify Mental Health Brazilian Federal Legislation from 1935 to 2001 and analyze treatment modes used on patients with mental disorders. Thirty-six legal displays were accessed. From 1935 to 1990, Brazilian legislation treated administrative questions in mental health with references to terms like psychopath, mental alienation, and psychopathic reactions, which are now considered pejorative and prejudicial. The results of the legal displays show that in recent years mental health assistance has suffered several transformations. In the period from 1991 to 2001, treatment modes have focused on the care model which seeks a rupture from the hospital-centered model and which emphasizes humanization, social reinsertion, the preservation and rescue of the citizenship of people with mental disorders, as well as the evaluation of these services in order to guarantee these patients' rights.
  • A dor como quinto sinal vital: utilização da escala de avaliação por enfermeiros de um hospital geral Artigo Original

    Bottega, Fernanda Hanke; Fontana, Rosane Teresinha

    Resumo em Português:

    Pesquisa descritiva, que objetivou descrever as impressões dos enfermeiros sobre o uso de uma escala visual analógica de avaliação da dor em adultos. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 14 enfermeiros de um hospital e analisados mediante análise temática, resultando em seis categorias: a avaliação da dor e sua importância; a avaliação da dor oportunizando humanização do cuidado; a escala da dor medindo subjetividade; a avaliação da dor oportunizando humanização do cuidado; a aplicação da escala orientando a tomada de decisões e a evolução do cuidado e; a dor como quinto sinal vital. O uso da escala possibilitou que os enfermeiros percebessem a dor como o quinto sinal vital, permitiu-lhes acompanhar a eficácia do cuidado e humanizá-lo. Pode-se inferir que a avaliação da dor por meio de uma escala facilita a tomada de decisões do enfermeiro, favorecendo o cuidado atento às necessidades do paciente.

    Resumo em Espanhol:

    Es una investigación descriptiva con el objetivo de describir las impresiones de las enfermeras sobre el uso de una escala analógica visual para evaluar el dolor en los adultos. Los datos se recolectaron a través de un cuestionario aplicado a 14 enfermeras en un hospital y se analizaron mediante análisis temático, lo que resulta en seis categorías: la evaluación del dolor y su importancia; la evaluación del dolor para la humanización de la atención; la escala de dolor de medición subjetiva; la aplicación de la escala para orientar la toma de decisiones, y el dolor como un quinto signo vital. El uso de la escala permitió que las enfermeras percibiesen el dolor como el quinto signo vital, les permitió controlar la eficacia de la atención y humanizarla. Se puede inferir que la evaluación del dolor mediante una escala facilita la toma de decisiones del enfermero mediante el fomento de cuidado atento a las necesidades del paciente.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study aimed to describe nursing impressions on using a visual analogue scale for assessing pain in adults. Data was collected through a questionnaire administered to 14 nurses at a hospital. Data analysis, using thematic analysis, resulted in six categories: pain assessment and its importance; pain assessment enabling humanization of care; the pain scale measuring subjectivity; pain assessment enabling humanization of care; guiding the implementation of scale-making; the evolution of care, and pain as a fifth vital sign. The use of the scale enabled nurses to perceive pain as the fifth vital sign, as well as allowed them to monitor the effectiveness of care and humanize it. It can be inferred that using a scale in assessing pain facilitates nursing decision-making by encouraging attentive care to patients' needs.
  • Assistência ao adolescente em um serviço terciário: acesso, acolhimento e satisfação na produção do cuidado Artigo Original

    Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Ribeiro, Edivânia Maria Vasconcelos; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa que objetivou identificar as formas de acesso e acolhimento de adolescentes em um serviço de saúde, descrever a satisfação com o cuidado recebido e as relações estabelecidas com os profissionais. Realizado no Hospital Geral de Fortaleza, participaram sete adolescentes internados na Unidade Pediátrica por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. Os adolescentes demonstraram conhecimentos sobre as condições de saúde e tratamento. Perceberam condições satisfatórias de acesso e acolhimento com restrições à porta de entrada. Destacaram aspectos positivos da relação, da comunicação e da resolubilidade dos problemas na unidade de internação. A escuta e o acolhimento são as principais ações para a satisfação durante os cuidados. Há, portanto, necessidade de um agir pautado nos dispositivos da integralidade por todos os membros da equipe de saúde e em todos os espaços na produção do cuidado aos adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio exploratorio, descriptivo, con enfoque cualitativo, que buscó identificar las maneras de acceso y de acogida a los adolescentes en un servicio de salud, para describir la satisfacción con la atención recibida y las relaciones con los profesionales. La investigación se llevó a cabo a través de entrevistas semiestructuradas con siete adolescentes internados en la unidad pediátrica del Hospital General de Fortaleza, Ceará, Brasil. Las entrevistas se analizaron por medio del analisis de contenido. Los adolescentes demostraron conocimientos sobre las condiciones de salud y el tratamiento. Percibieron condiciones satisfactorias de acceso y acogida, con restricciones a la puerta de entrada. Destacaron los aspectos positivos de la relación, de la comunicación y de la resolución de los problemas en la unidad de hospitalización. Escuchar y acoger fueron las principales acciones señaladas por los adolescentes para la satisfacción durante la atención. Por lo tanto, existe la necesidad de acciones basadas en los dispositivos de la integralidad de todos los miembros del equipo de salud y en todas los lugares en los que se ofrece la atención a los adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    The exploratory-descriptive qualitative study aimed to identify the access and embracement forms presented by the service, according to the adolescents' perception, describe the satisfaction of these subjects and the relationships established with the professionals in the received care. It was carried out at the General Hospital of Fortaleza, Ceara, Brazil, seven adolescents interned in the Pediatric Unit participated of the study through a semi-structured interview. The interviews were submitted to content analysis. The adolescents demonstrated knowledge concerning the health care and treatment conditions. They noticed satisfactory access and embracement conditions with restrictions concerning the entrance door. They highlighted positive aspects of the relationships, the communication, and the resolvability of the inpatient unit problems. Listening and embracement were the main actions towards satisfaction during care. There is, however, the need for actions based on devices for the integrality of all the health team members and in all the adolescent care production areas.
  • Experiências dos enfermeiros com o trabalho de gestão em saúde no estado da Paraíba Artigo Original

    Barrêto, Anne Jaquelyne Roque; Sá, Lenilde Duarte de; Silva, Cesar Cavalcanti da; Sérgio Ribeiro dos Santos,; Brandão, Gisetti Corina Gomes

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve como objetivo analisar as impressões dos enfermeiros sobre a experiência como gestor em saúde na perspectiva de reconhecer elementos fortalecedores do projeto da Reforma Sanitária. O estudo é exploratório, qualitativo e ancorado na história oral temática. Colaboraram sete enfermeiros que atuavam como gestores em municípios da Paraíba/Brasil. As informações foram analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo. Baseados em suas experiências, os colaboradores reconheceram a Estratégia Saúde da Família como reorganizadora da atenção básica e como locus de aprendizagem para a gestão. Também citaram como desafios o despreparo dos trabalhadores para a gestão em saúde e a falta de autonomia financeira, problemas que impactam negativamente as metas instituídas no Pacto de Gestão e retardam o processo da Reforma Sanitária. Os enfermeiros, embora tenham recebido em sua formação conhecimentos na linha taylorista, mostram-se sensíveis ao planejamento de ações sob conceitos como vigilância em saúde, revelando potencial para mudanças.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación tuvo como objetivo analizar las impresiones de los enfermeros sobre su experiencia como gestores de salud, en la perspectiva de reconocer elementos fortalecedores del proyecto de Reforma Sanitaria. Es un estudio exploratorio, cualitativo, fundamentado en la historia oral temática. Los participantes del estudio son siete enfermeros que trabajaban como gestores en los municipios del estado de Paraíba, Brasil. Las informaciones se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. Los colaboradores, basados en sus experiencias, reconocieron la Estrategia de Salud de la Familia como reorganizadora de la atención básica y como locus de aprendizaje para la gestión. Citaron como desafíos la falta de preparación de los trabajadores para la gestión de salud y la falta de autonomía financiera, problemas que impactan negativamente las metas instituídas por el Pacto de Gestión y retrasan el proceso de Reforma Sanitaria. Los enfermeros, a pesar de que han recibido en su formación conocimientos de la línea taylorista, se mostraron sensibles a la planificación de acciones según conceptos tales como la vigilancia en salud, revelando potencial para el cambio.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze nursing impressions about their experiences as health care managers within the perspective of recognizing empowering elements of the Brazilian Sanitary Reform project. The study is exploratory, qualitative, and anchored in the oral history thematic. Seven nurses who worked as managers in municipalities of Paraíba, Brazil participated. The information was analyzed according to the content analysis technique. Based on their experiences, the collaborators recognized the Family Health Strategy as a reorganizer for basic care and a locus for management learning. The unpreparedness of workers for health care management and lack of financial autonomy were cited as challenges and seen as problems that negatively impacted the goals established in the Management Pact and retard the Health Reform process. The nurses, although they had received knowledge concerning the Taylorist line in their formal training, showed themselves to be sensitive to planning actions under concepts such as health surveillance, revealing the potential for change.
  • Higiene e infância no Paraná: a missão de formar hábitos saudáveis (1931-1949) Artigo Original

    Larocca, Liliana Müller; Marques, Vera Regina Beltrão

    Resumo em Português:

    Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da infância, este estudo teve por objetivo problematizar a difusão da higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1931 e 1949. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas ideias de processo civilizador de Norbert Elias. Os discursos que evidenciavam a missão de criar na infância local uma consciência sanitária com vistas ao progresso e a inserção do Paraná no cenário político nacional foram resgatados na Revista Médica do Paraná. Emergiram percepções de uma medicina com uma nova função social: educar e civilizar a infância, utilizando para tanto a estratégia da higienização.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo como base la investigación de los discursos médicos referentes a la higienización de la infancia, este estudio intenta problematizar la difusión de la Higiene en la sociedad paranaense durante el período comprendido entre 1931 y 1949. Se trata de un estudio de carácter histórico, inspirado en las ideas del proceso civilizador de Norbert Elias. Los discursos que evidenciaban la misión de crear en la infancia local una conciencia sanitaria con vistas al progreso y la inserción del Paraná, Brasil, en el escenario político nacional fueron investigados en la Revista Médica del Paraná. Surgieron percepciones de una medicina con una nueva función social: educar y civilizar a la infancia, utilizando para ello la estrategia de la higienización.

    Resumo em Inglês:

    Based on investigating medical accounts referring to childhood hygiene, this study aimed to discuss the diffusion of hygienic practices in the Paraná state society between 1931 and 1949. It is a historic study in nature, inspired by Norbert Elias's ideas on the civilizing process. The accounts, which evidenced the mission of bringing about hygiene awareness among local children with aims to foster progress and insert the state of Paraná, Brazil, in the national political scenario, were extracted from the Paraná State Medical Journal (Revista Médica do Paraná). Perceptions emerged concerning medicine with a new social function: to educate and civilize infancy through utilizing a hygiene strategy.
  • As ditaduras de Vargas e Franco: implicações da consagração da maternidade para a enfermagem Artículo Original

    Santos, Tânia Cristina Franco; Barreira, Ieda de Alencar; Almeida Filho, Antonio José de; Oliveira, Alexandre Barbosa de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo descrever as características histórico-sociais do Brasil e da Espanha no contexto dos regimes ditatoriais instaurados por Vargas e Franco e analisar as representações sobre a maternidade no contexto desses regimes e suas implicações para a enfermagem. Estudo histórico-social cujo método contemplou como fontes: documentos escritos brasileiros e espanhóis. A coleta dos dados foi realizada no período de 13 de maio a 29 de agosto de 2008. A análise comportou as etapas de organização e classificação das fontes selecionadas. Como resultado, evidenciou-se que a glorificação da mulher por suas virtudes físicas como a maternidade e por seus atributos morais legitimou sua inserção honrosa no espaço público, ainda que para reproduzir nesse espaço, como enfermeira, as qualidades femininas necessárias ao cuidado. Conclui-se que a consagração da maternidade determinou possibilidades e limites para a enfermeira.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo describir las características históricas y sociales de Brasil y España en el contexto de los regímenes dictatoriales instaurados por Vargas y Franco, y analizar las representaciones sobre la maternidad en el contexto de esos regímenes y sus implicaciones para la enfermería. Es un estudio histórico y social cuyo método consideró como fuentes: documentos escritos brasileños y españoles. La recolección de los datos se hizó en el período de 13 de mayo a 29 de agosto de 2008. Para el análisis se realizaron las etapas de organización y clasificación de las fuentes elegidas. Como resultado, se evidencio que la glorificación de la mujer por sus virtudes físicas como la maternidad y por sus atributos morales legitimó su inserción honorable en el espacio público, para reproducir en ese espacio, como enfermeras, las cualidades femeninas necesarias al cuidado. Se concluye que la consagración de la maternidad ha determinado posibilidades y límites para la enfermera.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to describe the historical and social characteristics of Brazil and Spain within the context of the Vargas and Franco dictatorial regimes and analyze representations about maternity therein, as well as their implications for nursing. This historical and social study contemplated Brazilian and Spanish written documents method as its primary sources. Data was collected from May 13th to August 29th, 2008. Data analysis included the organization and classification stages of the primary sources selected. As a result, it became clear that the glorification of women for their physical virtues, such as maternity, and for their moral attributes legitimated their honorable insertion in the public arena. Thus, as nurses, they were to reproduce the feminine qualities necessary for care in this same arena. The conclusion is the consecration of motherhood has determined possibilities and limits for nurse.
  • A enfermagem francesa: assistência e educação - considerações acerca de sua história e perspectivas atuais Artigo Original

    Maliska, Isabel Cristina Alves; Padilha, Maria Itayra; Borenstein, Miriam Süsskind; Costa, Roberta; Gregório, Vitória Regina Petters; Vieira, Mariana

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza histórico-social, que teve como objetivo conhecer a história da educação e profissionalização da enfermagem moderna francesa, bem como as novas perspectivas para a profissão naquele país, no que se refere à estruturação, formação e organização da profissão. Foram utilizados periódicos, livros, a legislação pertinente à temática, materiais produzidos por Associações de Enfermagem francesas acerca de sua história, que, através da análise documental, chegou-se a três categorias: A enfermagem moderna na França: a influência republicana; O modelo nightingaleano na França; e A educação em enfermagem na atualidade: novas perspectivas. Conclui-se que a enfermagem francesa sofreu grandes mudanças e vem passando por um momento histórico importante, com a discussão de novas competências para a profissão, um novo currículo universitário para a enfermagem, além da implantação da Ordem Nacional de Enfermeiros, gerando repercussões políticas, sociais e científicas que darão novos rumos à profissão.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una investigación documental, de naturaleza histórica y social, que tiene como objetivo conocer la historia de la educación y profesionalización de la enfermería moderna en Francia, así como las nuevas perspectivas para la profesión en aquel país, referente a la estructuración, formación y organización de la profesión. Para el estudio se utilizaron revistas, libros, la legislación relativa a la temática y materiales producidos por asociaciones de enfermería francesas acerca de su historia. Por medio del análisis documental se obtuvieron tres categorías: la enfermería moderna en Francia: la influencia republicana; el modelo Nightingaleano en Francia; y la educación en enfermería en la actualidad: nuevas perspectivas. Se concluye que la enfermería francesa sufrió grandes cambios y pasa por un momento histórico importante, con la discusión de nuevas competencias para la profesión, un nuevo currículo universitario para enfermería, además de la implantación de la Orden Nacional de Enfermeros, que ha producido repercusiones políticas, sociales y científicas que darán nuevos rumbos a la profesión.

    Resumo em Inglês:

    This is a social-historical documental study, aiming to better understand the history of education and professionalization in modern French nursing as well as new perspectives for the profession in France with reference to the profession's structuring, formation, and organization. We used pertinent periodicals, books, decrees, laws, and materials produced by the French Nursing Associations about its history. Documentary analyses then produced three categories: Modern French nursing: the republican influence; the Nightingale model in France; and nursing education in actuality: new perspectives. The conclusion was that French nursing has suffered great changes and is going through an important historical moment with the discussion of new competencies for the profession, a new university curriculum for nursing, as well as the implantation of the National Nursing Order - creating political, social, and scientific repercussions that will give new paths to the profession.
  • Rede social e vínculos apoiadores das famílias de crianças com câncer Artigo Original

    Di Primio, Aline Oliveira; Schwartz, Eda; Bielemann, Valquíria de Lourdes Machado; Burille, Andréia; Zillmer, Juliana Graciela Vestena; Feijó, Aline Machado

    Resumo em Português:

    O estudo buscou conhecer os vínculos apoiadores e a rede social das famílias que têm em seu contexto uma criança com câncer. Trata-se de uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo seis familiares, sendo dois de cada uma das crianças com câncer internadas na Unidade Onco-Hematologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão Florianópolis-SC. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, de maio a junho de 2006. Para organização dos resultados foi utilizada a análise temática. Os resultados revelam que a família procura se organizar para lidar com a doença, gerando um fortalecimento dos vínculos familiares e da rede de apoio. A religiosidade aparece como estratégia para suportar as situações advindas do câncer. Entretanto, evidenciou-se que a doença também pode fragilizar os vínculos anteriormente estabelecidos.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo conocer los vínculos y la red de apoyo social a las familias que tienen un niño con cáncer. Se trata de una investigación exploratoria, descriptiva con enfoque cualitativo. Los participantes del estudio son seis familiares, dos de cada uno de los niños con cáncer hospitalizados en la Unidad de Oncología y Hematología del Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. La recolección de datos se realizó a través de entrevista semiestructurada, de mayo a junio de 2006. Para la organización de los resultados se utilizó el análisis temático. Los resultados muestran que la familia intenta organizarse para hacer frente a la enfermedad, dando lugar a un fortalecimiento de los lazos familiares y la red de apoyo. La religiosidad aparece como una estrategia para manejar las situaciones derivadas del cáncer. Sin embargo, quedó claro que la enfermedad también puede debilitar los vínculos establecidos previamente.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to know the support bonds and the social network of the families that have a child with cancer in their context. It is an exploratory, descriptive investigation made with a qualitative approach. Six family members participated in the study, two from each of the children with cancer hospitalized in the Onco-Hematology Unit of the Joana de Gusmão Children´s Hospital in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. The data was collected using semi-structured interviews carried out from May to June of 2006. In order to organize the results, thematic analysis was used. The results revealed that the family seeks to organize itself in order to deal with the disease, resulting in a strengthening of family bonds and respective support networks. Religion appears as a strategy to handle situations which arise from cancer. However, it became clear that the disease can also weaken the previously established bonds.
  • Análise da influência do acondicionamento diferenciado de lâminas para colpocitologia no resultado laboratorial Artigo Original

    Américo, Camila Félix; Chagas, Ana Carolina Maria Araújo; Lopes, Emeline Moura; Dias, Levânia Maria Benevides; Lima, Thaís Marques; Moura, Escolástica Rejane Ferreira; Pinheiro, Ana Karina Bezerra

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar a influência das formas de acondicionamento de lâminas de colpocitologia nos resultados dos laudos laboratoriais concernentes a Epitélios Representativos da Amostra, Alterações Celulares Benignas e atipias celulares. Estudo descritivo, quantitativo, realizado entre abril e junho de 2008. Participaram 72 mulheres que realizaram exame preventivo do câncer de colo uterino, em um Centro de Parto Natural de Fortaleza-CE. De cada participante foram coletados dois esfregaços de espécime cérvico-vaginal: um foi acondicionado junto ao de outras usuárias (caso), e outro isoladamente (controle), atendendo aos padrões técnicos. Seguiu-se o critério de "cegagem" da leitura das lâminas. Os resultados das duas lâminas foram comparados verificando discordâncias nos diferentes armazenamentos. Houve discordância de 58,3% em relação aos Epitélios Representativos da Amostra e 48,2% com relação às Alterações Celulares Benignas. Os resultados sugerem novos estudos sobre formas de acondicionamento, controle da intrasubjetividade do técnico responsável pela leitura e ordem de coleta das lâminas caso e controle.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se evaluó la influencia de los tipos de embalaje de hojas de la citología en los resultados de los informes de laboratorio relativos al epitelio de muestra representativa, los cambios celulares benignos y atipia celular. Es un estudio descriptivo, cuantitativo, realizado entre abril y junio de 2008. Las participantes fueron 72 mujeres que se sometieron a exámenes preventivos para el cáncer cervical en un Centro de Parto Natural, en la ciudad de Fortaleza, Ceará, Brasil. De cada participante se recogieron dos muestras de frotis cervical vaginal: uno fue puesto al lado del de otras usuarias (caso), y uno solo (control), teniendo en cuenta las normas técnicas. Se realizó el criterio de "cegagem" de la lectura de las hojas. Los resultados de las dos hojas fueron comparados y fue visto incompatibilidades en los diferentes almacenamientos. Un desacuerdo fue de 58,3% en comparación con el epitelio de muestra representativa, y 48,2% en comparación con cambios celulares benignos. Los resultados sugieren nuevos estudios sobre las formas de almacenamiento, control de la intrasubjetividad del técnico responsable de leer y ordenar la recolección de las hojas de casos y control.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the influence of packing types of cytology slides in laboratory report results pertaining to Sample Epithelia Representatives, Benign Cellular Alterations, and cellular atypia. This is a descriptive and quantitative study conducted between April and June of 2008. The participants were 72 women who underwent cervical cancer preventive examinations in a Center for Natural Childbirth, Fortaleza, Ceará, Brazil. From each participant we collected two cervical smears of vaginal specimen: one was put next to other users (case), and the other alone (control), given the technical standards. This was followed by the criterion of blind control in reading the slides. The results of the two blades were compared by checking inconsistencies in the various packing realities. There was a 58.3% discrepancy compared to epithelia representative samples and 48.2% compared to benign cellular changes. The results suggest further studies are needed regarding packaging, control of the intra-subjectivity of the technician responsible for reading, and the sequence for collecting case and control slides.
  • Percepções de adolescentes sobre sua sexualidade Artigo Original

    Freitas, Kelly Ribeiro de; Dias, Silvana Maria Zarth

    Resumo em Português:

    O estudo qualitativo de natureza descritiva objetivou conhecer as percepções dos adolescentes sobre o desenvolvimento da sua sexualidade. Utilizou-se a abordagem do Método Criativo e Sensível que apresenta alternativa para pesquisa em enfermagem através da dinâmica grupal de "criatividade e sensibilidade". Participaram do estudo 12 adolescentes de uma escola estadual de Porto Alegre. Foram realizadas quatro dinâmicas para a coleta de informações. A análise respeitou as etapas do Método, contextualizado na pedagogia crítico-reflexiva proposta por Paulo Freire. Da análise emergiram três temas: o adolescente: vivenciando conflitos e dificuldades; a sexualidade para o adolescente; e o ato sexual. Considera-se importante destacar que as percepções dos adolescentes sobre sua sexualidade surgiram no âmbito dos debates e aliança de saberes durante as dinâmicas. Isso contribuiu para o estabelecimento de um novo ambiente de diálogo no contexto escolar que promoveu e facilitou o aprofundamento da temática, em linguagem acessível, e em parceria com os adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio cualitativo de naturaleza descriptiva, con el objetivo de conocer las percepciones de los adolescentes sobre el desarrollo de su sexualidad. Se utilizó el enfoque del método creativo y sensible que presenta una alternativa a la investigación en enfermería a través de la dinámica de grupos de "creatividad y sensibilidad". Los participantes del estudio son 12 adolescentes de una escuela estatal de Porto Alegre. Para la recolección de los datos se hicieron cuatro talleres. El análisis siguió las etapas del método en el contexto de la pedagogía crítica de Paulo Freire. Tres temas emergieron del análisis: el adolescente: conflictos y dificultades de vida; la sexualidad para los adolescentes; y el acto sexual. Se considera importante hacer hincapié en que las percepciones de los adolescentes sobre su sexualidad surgieron en los debates y la alianza de conocimientos durante las reuniones, lo que contribuyó a la creación de un nuevo ambiente de diálogo en el contexto escolar que promovió y ayudó a la profundización del tema en un lenguaje accesible, en colaboración con los adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study of a descriptive nature attempts to better understand the perceptions of teenagers regarding the development of their sexuality. The Creative and Sensitive Method approach, which presents an alternative to research in nursing through dynamic "creativity and sensitivity workshops" groups, was used. Twelve adolescents from a State School in Porto Alegre, RS, Brazil, participated in the study. Four workshops were held to collect information. The analysis respected the stages of the Method in the context of the Paulo Freire´s critical-reflexive pedagogy. Three topics emerged from the analysis: the teenager: living conflicts and difficulties; sexuality for teenagers; and the sexual act. It is considered important to emphasize that the teenagers' perceptions regarding their sexuality emerged from the debates and the alliance to knowledge during the meetings. This contributed to establish a new environment for dialogue in the school context which promoted and helped the deepening of the subject in accessible language in partnership with the teenagers.
  • Reflexão

    Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Lenardt, Maria Helena

    Resumo em Português:

    As práticas de saúde contemporâneas passam por uma importante crise em sua história. Contrastando com seu expressivo desenvolvimento científico e tecnológico, estas práticas vêm encontrando sérias limitações para responder efetivamente às complexas necessidades de saúde de indivíduos e populações. Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o empoderamento como tecnologia educacional inovativa para o cuidado de si junto a idosos com diabetes mellitus. O desenvolvimento da análise é orientado por relato de experiência de atendimentos assistenciais de atenção primária à saúde, extraído do cotidiano profissional das próprias autoras. Acolhimento, acessibilidade à informação e ao conhecimento, respeito, vínculo, identidade e responsabilidade são apontados como traços principais na compreensão das interações entre profissionais de saúde, pacientes e familiares; e na construção do cuidado "empoderador" em enfermagem, que propicia ao idoso ser protagonista do processo, estimulando o cuidado de si, por meio da aliança terapêutica entre idoso, profissional e família.

    Resumo em Espanhol:

    Las prácticas contemporáneas de la salud pasan por una grave crisis en su historia. En contraste con su expresivo desarrollo científico y tecnológico, estas prácticas se enfrentan a serias limitaciones para responder eficazmente a las complejas necesidades de salud de los individuos y las poblaciones. Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el empoderamiento como tecnología educativa innovadora para fomentar el cuidado de sí mismos de los ancianos con diabetes mellitus. El desarrollo del análisis se guía por los informes de la experiencia del cuidado en la atención primaria de salud, extraídos de la labor diaria de las autoras de este estudio. La recepción, la accesibilidad a la información, el conocimiento, el respeto, el empleo, la identidad y la responsabilidad son señaladas como características claves para entender las interacciones entre los profesionales de la salud, los pacientes y los miembros de la familia, y la construcción de "empoderamiento" en el cuidado de la enfermería, que permite que los ancianos sean protagonistas de ese proceso, al fomentar el cuidado de sí, a través de la alianza terapéutica entre los ancianos, el profesional y la familia.

    Resumo em Inglês:

    Contemporary health care practices are going through a historical crisis. In contrast to expressive scientific and technological development, these practices are encountering serious limitations to effectively respond to individuals' and populations' complex health needs. This experience report aims to reflect on the empowerment of innovative educational technology towards self-care together with elderly people with diabetes mellitus. The development of the analysis is oriented by experience reports in primary health care assistance, extracted from these authors' daily work. Reception, accessibility to information, knowledge, respect, linking, identity, and responsibility are singled out as key features in understanding the interactions between health professionals, patients, and family members. The construction of empowerment care in nursing provides the elderly to be protagonists of the process, encouraging self-care through the therapeutic alliance between the elderly, the health care professional, and family.
  • Bioética e formação do enfermeiro: uma interface necessária Reflexão

    Mascarenhas, Nildo Batista; Rosa, Darci de Oliveira Santa

    Resumo em Português:

    Ensaio reflexivo que visa reunir alguns marcos conceituais da bioética e refletir sobre a relação desta disciplina com o processo de formação do enfermeiro. No transcorrer desta reflexão, foi possível constatar que é essencial para a formação ética do enfermeiro a fundamentação teórica e filosófica mínima, pertinente e atualizada, dos docentes que lecionam neste campo disciplinar, de modo a transpor discussões que sejam restritas ao âmbito normativo e deontológico. Além disso, urge a necessidade de articular o ensino da bioética com a prática cotidiana do exercício profissional da enfermagem. Para isso, o uso de estratégias ativas para abordagem dos problemas do cotidiano e a transversalidade do ensino emergem como possibilidades de produzir mudanças e contextualizar o ensino deste campo disciplinar com as demandas educacionais e sociais contemporâneas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente ensayo es reunir algunos de los marcos conceptuales de la bioética y reflexionar sobre la relación de esta disciplina con el proceso de formación del enfermero. En el curso de esta reflexión se constató que lo que es esencial para la formación ética del enfermero es una base teórica y filosófica mínima, pertinente y actualizada, de los profesores que enseñan en este campo disciplinario, con el fin de incorporar discusiones que se limitan al ámbito normativo y deontológico. Por otra parte, existe la necesidad urgente de articular la enseñanza de la bioética con la práctica diaria de la enfermería. Para ello, el uso de estrategias activas para hacer frente a los problemas de la vida diaria y la transversalidad de la enseñanza, surgen como posibilidades de producir cambios y contextualizar la enseñanza de este campo disciplinario con las demandas educacionales y sociales contemporáneas.

    Resumo em Inglês:

    This is a reflexive article which aimed to reunite some conceptual frameworks of bioethics and reflect on the relationship of this discipline with the nursing education process. In the course of this reflection, it was possible to affirm that a minimal relevant and updated theoretical and philosophical foundational is essential to the nurse's ethical education from the professors who teach this discipline in order to transpose strictly normative and deontological discussions. Beyond this, there is an urgent need to articulate bioethics instruction with professional nursing daily practice. In order to do so, the use of active strategies to address everyday problems and the transversality of teaching emerge as possibilities for producing changes and contextualizing the teaching of this subject area with educational and social contemporary demands.
  • Tecnologia como fundamento do cuidar em Neonatologia Reflexão

    Sá Neto, José Antonio de; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará

    Resumo em Português:

    Trata-se de um artigo sobre a evolução histórica da tecnologia em Neonatologia, enfatizando aspectos conceituais e reflexivos sobre o impacto da tecnologia no processo do cuidar. Embora a tecnologia tenha contribuído para a sobrevivência de prematuros extremos e de muito baixo peso nos últimos anos, revela por vezes um atendimento mecânico e impessoal, um contraponto às questões éticas e humanas. Propõe-se uma discussão crítico-reflexiva sob o emprego da tecnologia no cuidado neonatal, destacando suas implicações e adequações às necessidades do recém-nascido. Concluiu-se que o que determina se uma tecnologia é boa ou ruim, se ela desumaniza, despersonaliza ou objetifica o cuidado é a maneira pela qual é utilizada, tornando-se necessário o aperfeiçoamento e a atualização dos profissionais de saúde. Nesse exercício reflexivo há de se repensar novas maneiras de cuidar, utilizando a arte, a sensibilidade e a criatividade na apropriação e humanização das tecnologias.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un artículo sobre la evolución histórica de la tecnología en neonatología, resaltando aspectos conceptuales y reflexivos sobre el impacto tecnológico en el proceso de cuidar. A pesar de que en los últimos años, la tecnología ha contribuido para mejorar la supervivencia de prematuros extremos nacidos con muy bajo peso, algunas veces da lugar a una modalidad de atención mecánica e impersonal, que se contrapone a cuestiones de índole ética y humana. Se propone una discusión crítica y reflexiva acerca del uso de la tecnología en el cuidado neonatal, destacando sus implicaciones y adecuaciones a las necesidades del recién nacido. Se concluyó que lo que determina si una tecnología es buena o mala, si deshumaniza, despersonaliza o interpreta como objeto al sujeto a cuidar, es la manera como es utilizada, convirtiéndose en imprescindible el perfeccionamiento y la actualización de los profesionales de la salud. En este ejercicio análitico es necesario reflexionar acerca de nuevas maneras de brindar cuidados, utilizando el arte, la sensibilidad y la creatividad en la adaptación y humanización de las tecnologías.

    Resumo em Inglês:

    This article about the historical evolution of technology in Neonatology emphasizes conceptual and reflective aspects concerning the impact of technology on the neonatal care process. Although technology has contributed to the survival of extremely premature and very low birth weight newborns in recent years, sometimes it reveals a mechanical and impersonal service in direct contradiction to ethical and human topics. Thus, we propose a critical and reflective evaluation of this technology in the neonatal care, highlighting its implications and adequacies towards the needs of the newborn. In order to do so, this study was based on internet data, books, and periodicals about the area. We conclude that what determines whether a technology is good or bad, de humanize, depersonalize, or fies in associated care is the way it is used. This makes improvement and updating health care professionals necessary. In this reflective exercise, it is important to rethink new ways of care using art, sensitivity, and creativity in appropriating and humanizing technology.
  • Cuidado humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa Reflexão

    Baggio, Maria Aparecida; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre cuidado humano, tecnologias da informação e o pensamento complexo no cenário contemporâneo da enfermagem. O texto relaciona os principais pressupostos do paradigma da complexidade com as tecnologias da informação e o cuidado de enfermagem em suas múltiplas dimensões, destacando as relações do ser humano com tais tecnologias. Com base nos questionamentos e reflexões, deduzimos que conceber o uso das tecnologias e contextualizar sua realidade profissional para compreender a complexidade é, para a enfermagem contemporânea, um desafio complexo. Vislumbramos a possibilidade de inovar a prática do cuidado do outro de forma a corresponder às necessidades de um mundo globalizado, não ignorando a convivência entre os seres humanos, percebida como necessária e importante para a gerência de relações de cuidado saudáveis e construtivas. Abre-se para novos questionamentos na perspectiva de uma prática de cuidado tecnologicamente melhor organizada e mais avançada.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene como objetivo promover la reflexión sobre el cuidado humano, la tecnología de la información y el pensamiento complejo en el contexto contemporáneo de la enfermería. El texto relaciona los principales postulados del paradigma de la complejidad con la tecnología de la información y el cuidado de enfermería en sus múltiples dimensiones, destacando las relaciones de los seres humanos con esas tecnologías. A partir de preguntas y reflexiones, deducimos que concebir el uso de la tecnología y contextualizar su realidad profesional para comprender la complejidad es para la enfermería contemporánea un reto complejo. Imaginamos la posibilidad de innovar la práctica del cuidado como una forma de satisfacer las necesidades de un mundo globalizado, sin ignorar la coexistencia entre los seres humanos, como necesaria e importante para la gestión de las relaciones de un cuidado sano y constructivo. Este estudio se abre a nuevas preguntas en la perspectiva de una práctica de cuidado mejor organizada y más avanzada tecnológicamente.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to promote reflections concerning human care, information technologies, and complex thought in the contemporary scenario of nursing. The text relates the presupposed principles of the complexity paradigm with information technologies and nursing care in its multiple dimensions, highlighting human relationships with such technologies. From questioning and reflection, we deduce that conceiving the use of technologies and contextualizing their professional reality in order to better comprehend complexity is a complex challenge for contemporary nursing. We further point out the possibility for innovating care practices for others in a manner which corresponds to the necessities of a globalized world, not ignoring human interaction, seen as necessary and important for managing healthy and constructive care relationships. This opens up the possibility for new questions under the perspective of a more advanced and technologically better organized care practice.
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br