Acessibilidade / Reportar erro

NOTÍCIAS

Esta seção destina-se a divulgar as teses e as dissertações dos alunos do Programa de Pós-graduação em História, da UFF, assim como as teses dos professores do Departamento.

A música no Teatro de Gil Vicente: A função do espetáculo no projeto político da Dinastia de Avis (?1495-1536)

Leonora Pinto Mendes

Defesa: 05/01/05 – Doutorado

Banca: Vânia Leite Fróes (orientadora), Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ-Letras), Lygia Rodrigues Vianna Peres (UFF/Letras), José Costa D'Assunção Barros (CBM/Música), Ciro Flamarion Santana Cardoso (UFF)

O trabalho consiste num estudo da função da música como elemento importante na produção e na veiculação da imagem do rei e do reino português, sob a Dinastia de Avis, no final do século XV e início do XIV. Gil Vicente, dramaturgo e poeta, responsável pelos espetáculos da corte, colocou efetivamente o "poder em cena", promovendo sua verdadeira exibição no período manuelino e joanino.

Revolucionários, Bandidos e Marginais: crime político e comum na ditadura

Cátia da Conceição Faria Machado

Defesa: 17/01/05 – Mestrado

Banca: Daniel Aarão Reis Filho (orientador), Jorge Luiz Ferreira (UFF), Michel Misse (UFRJ/Sociologia)

O estudo pretende refletir sobre duas grandes questões, analisando, primeiramente, a afirmação da imprensa de que a organização criminosa Comando Vermelho surgiu das relações estabelecidas entre presos políticos e comuns na Ilha Grande. Como segundo ponto, discute a recusa da ditadura em admitir a existência de presos políticos. Ao fazê-lo, possibilitou que assaltantes de bancos sem engajamento político-partidário fossem enquadrados junto com os guerrilheiros na lei de Segurança Nacional (LSN) de 1969.

Ser "ingênuo" em Desterro/SC: A lei de 1871, o vínculo tutelar e a luta pela manutenção dos laços familiares das populações de origem africana (1871-1889)

Patrícia Ramos Geremias

Defesa: 19/01/05 – Mestrado

Banca: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro (orientadora), Beatriz Galloti Mamigoniam (UFSC), Márcia Maria Menendes Mota (UFF)

O presente trabalho discute o processo de elaboração da legislação de 1871 através dos principais projetos que, ao longo do século XIX, propuseram a liberdade do ventre como uma das medidas mais seguras para o encaminhamento da questão servil no país. Na tentativa de entender as implicações desta legislação para as crianças declaradas livres, assim como para suas famílias, analisamos os processos de tutelas, oriundos do juizado de órfãos e ausentes de Desterro, entre 1880-1889.

Uma esquerda para o capital: Crise do marxismo e mudanças nos projetos políticos dos grupos dirigentes do PT (1979-1998)

Eurelino Teixeira Coelho Neto

Defesa: 15/ 02/ 05 – Doutorado

Banca: Virgínia Fontes (Orientadora), Marcelo Badaró (UFF), Sônia Mendonça (UFF), Carlos Nelson Coutinho (UFRJ/Serviço Social) e Lúcio Flávio de Almeida (PUC-SP/Ciências Sociais).

A tese problematiza a história das duas organizações políticas, cujas trajetórias convergiram, na década de 90, para a formação do bloco político conhecido atualmente como campo majoritário do PT. A pesquisa abordou as organizações como intelectuais, em perspectiva gramsciana, e investigou a relação entre a trajetória destes intelectuais e a dinâmica da luta de classes no período, buscando produzir uma explicação para a reviravolta teórico-programática experimentada por estas organizações.

Organização Pofissional dos Designers no Brasil: A luta pela hegemonia no campo profissional

Marcos da Costa Braga

Defesa: 15/02/05 – Doutorado

Banca: Fernando Antônio Faria (orientador), Norma Côrtes Gouveia de Melo (UFRJ), Anamaria de Moraes (PUC-RJ), Jorge Luiz Ferreira (UFF), Humberto Fernandes Machado (UFF).

O objeto desta pesquisa consiste na organização profissional dos desenhistas industriais _ em especial a Associação Profissional dos Desenhistas Industriais de Nível Superior do Rio de Janeiro (APDINS-RJ). O trabalho se propõe a compreender a construção do campo profissional destes desenhistas industriais de nível superior no Brasil.

Veja: O indispensável partido Neoliberal (1989-2002)

Carla Luciana Souza da Silva

Defesa: 17/02/05 – Doutorado

Banca: Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes (orientadora), Venício Artur de Lima (UNB), Roberto José Leher (UFRJ/Educação), Carlos Gabriel Guimarães (UFF), Marcelo Badaró Mattos (UFF)

Este estudo tem como objeto a revista Veja, de circulação nacional e periodicidade semanal, publicada pela Editora Abril. O trabalho centra-se no período de 1989 a 2002, tendo como objetivo a análise de quais são os interesses de classe defendidos na linha editorial. Para tal, investiga-se quem são os sujeitos políticos, econômicos e sociais que se fazem representar na revista.

O integralismo no processo político brasileiro – o prp entre 1945 e 1965: Cães de guarda da ordem burguesa

Gilberto Grassi Calil

Defesa: 18/02/05 – Doutorado

Banca: Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes (orientadora), Luís Edmundo de Souza Moraes (UFRRJ), René Ernaini Gertz (PUC-RS), Carlos Gabriel Guimarães (UFF), Sonia Regina Mendonça (PPGH-UFF)

Esta tese tem como objeto a intervenção do Integralismo no processo político brasileiro entre 1945 e 1965, período que corresponde à trajetória do Partido da Representação Popular, formado pelos integralistas no contexto da crise do Estado Novo e extinto pelo Ato Institucional Número 2 da ditadura militar.

A face da desordem: Pobreza e estratégias de sobrevivência em uma cidade de fronteira (Foz do Iguaçu /1964-1992)

Luiz Eduardo Catta

Defesa: 20/02/05 – Doutorado

Banca: Luiz Carlos Soares (orientador), Mônica Leite Lessa (UERJ), Joana Maria Pedro (UFSC), Carlos Gabriel Guimarães (UFF), Ismênia de Lima Martins (UFF)

Este trabalho busca mostrar a desordem instaurada em Foz do Iguaçu, entre 1964 e 1992, sobretudo no que concerne à emergência de uma significativa população pobre que ocupará os espaços centrais da cidade, adotando inúmeras estratégias para conseguir sobreviver, ao mesmo tempo em que se apresenta como "classe perigosa" para as camadas dominantes locais.

Cinearte: o cinema brasileiro em revista (1926-1942)

Taís Campelo Lucas

Defesa: 04/03/ 05 – Mestrado

Banca: Prof.ª Angela de Castro Gomes (Orientadora), Ana Maria Mauad (UFF), Mônica Almeida Kornis (CPDOC-FGV)

A revista Cinearte apresenta-se como um locus privilegiado das discussões e das projeções sobre o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil. Utilizada como fonte em inúmeros trabalhos sobre a história do cinema brasileiro, aqui ela é o próprio objeto de estudo, que traça sua cartografia a partir da compreensão do contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro e das mudanças trazidas pelo quadro político e cultural da primeira metade do século XX.

A casa carioca: Estudo sobre as formas de morar no Rio de Janeiro (1750-1850)

Ana Lúcia Vieira dos Santos

Defesa: 10/03/05 – Doutorado

Banca: Ronald José Raminelli (orientador), Sheila Siqueira de Castro Faria (UFF), Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (USP/Arquitetura), José Simões de Belmont Pessoa (UFF/Urbanismo), João Luis Ribeiro Fragoso (UFRJ)

Esta tese se propõe apresentar uma reconstituição da moradia do Rio de Janeiro, no período entre 1776 e 1850. Na ausência de exemplares arquitetônicos remanescentes deste período e de documentação em linguagem gráfica, recorremos às avaliações de imóveis encontradas em inventários post-mortem do acervo do Arquivo Nacional.

Romanização e construção da fronteira étnica na Britânia Romana – Um estudo de caso: Bath (43-84 d.C.)

Jorge Ricardo Cardoso de Carvalho Raposos da Câmara

Defesa: 21/03/05 – Mestrado

Banca: Sonia Regina Rebel de Araújo (orientadora), Regina Maria da Cunha Bustamante (UFRJ), Cláudia Beltrão da Rosa (UNIRIO)

O trabalho pretende analisar a iconografia do complexo templo-termas de Aquae Sulis (Bath), do ponto de vista da etnicidade. A partir do conceito de fronteira étnica, buscamos compreender a resposta dos bretões e suas estratégias diante da penetração da cultura romana na Britânia do século I d.C.

Movimento operário: aspirações e lutas – Rio de Janeiro 1890-1913

Marcela Goldmacher

Defesa: 21/03/05 – Mestrado

Banca:Marcelo Badaró Mattos (orientador), Fernando Teixeira da Silva (UNICAMP), Bernardo Kocher (UFF)

A dissertação objetiva discutir as interinfluências existentes no contexto político de consolidação do regime republicano, entre as formas de orientação do movimento operário (por meio de partidos e associações) e as formas de luta dos próprios trabalhadores. O ponto de partida é a análise das greves ocorridas neste período.

Nóbrega, as Cartas dos Primeiros Jesuítas e as Estratégias de Conversão dos Gentios

Mário Fernandes Correia

Defesa: 21/03/05 – Mestrado

Branca: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves (Orientador), Célia Cristina da Silva Tavares (UERJ/FFP), William de Souza Martins (Faculdades Integradas Simonsen)

Esta dissertação objetiva analisar, num viés histórico, as cartas escritas pelo padre Manuel da Nóbrega, considerando-as como instrumentos de trabalho e ação dos próprios jesuítas no processo de definir metas, estratégias e procedimentos que justificassem e viabilizassem a divulgação do cristianismo em terras brasílicas. Nóbrega e seus companheiros tiveram que encontrar por si mesmos a maior parte das soluções para os problemas enfrentados, ainda que sempre consultando, por meio de cartas, os superiores na Europa. Assim, de 1549 a 1570, ao longo da vida de Nóbrega no Brasil, estruturou-se a implantação da Companhia de Jesus na América Portuguesa.

Cultura, política e televisão: entre a massa e o popular (1964-1979)

Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley

Defesa: 28/03/05 – Doutorado

Banca: Ana Maria Mauad (Orientadora), Lucia Maria Bastos Pereira das Neves (UERJ), Lia Calabre de Azevedo (FCRB), Sonia Lino (UFJF) e Paulo Knauss (UFF)

O trabalho analisa o que se denomina campo televisivo brasileiro na mediação de significados que auxiliaram a consolidação de um projeto de coesão nacional, produzido no Brasil no período 1964-79, estudando a programação e as redes de sociabilidade das quais participaram empresários, diretores executivos e artísticos e técnicos, de forma a perceber como se inter-relacionaram em sua organização interesses individuais, de classe e do campo político nacional.

Consumo e comportamento no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX

André Dutra Boucinhas

Defesa: 30/03/05 – Mestrado

Banca: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro (orientadora), Keila Grinberg (UNIRIO), Martha Campos Abreu (UFF)

Argumentando que o consumo é uma chave para se compreender a cultura de uma sociedade, pois esta não pode ser definida como uma atividade determinada exclusivamente por fatores econômicos, mas também por fatores socioculturais, esta dissertação discute características relevantes das camadas populares e dos grupos privilegiados a partir da análise dos bens que possuíam, como também do comportamento social que apresentavam.

O passado em p&b: História e poder na narrativa histórica construída pelo Governo Militar

Marisa Simões de Albuquerque

Defesa: 31/03/05 – Mestrado

Banca: Ana Maria Mauad de Souza Andrade Essus (orientadora), Maria Paula Nascimento Araújo (UFRJ), Marialva Carlos Barbosa (UFF/Comunicação).

O objetivo desta dissertação é apresentar um estudo sobre a relação entre história, memória e ideologia na montagem da narrativa histórica empreendida pelo regime militar, entre os anos de 1966 a 1975. Para isto, realiza-se uma análise teórica do uso de imagens na composição desta mesma narrativa.

Cidade, política e memória: o quebra-quebra das barcas em Niterói, RJ – 1959

Maria da Conceição Vicente de Almeida

Defesa: 04/04/05 – Mestrado

Banca: Paulo Knauss (Orientador), Fernando Antonio Faria (UFF), Jessie Jane Vieira de Sousa (UFRJ)

A dissertação procura realizar um estudo sobre as relações entre cidade, política e memória, a partir do estudo de caso do "quebra-quebra" das barcas, ocorrido na cidade de Niterói, em 22 de maio de 1959. Caracterizada como revolta urbana, o trabalho aborda o período denominado desenvolvimentista, da segunda metade da década de 1950, no Brasil, relacionando política e vida urbana.

Um Sertão entre muitas certezas: a luta pela terra na zona rural da cidade do Rio de Janeiro (1945-1964)

Leonardo Soares dos Santos

Defesa: 04/04/05 – Mestrado

Banca: Mário Grynszpan (Orientador), Luiz Flávio Carvalho (UFRRJ/CPDA), Márcia Maria Menendes Motta (UFF).

Esta dissertação trata basicamente de dois assuntos: a transformação da zona rural carioca em um espaço voltado para a expansão do capital imobiliário urbano, e as várias formas de resistência interposta contra tal processo por milhares de famílias de pequenos lavradores da região. Por isto, junto ao estudo da evolução do mercado imobiliário, realiza-se o de suas ações de protesto, suas organizações políticas, os "encontros" camponeses e a relação com militantes e autoridades políticas da cidade.

Conservadores em ação: a UDN entre 1961-1965

João Braga Áreas

Defesa: 05/04/05 – Mestrado

Banca: Marcelo Badaró Mattos (orientador), Renato Luís do Couto Neto e Lemos (UFRJ), Virgínia Fontes (UFF)

A dissertação trata da União Democrática Nacional, enfatizando os anos 60. A UDN foi entendida como uma agremiação conservadora, representante de diferentes frações das classes dominantes, que teve importante papel na deposição de Goulart e na consolidação e no "endurecimento" da ditadura militar. A análise dos membros do Diretório Nacional do partido revela que os próprios udenistas eram fazendeiros, empresários e banqueiros, que integravam várias entidades industriais e ruralistas.

Fotografias da Saúde na Amazônia

Eduardo Vilela Thielen

Defesa: 07/04/05 – Doutorado

Banca: Ana Maria Mauad de Souza Andrade Essus (Orientadora), Ismênia Lima Martins (UFF), Paulo Knauss de Mendonça (UFF), Magali Romero Sá (FIOCRUZ-COC) e Fernando Sérgio Dumas dos Santos (FIOCRUZ-COC)

O trabalho centra a análise nos usos e nas funções de fotografias produzidas pela ciência médica brasileira na Amazônia, nas três primeiras décadas do século XX. Pensadas no imaginário dual inferno-paraíso, criado historicamente sobre a região, a saúde pública busca superá-lo, propondo modernizar a região e integrá-la à nação, civilizando-a. A narrativa é feita com fotografias, buscando um diálogo entre imagens e tempos, aproximando a fotografia do cinema e comparando imagens de dois tempos separados por um século.

Descaminhos da Revolução Brasileira: o PCB e a construção da estratégia nacional-libertadora (1958-1964)

Ricardo da Gama Rosa Costa

Defesa: 08/04/05 – Doutorado

Banca: Marcelo Badaró de Mattos (Orientador), Virgínia Fontes (UFF), Denis Roberto Villas Boas de Moraes (UFF/Comunicação) Lúcia Maria Wanderley Neves (UFPR/Educação), Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida (PUC-SP/Ciências Sociais).

Por meio da análise de textos produzidos pela intelectualidade ligada ao Partido Comunista Brasileiro, no período compreendido entre o fim dos anos 50 e o golpe militar de 1964, esta tese buscou associar a construção da estratégia nacional-libertadora à "imagem de Brasil" elaborada pelos comunistas do PCB.

A heresia dos anjos: a infância na Inquisição Portuguesa nos séculos XVI, XVII e XVIII

Alex Silva Monteiro

Defesa: 12/04/05 – Mestrado

Banca: Ronaldo Vainfas (orientador), Célia Cristina da Silva Tavares (UERJ-FFP), Lana Lage Gama Lima (UENF)

O trabalho busca refletir sobre a mentalidade social do Antigo Regime a respeito da infância, especialmente em relação à tolerância sociorreligiosa para com as crianças quando estas incorriam em erros contra a fé católica. O período de análise abrange os séculos XVI, XVII e XVIII, tomando como foco espacial Portugal e Brasil colonial.

Nação e Democracia no projeto das classes produtoras: limites e possibilidades dessas idéias para o Brasil moderno (1943-1964)

Maria Bernadete Oliveira de Carvalho

Defesa: 13/04/05 – Doutorado

Banca: Carlos Gabriel Guimarães (orientador), Francisco Luiz Corsi (UNESP), Marcelo Badaró Mattos (UFF), Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes (UFF), Oswaldo Munteal Filho (UERJ).

No quadro da história do Brasil contemporâneo (1943-1964), quando se processam transformações estruturais na economia, na política e na sociedade, esta tese analisa tais transformações na perspectiva das classes produtoras, grupo social que neste momento se articulava em congressos, conferências e outros eventos para discutir e deliberar propostas de ação política e conscientemente influir na modernização do país. No discurso deste sujeito político coletivo, busca-se o conteúdo que se construiu para as idéias de Nação, Democracia e Modernidade, nas quais podemos identificar o projeto que tinham como classe social para o Brasil.

Família, fortuna e poder no Império do Brasil: Minas Gerais – Campanha da princesa (1799-1850)

Marcos Ferreira de Andrade

Defesa: 29 /04/ 05 – Doutorado

Banca: Sheila de Castro Faria (Orientadora), João Luís Ribeiro Fragoso (UFRJ), Sílvia Maria Jardim Brügger (UFSJ), Carlos Gabriel Guimarães (UFF), Hebe Maria Mattos de Castro (UFF)

Esta tese aborda a trajetória das famílias que pertenciam à elite escravista no sul da Província de Minas Gerais, na primeira metade do século XIX. A relação de complementaridade entre atividades agropastoris e mercantis marcou a trajetória de muitos grandes proprietários escravistas da área. Dentre os aspectos analisados, destacam-se o potencial das grandes unidades escravistas, voltadas para a produção, e a comercialização de gêneros para o abastecimento interno; a projeção de algumas famílias no cenário político local e nacional; e o papel das elites regionais na construção do Estado Imperial, a partir de estudo de caso.

A repressão sem fronteiras: perseguição política e colaboração entre as ditaduras do Cone Sul

Samantha Viz Quadrat

Defesa: 02/05/05 – Doutorado

Banca: Daniel Aarão Reis Filho (Orientador), Carlos Fico (UFRJ), Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Cecília Azevedo (UFF) e Denise Rollemberg (UFF)

A tese discute a colaboração entre as ditaduras militares nos países do Cone Sul, na perseguição de oponentes políticos. Para isto, foram analisadas as estruturas da repressão dos países e a colaboração entre os diversos aparatos nacionais de polícia política, dos primeiros passos até a realização de operações conjuntas, chegando à Operação Condor. Foi também analisada a atuação dos grupos de direitos humanos, que formaram laços de resistência contra estas ações.

Mundo do trabalho e sindicalismo no Brasil (1988-2000) _ Uma análise sobre as principais causas da crise sindical

Teones Pimenta de França

Defesa: 04/05/05 – Doutorado

Banca: Marcelo Badaró Mattos (orientador), Gelson Rozentino de Almeida (UERJ), Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes (UFF), Ruy Gomes Braga Neto (USP/Sociologia), Ricardo Luiz Coltro Antunes (UNICAMP/Sociologia)

O trabalho pretende analisar a crise do "Novo" sindicalismo brasileiro – que se constituiu como expressão nacional a partir do final da década de 1970 – estudando com maiores detalhes aspectos objetivos e subjetivos que estariam na origem desta crise, tais como: a reestruturação produtiva e seus efeitos perversos sobre o muno do trabalho; a crescente adequação do "Novo" sindicalismo às instituições do Estado capitalista brasileiro; e a influência do fim do "Socialismo Real" sobre o sindicalismo em nosso país.

Mãe, filha, esposa, irm㠖 Um estudo iconográfico acerca da condição da mulher no Antigo Egito durante a XIX dinastia (1307-1196 a.C.) – O caso de Deir el-Medina

Haydée Maria Luz Pereira de Oliveira

Defesa: 13/05/05 – Doutorado

Banca: Ciro Flamarion Santana Cardoso (Orientador), André Leonardo Chevitarese (UFRJ), Regina Maria da Cunha Bustamante (UFRJ), Sonia Maria Rebel de Araújo (UFF), Ana Maria Mauad de Souza Andrade Essus (UFF)

Esta pesquisa trata, dentro dos limites impostos pelas fontes, de uma reconstituição da imagem das mulheres egípcias da XIX dinastia através da visão masculina, usando para isto essencialmente fontes iconográficas. As mulheres que elegemos estudar fazem parte do grupo familiar dos artesãos, dos construtores e dos decoradores das tumbas do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas, reunidos na região conhecida hoje em dia como Deir el-Medina.

Pala Estina, Palestina: Dos Otomanos à Partilha e à Formação do Estado de Israel (do século XIX a 1947-48)

Inácio Meneche Nigri

Defesa: 16/05/05 – Doutorado

Banca: Luiz Carlos Soares (orientador), Théo Lobarinhas Piñeiro (UFF), Marildo Menegat (UFRJ), Mário Grynszpan (UFF), Pedro Tórtima (IHGB)

A atuação das correntes nacionalistas, sionista e árabes torna-se objeto do estudo que prioriza a sua ação conjunta sobre o movimento nacional palestino, cujas conseqüências expressam a alocação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza pela Transjordânia e pelo Egito, respectivamente. O estudo prioriza a influência das dinâmicas litigiosas do Oriente Próximo sobre a política externa brasileira, por intermédio dos poderes soviético e norte-americano.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Jan 2006
EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com