Acessibilidade / Reportar erro

Instruções reais, advertências vice-reais. A escrita do governo ante as circunstâncias da Nova Espanha (século XVI)

Royal instructions, viceregal notices. Writing the government in front of the New Spain’s circumstances (16th century)

Instructions royales, avertissements vice-royales. L’écriture du governement devant les circonstances de la Nouvelle Espagne (XVIe siècle)

Instrucciones reales, advertencias virreinales. Escribir el gobierno frente a las circunstancias de la Nueva España (siglo XVI)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar um conjunto documental referente ao governo da Nova Espanha: as instruções escritas em nome do rei e remetidas a seu alter ego na América; e as advertências, memórias e relações compostas pelos vice-reis ao final de seu mandato. Com isso, pretende-se examinar as conexões entre os dois tipos de documentos a fim de observar os temas privilegiados por ambos, bem como suas permanências e modificações durante as últimas quatro décadas do século XVI. Para tanto, tal conjunto será abordado sincrônica e diacronicamente de modo a tornar possível a análise sequencial, de um lado, de um mesmo tipo de fonte e, de outro, da relação entre o que a coroa orientava e o que vice-rei relatava ter feito. Parte-se da hipótese segundo a qual as circunstâncias vice-reais constituem elementos ativos na compreensão das permanências e mudanças nas estruturas daqueles documentos, particularmente das instruções reais.

Palavras-chave:
governo vice-real; Nova Espanha; instruções e advertências

EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com