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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 3, Número: 1, Publicado: 2005
  • Documento sem título Editorial

  • A educação popular nos movimentos sociais da saúde: uma análise de experiências nas décadas de 1970 e 1980 Memória

    Stotz, Eduardo Navarro
  • Ética é limite Ensaio

    Cortes, Bianca Antunes

    Resumo em Português:

    O presente ensaio põe em destaque as relações existentes entre conhecimento, poder e ética. No início de um novo milênio, não são poucas as implicações decorrentes das conquistas no campo das ciências da vida, cujas repercussões se refletem no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde e atualizam a interrogação quanto ao que é ou que não é 'bom' para o homem. Na trajetória da humanidade, a vida (do próprio homem, da natureza e dos outros seres não pertencentes à espécie humana) marca o motivo e o objetivo do conhecimento. No contexto das biotecnologias, coloca-se uma pergunta: em que medida estamos nos distanciando daquele motivo primeiro? Três autores se destacam, neste ensaio, na busca por uma resposta: Martin Buber, Hans Jonas e Emmanuel Lévinas. Eu e Tu, O princípio da responsabilidade e Humanismo do outro homem são obras que afirmam a 'alteridade' como motivo da ética. 'A presença do outro' é o que funda o encontro ético. O encontro com o 'diferente de mim' inaugura o 'ato de conhecer' e a ética.

    Resumo em Inglês:

    The present essay focuses on the relationship between knowledge, power and ethics. At the start of a new millennium, many are the implications of the achievements in the sciences of life, as the repercussions of these achievements have consequences for the health professionals' everyday work and bring up to date the doubts on what is or is not 'good' for the human being. In mankind's trajectory, life (of the human being, of nature and of other beings not belonging to the human species) is the motive and the objective of learning. In the biotechnological context, we ask: to what extent are we distancing ourselves from this primary motive? In seeking an answer for this question, this essay, looks, in particular, at the work of Martin Buber, Hans Jonas and Emmanuel Lévinas. Eu e Tu, O princípio da responsabilidade and Humanismo do outro homem are works in which the 'alterity' is considered to be the motive of ethics. 'The other's presence' is the basis for the ethical encounter. The encounter with that which is 'different from me' initiates the 'act of knowing' and ethics.
  • Os tutores do Proformar e a educação profissional dos agentes de saúde pública: trabalho, meio ambiente, educação e saúde Artigos

    Barroso, Maria Auxiliadora Bessa

    Resumo em Português:

    Este estudo se propõe a analisar as concepções de educação profissional dos agentes de saúde pública (ASP) presentes na formulação do Programa de Formação de Agentes Locais em Vigilância em Saúde (Proformar) e como estas concepções são apreendidas pelos tutores do referido Programa no município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, com análise de fontes documentais e entrevistas semi-estruturadas com os tutores do Proformar lotados no município do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa demonstram que o propósito do Proformar de capacitar os ASP, tornando-os vigilantes ambientais com visão crítica, é apreendido pelos tutores, entendendo que a construção da identidade do trabalhador de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre no seu processo de trabalho pela compreensão do território-população, como espaço da produção social da saúde. Os tutores assimilam as concepções de educação profissional do ASP, que apontam para o rompimento do conceito de competência calcado na lógica do mercado e da produção, avançando no sentido da valorização da experiência dos trabalhadores e do seu desenvolvimento como sujeitos políticos.

    Resumo em Inglês:

    This study proposes to analyze the conceptions of professional education for public health agents (agentes de saúde pública - ASP) that are present in the formulation of the Training Programme for Local Agents of Surveillance in Health (Proformar) and assess how well these conceptions are understood by the programme's tutors in the municipality of Rio de Janeiro. This is an empirical research, using a qualitative approach, with analysis of documentary sources and semi-structured interviews with the Proformar tutors working in Rio de Janeiro. The research results show that Proformar's objective of training the ASP to become environmental surveyors with a critical vision is understood by the tutors in so far as they understand that the construction of the identity of the Brazilian Health System's secondary level worker happens in his/her work process through the understanding of the territory-population as a space for the social production of health. The tutors assimilate the conceptions of the ASP's professional education that point to a rupture with the concept of competence based on the market/production logic and move on to an appreciation of the workers' experiences and of their development as political subjects.
  • Consensos e divergências: a capacitação profissional das equipes de saúde da família no Município de São Carlos (SP) Artigos

    Bernardino, Mônica T. S. Matsukura; Conversani, Danaé T. N.; Bógus, Cláudia Maria; Feliciano, Adriana Barbieri

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consistiu em verificar o caráter das relações entre os membros das equipes de saúde da família e sua forma de atuação, por meio da identificação de temáticas que promovam convergência e divergência entre os profissionais de nível universitário e os de nível médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, com a aplicação da técnica de grupo focal, para identificar a opinião e a percepção dos profissionais das equipes do PSF sobre os cursos de capacitação de que participaram e sobre as atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família. Foram cinco os temas abordados: capacitação da equipe, responsabilidades na equipe, retaguarda ao PSF, relação com a comunidade e o PSF como modelo assistencial. As temáticas que geraram mais consenso entre os dois grupos, profissionais universitários e profissionais de nível médio, foram: a capacitação da equipe e a retaguarda ao PSF. Os demais temas - responsabilidades na equipe, relação com a comunidade e o PSF como modelo assistencial - geraram divergências. A pesquisa também possibilitou identificar a existência de dificuldades nas relações entre os membros da equipe e de limitações no sentido de uma atuação integrada e interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to verify the nature of the relationship between the members of family health teams and also how they perform at work. This was done by identifying themes that promote convergence and divergence between professionals that were divided, for this purpose, into two groups: those with high education and those with secondary education. Methodologically, we developed a qualitative study, using focal group technique, to determine the views and perceptions of the PSF team members about the training courses they attended and about the activities developed in the Family Health Units. The themes covered were five, namely: team's training, team's responsibilities, stand-by support for the PSF, relationship with the community and the PSF as a care model. The themes that led to greater consensus between the two groups were team's training and stand-by support for the PSF. The other themes - team's responsibilities, relationship with the community and PSF as a care model - led to disagreements. The research also enabled us to verify that are some problems in the relationship between team members and limitations in their performance with respect to integrated and interdisciplinary actions.
  • Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações no ensino médico Artigos

    Ribeiro, Victoria Maria Brant

    Resumo em Português:

    Este artigo é produto do trabalho de investigação sobre iniciativas de inovação curricular, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em escolas médicas públicas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, uma delas vinculada ao Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares no Ensino Médico (Promed). Ressaltam-se três questões na análise do material empírico, uma de natureza metodológica, outra de natureza política e uma última de natureza histórico-cultural e científica, correspondendo ao que se apresenta neste artigo: a discussão sobre o conceito de inovação; os desdobramentos da análise das falas que possibilitaram mapear a situação atual da formação do estudante de medicina nas instituições selecionadas, traçando um quadro da visão e das concepções pedagógicas de educação médica e do nível de conhecimento das DCN, sob o ponto de vista de professores e estudantes; e as expectativas dos estudantes quanto à sua formação relacionada ao mundo do trabalho. A metodologia adotada segue os princípios da pesquisa qualitativa, razão pela qual a técnica de entrevista utilizada é o grupo focal, que oferece material empírico, analisado teoricamente, e que retorna aos atores (professores, gestores e estudantes) em atividades práticas com vista às inovações curriculares.

    Resumo em Inglês:

    This article is a product of research work about initiatives of curricular innovation based on the National Curricular Guidelines (DCN) and carried out in State medical schools in the states of Minas Gerais and Rio de Janeiro. One of these schools is connected with the Programme to Promote Curricular Changes in Medical Education (Promed). In the analysis of the empirical material, three questions - respectively of a methodological, political and historic-cultural and scientific nature - correspond to what we present in this article, namely: the discussion about the innovation concept; the various developments of the analysis of the speeches, that enable us to draw a profile of the current situation of the medical education in the selected institutions, and thus to have a clear picture of the pedagogical perspectives and conceptions in medical education and estimate the knowledge levels of the DCN, from the teachers' and pupils' points of view; and the students' expectations with regard to the training and its connection with the world of work. The methodology selected follows the principles of qualitative research and, for this reason, we used the focal group interview technique. This technique gives us the empirical material that, analyzed theoretically, is presented once more to the actors (teachers, administrators, and students) inserted in practical activities oriented to the curricular innovations.
  • A dimensão ocupacional do setor de atendimento à saúde no Brasil Artigos

    Dedecca, Claudio Salvadori; Rosandiski, Eliane Navarro; Carvalho, Marcelo Soares de; Barbieri, Carolina Veríssimo

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma metodologia para estimar a dimensão ocupacional do setor de atendimento à saúde e destaca o papel fundamental deste setor para a geração de ocupação e a elevação do perfil de qualificação do mercado de trabalho nacional. A análise parte do pressuposto que o setor de atendimento à saúde, como os demais segmentos vinculados à política social, tem o trabalho como elemento central da organização de sua atividade. Embora as novas tecnologias auxiliem a atividade no setor, possibilitam apenas uma substituição limitada do recurso humano. Assim, parte importante dos riscos inerentes aos atendimentos não é passível de reversão, devendo ser prevenidos sistematicamente, o que exige uma política recorrente de qualificação e regulamentação dos recursos humanos em saúde. A análise toma por base os dados do Censo Demográfico de 2000 e da Relação Anual de Informações Sociais para 2001.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a methodology to estimate the occupational dimension of the Health Care sector and emphasizes the essential role played by this sector in the generation of jobs and in the improvement of the qualification profile of the Brazilian labour market. The assumption underlying the analysis is that, for the health care sector, as for the other segments connected with social policy, labour is the central element in the organization of their activities. Although the new technologies may help, they can only replace the human resources in a very limited number of activities. Since an important part of the risks inherent to care cannot be reversed, and must, therefore, be systematically prevented, health care requires the constant elaboration of policies concerned with the qualification and regulation of human resources in health. The analysis is based on data from the 2000 Demographic Census and from the Annual Relation of Social Information for the year 2001.
  • Atividade de trabalho e saúde dos professores: o programa de formação como estratégia de intervenção nas escolas Artigos

    Marchiori, Flavia; Barros, Maria Elizabeth Barros de; Oliveira, Sonia Pinto de

    Resumo em Português:

    A proposta deste artigo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa que analisou as relações entre saúde e trabalho nas escolas da Grande Vitória (ES), articulando pesquisa e programa de formação, com base numa perspectiva epistemológica centrada na atividade de trabalho. Buscou-se um modo de produção de conhecimento que se efetivou a partir da construção de um espaço de diálogo entre os saberes advindos da experiência dos professores e o conhecimento produzido pelos pesquisadores. Com esse objetivo, foi criado um plano de trabalho que incluiu, numa primeira fase, a aplicação do questionário SRQ e, a partir dos resultados obtidos, a construção de um Programa de Formação-Investigação em Saúde e Trabalho nas Escolas da Grande Vitória para os docentes. Como resultado da pesquisa-formação, destacam-se o início da construção de uma rede em cada escola e entre as escolas da Grande Vitória para o debate sobre as relações saúde-trabalho, que está se efetivando por meio de um site, e o desdobramento do processo de pesquisa-formação para outros municípios do estado. Os resultados da pesquisa indicam a urgência da construção de métodos de pesquisa que privilegiem a experiência dos professores como um saber indispensável para a compreensão das articulações saúde e trabalho nas escolas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present some results of a research that, by articulating the research and a training programme, analysed the relationship between health and work in the schools of Great Vitória (State of Espírito Santo). The epistemological perspective underlying the research was centred on the activity of work. Our method for the production of knowledge was implemented by building a space for a dialogue between the knowledge that results from the teachers' experience and that produced by the researchers themselves. With this objective in mind, we designed a work plan that included, in its first stage, the application of the questionnaire SRQ and, on the basis of the results obtained, the construction of a Training-Investigation Programme on Health and Work in the Schools of Great Vitória for the teachers. One of the major results of the latter was the beginning of the construction, in each school, and between the Great Vitória schools, of a network to debate about the health-work relations (being implemented through a web site) and the expansion of the research-training process to other municipalities of the State. The research results indicate the urgent need for research methods that will give priority to the teachers' experiences as indispensable knowledge for understanding the relationship health and work in schools.
  • Educação a distância e a formação em saúde: nem tanto, nem tão pouco Debate

    Torrez, Milta Neide Freire Barron

    Resumo em Português:

    O texto discute o papel da educação a distância (EaD) na formação dos profissionais de saúde, com vistas à democratização das oportunidades no contexto das estratégias que visam à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Partindo da experiência do Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (executado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz, e promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ministério da Saúde), o texto apresenta estratégias capazes de, nesta modalidade, mediar propostas pedagógicas comprometidas com políticas públicas que buscam corresponder às demandas da educação em saúde como direito social. Constatando a necessidade de ampliação da oferta de projetos desta natureza no campo da saúde e reconhecendo os temores dos docentes e alunos em face do 'canto das sereias eletrônicas' e dos riscos de aligeiramento e descolamento político de formações promovidas nesta modalidade, reitera-se a crença de que a EaD é, antes de mais nada, educação.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the role distance education plays in the training of health professionals, in particular with regard to the democratization of opportunities, in the context of the strategies for the consolidation of the Brazilian Health System (SUS). Grounded on the experience of the Course of Pedagogical Training in Professional Education in the Area of Health: Nursing (run by the Secretariat of Health Work and Education Management of the Ministry of Health), the text presents strategies that, in this modality, are able to introduce pedagogical proposals related to the kind of public policies that, regarding education in the area of health as a social right, attempt to respond to the demands for this type of education. Verifying the need for more projects of this nature in the field of health, and being aware of the fears both teachers and pupils have of the 'electronic sirens' singing' and of the risk that this type of training may become too superficial or too detached from reality, we reaffirm our belief that distance education is, more than anything else, genuine education.
  • Educacão a distância e inovacão tecnológica Debate

    Belloni, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    A crescente integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos de comunicação e educação torna necessária a concepção de novas formas de se organizar e ofertar o ensino. Neste contexto, o presente artigo aborda a educação a distância (Ead) apontando para os riscos implicados em se confundir inovação técnica com inovação pedagógica e destacando a importância de se transferir o foco da discussão sobre a EaD da 'modalidade' para o 'método', da organização do ensino para os modos de ensinar e aprender. Para isso, é preciso considerar a técnica em sua dupla dimensão - objeto de estudo e ferramenta pedagógica - e a educação em seu caráter interdisciplinar. A abordagem aqui apresentada contrapõe-se à concepção tecnicista do ensino, deslocando a tecnologia do centro do processo educacional e colocando em destaque a dimensão histórica e social da educação. Acredita-se que, mais que uma forma de preencher as lacunas do sistema educacional, a EaD tende a se tornar um elemento regular dos atuais sistemas de ensino, podendo contribuir para a democratização do acesso à educação, caso se realize na perspectiva da aprendizagem aberta e de forma integrada com o ensino convencional.

    Resumo em Inglês:

    The growing integration of the Information and Communication Technologies with communication and educational processes requires new forms of organizing and transmitting knowledge. With this in mind, the present article examines distance education (educação a distância - EaD) pointing to the risks involved in mistaking technical innovation for pedagogical innovation; and it also gives emphasis to the importance of transferring the focus of the debate on EaD from 'modality' to 'method', and from teaching organization to forms of teaching and of learning. For this purpose, we must consider the two dimensions of technique - as an object of study and as a pedagogical tool - and also the interdisciplinary character of education. The approach we present here is set over against the technicist conception of teaching. It removes technology from the centre of the educational process and emphasizes the latter's historical and social dimension. In our view, more than being a way to fill the gaps in the educational system, EaD tends to become a regular element in the current teaching systems and, if it is carried out with a open teaching perspective and integrated with conventional teaching, it can help to make the access to education more democratic.
  • La educación a distancia: una invitación a la construcción conjunta

    Brovelli, Marta Susana

    Resumo em Espanhol:

    Con este artículo se pretende continuar con el debate y las reflexiones acerca de la Educación a Distancia (EaD). Para ello se propone: en primer lugar, algunas consideraciones generales que tienen que ver con la Educación a Distancia y el uso de las Nuevas Tecnologías de la Información y de la Comunicación (NTIC) y su desarrollo en la sociedad actual. En segundo lugar, y pensado muy especialmente en la formación de formadores, se pasa a plantear la necesidad de construir una 'didáctica crítica', que rompa con los modelos de tipo tecnicista que hasta hoy han sido preponderantes en la EaD. De ese modo, se intentan recuperar o bien abordar las dimensiones políticas y éticas de la didáctica y el desarrollo de sujetos y profesionales críticos.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to give continuity to the debate on - and the reflections about - Distance Education (EaD). With this purpose in mind, we make, in the first place, some general considerations about this type of education and the use and development of the New Information and Communication Technologies (NTIC) in present society. Secondly, and mostly in connection with teachers' training, we suggest that there is a need for a 'critical didacticism', able to break away from the technicist models that, to date, have predominated in EaD. For this purpose, we try to recover or to approach the political and ethical dimensions of teaching and those that encourage the development of critical subjects and professionals.
  • La red de técnicos en salud (rets): logros y desafíos

    Castillo Martínez, Alcira; Malvarez, Silvina

    Resumo em Espanhol:

    Se presenta una experiencia de cooperación en red de instituciones de formación de técnicos en salud y la facilitación de la Organización Panamericana de la Salud (OPS), incluyendo el contexto de cambio y las nuevas políticas de recursos humanos con sus implicaciones en el mundo del trabajo y la educación. Constituye una síntesis integradora de los procesos socio-afectivos y técnicos que le dan fuerza y dinámica a la Red de Técnicos en Salud (Rets). Se considera su creación, objetivos, estructura y organización, así como la gestión de la OPS y de los actores institucionales denominados Núcleos de Desarrollo (Nudes) con sus proyectos dinamizadores. Por último, se señalan las valoraciones y avances de lo realizado por los actores de los distintos países de América Latina y el Caribe Hispano. Se destaca la utilización de novedosos mecanismos de gestión en la cooperación técnica al reflexionar sobre los factores que influyen en la sostenibilidad y el éxito de experiencias en red con potencial movilizador y articulador para la cooperación horizontal en un mundo globalizado.

    Resumo em Inglês:

    This article relates an experience of cooperation through a network of institutions oriented to the training of health technicians, under the guidance of the Pan-American Health Organization (OPS). It also deals with present changes in the field and with the new human resources policies, with their respective implications in the world of work and of education. The experience may be regarded as an attempt to integrate the social-affective and technical processes that give strength and dynamism to the Network of Health Technicians (Rets). We examine its creation, objectives, structure and organization, as well as the OPS' management and the role of the institutional actors called Development Nuclei (Nudes) and their stimulating projects. Finally, we point to the advantages and progressive characteristics of the work done by professionals in the various Latin American and Hispanic Caribbean countries. We focus in particular on the innovative management mechanisms in technical cooperation when we discuss the factors that affect the sustainability and the possibility of success of network experiences that have the potential to mobilize and articulate horizontal cooperation in a globalized world.
  • Entrevista: Victor Valla Entrevista

  • A educação em tempos de neoliberalismo Resenhas

    Alexandre, Carlos Roberto
  • Introdução à economia da saúde Resenhas

    Sousa, Fernando José Pires de
  • Tendências de mudanças na formação médica no Brasil: tipologia das escolas Resenhas

    Romano, Valéria Ferreira
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