Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2007
  • Documento sem título Editorial

    Martins, Carla Macedo; Fonseca, Angélica Ferreira; Brasil, Isabel
  • Os significados do trabalho: produção de valores como produção semiótica no capitalismo informacional Ensaio

    Dantas, Marcos

    Resumo em Português:

    Em qualquer indústria, os processos de trabalho tornaram-se, no capitalismo avançado, essencialmente semióticos, isto é, o trabalhador, ao longo da cadeia produtiva que vem desde a engenharia até o ajuste e controle das máquinas, é empregado para processar informações às quais pode atribuir significados relacionados às suas situações concretas de trabalho. A compreensão desse processo ajuda a entender o conceito marxiano de trabalho concreto e pode contribuir para uma melhor compreensão da natureza do capitalismo informacional que emerge neste início de século.

    Resumo em Inglês:

    In advanced capitalism, in all industries the labour process has become essentially semiotic, that is, in all steps of the productive chain, from engineering to machine adjustment and control, workers are employed to process information to which they can attribute meanings related to concrete labour situations. Understanding this process helps to understand the Marxian concept of concrete labour and can contribute to a better understanding of the nature of the informational capitalism that has been emerging in the beginning of this century.
  • O Discurso da bioética na formação do sujeito trabalhador da saúde Artigos

    Ramos, Flávia Regina Souza

    Resumo em Português:

    O artigo sintetiza alguns resultados de pesquisa documental, especificamente de um de seus objetivos, o de discutir o ensino de ética e bioética no processo de formação de médicos e enfermeiros, a partir da mediação textual levantada em documentos acadêmicos e produção científica sobre temas relacionados. Adotou-se a abordagem pós-estruturalista de Michel Foucault, utilizando-se como fonte documentos acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina de quatro universidades federais do sul do país. Discutiu-se a inserção dos temas éticos/bioéticos nas propostas de formação profissional com o intuito de problematizar o modo como os desdobramentos (estratégicos e tecnológicos) deste discurso penetram no processo de construção dos sujeitos trabalhadores da saúde e geram determinados modos de conceber e intervir destes sujeitos. Ressalta-se a condição da bioética como um saber silenciado e invisibilizado, mas não menos produtivo, pela forma como seu potencial questionador e crítico é reduzido a um conjunto de formulações deslocadas de seu entorno de debate. Tal condição relaciona elementos do processo de emergência do discurso da bioética com as rotas já desenhadas para o que historicamente se definiu como formação ética desses profissionais.

    Resumo em Inglês:

    The article summarizes results from documental research − more particularly from one of the aims of such research, that of discussing the teaching of ethics and bioethics in the process of doctor and nurse training − by means of textual mediation in academic papers and scientific production on related themes. The methodology employed was Michel Foucault's post-structuralist approach; the source texts were academic documents from medicine and nurse training courses from four federal universities in southern Brazil. The insertion of ethical/bioethical issues in the professional formation was examined so as to question how the (strategic and technological) unfoldings of this discourse penetrate in the process of constructing health care professional subjects, and generate certain modes of conceiving and of intervening by these subjects. We would like to emphasise the condition of bioethics as a silenced and invisible knowledge − but nevertheless productive − since its questioning and critical potential is reduced to a set of formulations isolated from the surrounding debates. Such condition links elements that are in the process of emerging in the bioethical discourse with the already established routes for what has been historically defined as ethical formation of health care professionals.
  • Técnicos em laboratório de pesquisa em saúde e o trabalho na contemporaneidade: prolegômenos sobre um trabalho(ador) sob a neblina Artigos

    Teixeira, Márcia de Oliveira; Murito, Mônica Caminha

    Resumo em Português:

    Este texto tem como horizonte a discussão do trabalho em saúde na contemporaneidade, em sua complexa relação com a educação profissional. Partiu da problematização do processo de produção dos conhecimentos tecnocientíficos em saúde, de suas práticas e espaços para destacar o trabalho técnico. O intuito é estabelecer aproximações, ainda que tímidas, com a discussão do trabalho na contemporaneidade. A elaboração da pesquisa de campo se iniciou com a escolha de um laboratório de pesquisa em saúde, situado no município do Rio de Janeiro e vinculado a uma das principais instituições públicas de pesquisa em saúde do país.

    Resumo em Inglês:

    This text seeks to discuss health labour at present, in its complex relation to professional education. The research stems from a questioning of the processes that lead to the production of technoscientific knowledge, its practices and its environment in order to focus on technical labour. The aim is to promote integration, albeit small, with the current discussion on labour. The field research was initiated with the choice of a health research laboratory in Rio de Janeiro, which is part of one of the country's main public health research institutions.
  • Saúde e trabalho docente: a escola como produtora de novas formas de vida Artigos

    Barros, Maria Elizabeth; Zorzal, Dorotéia Carlini; Almeida, Fernanda Silva de; Iglesias, Roberta Zacché; Abreu, Vivian Gomes Vieira de

    Resumo em Português:

    O artigo tem como tema as articulações saúde-trabalho docente. Apresenta uma experiência vivida numa escola municipal da rede de ensino da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Pauta-se nas abordagens de G. Canguilhem, na ergonomia de linhagem francesa e na ergologia para realizar o processo de pesquisa-intervenção. Parte do princípio de que o vivido na escola afirma a perspectiva segundo a qual saúde é possibilidade de produzir novas normas, ou seja, novas formas de vida. Nessa direção de análise, buscou criar espaços de diálogo e tensionamento na escola para que outros modos de trabalhar, favorecedores de saúde, pudessem se instituir.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the relationship between teaching and health. It presents an experience in a public school in Vitória, Espírito Santo. The intervention research was based on the ideas of G. Canguilhem, on French ergonomics, and on ergology. Its basic premise is that experience at school confirms the concept that health is the possibility of producing new norms, that is, new forms of life. In this sense, the research sought to produce dialogue and tension at school so that other health-promoting modes of work could be implemented.
  • A educação popular e a formação dos trabalhadores de nível médio da saúde Artigos

    Pedrosa, José Ivo dos Santos

    Resumo em Português:

    O artigo problematiza os princípios éticos e políticos da educação popular no processo de formação de trabalhadores de nível médio da saúde, utilizando o referencial teórico-conceitual da análise institucional, considerando o processo de formação como momento instituído, a proposta política do Ministério da Saúde para a formação de trabalhadores como instituinte e a educação popular em saúde como o processo de institucionalização. A partir da dialética entre o instituído, instituinte e processo de institucionalização, são desenhadas possibilidades em que a educação popular representa dispositivo constitutivo da autonomia dos profissionais - desconstruindo vínculos e processos pedagógicos de assujeitamento dos atores à lógica racional e organizacional dos serviços de saúde - e estratégia de construção de linhas de fuga que conduzam às transformações no processo de formação desses trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the political and ethical principles of popular education in the educational process of middle-level health care workers. It is based on the theoretical and conceptual framework of institutional analysis; thus the formation process is considered to be the instituted moment, the Ministry of Health policy for the formation of workers is instituing and popular education in health care is the institutionalization process. The dialectics between the instituted, instituing and the institutionalization process determine different possibilities, in which popular education is a component of autonomy for the professionals, deconstructing pedagogical processes, and linking subjecting agents to the rational and organizational logic of health care services. It is also a strategy for building up ways of escape that may lead to changes in the formation process of these workers.
  • Profae e lógica neoliberal: estreitas relações Artigos

    Cêa, Georgia Sobreira dos Santos; Reis, Luiz Fernando; Conterno, Solange

    Resumo em Português:

    O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) representa, desde 2000, a principal política do Ministério da Saúde (MS) voltada para a qualificação da força de trabalho do setor. Sem negar tal condição, o esforço analítico deste artigo é guiado pelo exercício de compreensão do Profae a partir da sua condição de política social formulada e implementada em função dos preceitos e prescrições gerenciais típicos do Estado capitalista reformado segundo a orientação neoliberal. Este esforço constitui o objetivo principal deste trabalho. Inicialmente, o Profae é considerado a partir de sua visibilidade social, expressa na forma de projeto voltado para a qualificação de profissionais da área de enfermagem. Em seguida, a partir de uma breve contextualização dos dilemas em torno da formação desses profissionais no Brasil, problematiza-se a possibilidade de o Profae servir, efetivamente, de instrumento para a reversão dessa precariedade formativa. Este movimento permite buscar as mediações do Profae com a tipificação imposta às políticas de caráter neoliberal em curso e com as formas de privatização do fundo público, consideradas aqui como mecanismos implícitos ao seu financiamento. Por fim, são expostas reflexões acerca da instrumentalidade política e econômica do Profae, para além de sua aparência de simples projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    The Professionalisation Project for Nurse Practitioners represents the Ministry of Health's main educational policy for such labour force since 2000. Granted this condition, the analytical effort of this article is to understand Profae as a social policy formulated and implemented by management precepts and prescriptions typical of the neoliberal capitalist State. This is the main objetive of this paper. Firstly, the social visibility of Profae - considered as a project geared towards the educational training of nurse practitioners - will be examined. After that, the dilemmas that surround the formation of these professionals in Brazil will be briefly presented, followed by a discussion on the actual possibility of Profae serving as an instrument to revert the deficiencies in this formation. This allows us to seek the mediation between Profae and the typification imposed on the current neoliberal policies, as well as the privatisation forms of public funds, seen as implicit mechanisms for their financing. Finally, the political and economic instrumentality of Profae, beyond its aspect of a mere professionalisation project for nurse practitioners, is examined.
  • A experiência da pesquisa EnsinaSUS Relato

    Koifman, Lilian; Henriques, Regina Lúcia Monteiro

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve a trajetória do projeto EnsinaSUS, da pesquisa desenvolvida em seu interior e das múltiplas dimensões e implicações na direção do conhecimento das experiências que têm sido realizadas nos cursos da área de saúde em relação aos processos de mudança que estão em desenvolvimento. Pretendemos compartilhar a experiência de integração de pesquisadores, de diferentes origens institucionais e profissionais, na construção de um projeto comum, alimentado da vivência desses atores. Essa experiência almejou inovar e construir uma nova gramática para discussão e compreensão dos processos pedagógicos e sua interface com a saúde e o trabalho, na produção de um cuidado que se faça distinto na concepção da assistência à saúde, produzindo cuidado usuário-centrado, numa perspectiva dialógica e ético-política. Entendemos que as práticas de ensino e extensão funcionam como dispositivos abertos de um 'fazer-pensar-saber' em integralidade, forjando novas concepções, sentidos e significados da saúde, da vida, do conhecimento e da educação. Pautamo-nos na idéia de que as explicações da práxis pedagógica podem ser entendidas como possibilidade da construção histórica da cidadania. Encontramos alguns mecanismos de legitimação e canais de articulação, intercâmbio e solidariedade como resposta de interação de diversidades. A equipe representou a composição de redes de representação em espaços culturais e políticos plurais.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the EnsinaSUS Project, the research developed within the project, and the various dimensions and implications that will lead to understanding the experiences that have been taking place in courses in the field of health care as regards their processes of change. Our aim is to share the experience of integrating researchers, coming from different institutional and professional backgrounds, in order to build a common project, based on their experience. The purpose of this project was to innovate and to build a new grammar so as to discuss and understand pedagogical processes and their interface with health and work, and so produce health care which is different in its concept of health assistance, thus producing a user-centred care, from a dialogical and politically-ethical viewpoint. We believe that teaching and extension practices open up an 'action-thought-knowledge' overall concept, promoting new concepts and meanings for health, life, knowledge and education. We also believe that explanations from pedagogical praxis may be seen as a possibility of historically building citizenship. We found that some mechanisms of legitimation and modes of articulation, exchange and solidarity are key to the interaction of diversity. The team was composed of representation networks from different political and cultural environments.
  • Educação do corpo na escola brasileira. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (org). Campinas: Autores Associados, 2006, 209 pp. Resenhas

    Quelhas, Álvaro de Azeredo; Dias, Graziany Penna
  • Estratégias de ensino na enfermagem: enfoque no cuidado e no pensamento crítico. Vera Regina Waldow. Rio de Janeiro: Vozes, 2005, 136pp. Resenhas

    Bezerra, Ana Lúcia Queiroz
  • Documento sem título Errata

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br