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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 9, Número: 3, Publicado: 2011
  • EDITORIAL EDITORIAL Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo; Pereira, Isabel Brasil
  • Práticas integrativas e complementares de desafios para a educação Ensaio

    Azevedo, Elaine de; Pelicioni, Maria Cecília Focesi

    Resumo em Português:

    Este ensaio analisa as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e objetiva mostrar as germinais (e potenciais) experiências de formação de profissionais nessa área com perfil para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). É apresentado um estado da arte de cursos na área das PICs, buscando sua interface com a Saúde Coletiva. Utilizaram-se autores das áreas de PICs e material da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. Realizaram-se pesquisa conceitual sobre cursos que oferecem tais práticas e contatos com associações e coordenações de cursos dessas práticas. É possível afirmar-se que as PICs podem ser consideradas como estratégias de revitalização do sistema de saúde e de mudança no padrão biologizante e medicalizante do cuidado e da promoção da saúde. No entanto, evidencia-se o despreparo político e técnico de profissionais da saúde para atuar com PICs no SUS. Assim, julga-se essencial fomentar um processo educativo que forme profissionais das PICs em sintonia com as diretrizes do SUS e com os princípios da Saúde Coletiva.

    Resumo em Inglês:

    This essay analyzes the Integrative and Complementary Practices (PICs) and seeks to show the germinal (and potential) experiences of training professionals in this area with a profile to work in the Single Health System (SUS). The state of the art in courses offered in the PIC area is presented seeking their interface with Collective Health. Authors writing about the PIC areas and the Ministry of Health's National Policy on Integrative and Complementary Practices were used. A conceptual survey was carried out on courses that offer such practices and contacts made with associations and coordinators of courses taught on them. It can be stated that the PICs can be considered revitalization strategies for the health system and can change the biologizing and medicalizing standard to care for and promote health. However, the health professionals' lack of political and technical preparedness to work with PICs in the SUS is noticeable. Thus, it is considered essential to form an educational process that trains PIC professionals in tune with the SUS guidelines and with the principles of Collective Health.
  • Relações de saúde e trabalho em assentamento rural do MST na região de fronteira Brasil-Paraguai Artigos

    Fontoura Júnior, Eduardo Espíndola; Souza, Kátia Reis de; Renovato, Rogério Dias; Sales, Cibele de Moura

    Resumo em Português:

    Com o presente artigo, busca-se relatar e analisar as relações entre saúde e trabalho de pequenos produtores rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Quanto à metodologia, adotou-se o aporte da investigação participativa e as bases da educação popular. O estudo realizado tornou possível uma compreensão de saúde e de trabalho mediante as narrativas dos trabalhadores e histórias relativas às lutas coletivas contra a exclusão e a violência no campo. Constataram-se importantes aspectos próprios a esse grupo populacional, como o sentido de conquista da propriedade da terra, os conflitos advindos da 'militância' e as diferenças de gênero e geração. Com base nos relatos, analisaram-se também os acidentes e os riscos relacionados à atividade de trabalho no assentamento rural, principalmente a exposição ao agrotóxico. Confirmaram-se, ainda, a solidariedade e a cooperação como valores importantes e como base de novas relações, um modo distinto de organização social coletiva do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we aim to report on and analyze the relationship between health and work of small farmers of the Landless Workers Movement (MST). So far as the methodology is concerned, we used participatory research and the basics of popular education. The study allowed for an understanding of health and work based on the workers' narratives, stories relating to collective struggles against exclusion and violence in the countryside. Important aspects related to this population group as were discovered, such as, for example, the sense of conquest of land ownership, the conflicts arising from 'activism,' and the differences of gender and generations. From the reports that were provided, we also examined the accidents and risks related to work in the rural settlement, particularly exposure to pesticides. It was also found that solidarity and cooperation are important values, basic elements for new relations and a distinctive mode of social organization of collective.
  • Positividade do risco e saúde: contribuições de estudos sobre trabalho para a saúde pública Artigos

    Moraes, Thiago Drumond

    Resumo em Português:

    Este artigo procura retomar a positividade do conceito de risco como um instrumento de análise da atividade humana. Para tanto, partese de uma análise da utilização do conceito de risco ao longo da história da epidemia da Aids, buscando-se evidenciar os motivos que conduziram a sua superação parcial por meio da utilização do conceito de vulnerabilidade, que permite apreender as dinâmicas sociais dessa síndrome. Analisa-se também a maneira como o conceito de risco é apreendido no campo da saúde pública, evidenciando a dimensão positiva desse conceito, frequentemente ignorada em sua utilização. Com base na concepção de saúde de Canguilhem, um dos pilares centrais para a elucidação dessa dimensão positiva do risco, e por meio de uma análise do conceito de sociedade do risco, em que este conceito passa a ser apreendido na contemporaneidade como mecanismo de poder e como estratégia de governo das populações, chegou-se à explanação de Nouroudine acerca da dimensão positiva do risco como dimensão centrada na atividade. O artigo conclui sugerindo que a utilização dessa dimensão positiva do risco pode auxiliar na compreensão e na intervenção de vários fenômenos sociais de difícil apreensão pelo campo da saúde pública.

    Resumo em Inglês:

    This article attempts to rescue [resume] the positivity of the concept of risk as a tool to analyze human activity. To achieve this, an analysis is made of the use of the concept of risk during the history of the Aids epidemic, seeking to show the reasons that led it to be partially overcome with the use of the concept of vulnerability, which allows one to learn the social dynamics of this syndrome. An analysis is also made of how the concept of risk is learned in the public health field, showing the positive dimensions of this concept, which is frequently ignored in its use. Based on the concept of health of Canguilhem, one of the main pillars to elucidate this positive dimension on risk, and by analyzing the concept of the society of risk, in which this concept is learned in modernity as a mechanism of power and as a strategy to govern the populations, one arrives at the explanation provided by Nouroudine regarding the positive dimension of risk as one focused on activity. The article concludes suggesting that using this positive dimension of risk can assist both in understanding and in intervening with several social phenomena that the field of public health has difficulties apprehending.
  • Rotatividade na força de trabalho da rede municipal de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais: um estudo de caso Artigos

    Sancho, Leyla Gomes; Carmo, Juliana Martins do; Sancho, Rafael Gomes; Bahia, Ligia

    Resumo em Português:

    Diante da escassa elaboração de pesquisas sobre a rotatividade da força de trabalho no setor público de saúde no Brasil, este estudo objetivou avaliar o índice dessa rotatividade na rede municipal de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. A partir de reconhecida inscrição na literatura de um parâmetro para o índice de rotatividade na área hospitalar e com base na distribuição da frequência observada neste estudo, formalizou-se um novo parâmetro para a rede ambulatorial, bem como valores para os pontos de corte no que concerne à classificação dos seus níveis qualiquantitativos. Tais valores subsidiaram a análise do comportamento do índice de rotatividade em relação às seguintes variáveis: vínculos empregatícios, distritos sanitários, serviços de atenção à saúde, categorias profissionais e atenção primária e secundária à saúde. O índice geral de rotatividade na rede municipal no período estudado (julho de 2008 a junho de 2009) foi de 8,35%, que, mesmo diante da dificuldade de construção da base de dados, a qual adveio da existência de distintas fontes de informação, apresenta, em termos estatísticos, validade interna.

    Resumo em Inglês:

    Given the scarcity of studies on workforce turnover rates in the public health care industry in Brazil, the purpose of this study was to assess this rate in the municipal health care network of Belo Horizonte, Minas Gerais. Based on the acknowledged inclusion of a turnover rate parameter for the hospital area in the literature and on the frequency distribution noticed in this study, a new parameter for the outpatient network and values for the cutoff points were made formal to classify turnover on the qualiquantitative levels. These values are the base for the analysis of the turnover rate concerning these variables: employment contracts, sanitary districts, health care services, professional categories and primary and secondary health care. The overall turnover rate in the municipal network in the studied period (July 2008 to June 2009) was 8.35% which, even considering the difficulties faced to build the database which derived from distinct sources of information has internal validity in statistical terms.
  • Trabalho das enfermeiras-gerentes e a sua formação profissional Artigos

    Xavier-Gomes, Ludmila Mourão; Barbosa, Thiago Luis de Andrade

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva compreender a contribuição do 'ser enfermeira' no cotidiano de trabalho do 'ser gerente' no contexto hospitalar. Trata-se de um trabalho descritivo e exploratório de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram nove enfermeiras que ocupavam o cargo de gerentes de três instituições hospitalares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se que a formação acadêmica de enfermagem conferiu às enfermeiras o conhecimento e as habilidades para o exercício profissional e para a adoção de uma visão administrativa. A vivência do 'ser enfermeira' é descrita como facilitadora das funções gerenciais. Observaram-se deficiências na formação acadêmica relacionadas às funções administrativas. Dessa forma, percebe-se que o ensino de graduação na enfermagem necessita ser reordenado, buscando a formação de profissionais que estejam em sintonia com as rápidas transformações da sociedade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to understand the contributions made by the 'nurse being' in the daily life of the 'manager being' in the hospital context. This is a descriptive, exploratory and qualitative study. The subjects of the study were nine nurses holding managerial positions in three hospitals. The data were collected through semistructured interviews and submitted to content analyses. It was shown that the academic background in nursing gave the nurses the knowledge and the skills for the professional role they were to play and for the adoption of an administrative vision of their work. The 'nurse being' experience is described as one that facilitates the managerial roles. Deficiencies were noted in the educational background relating to the administrative roles. It can thus be concluded that undergraduate nursing courses must be reoriented, seeking to train professionals who are in tune with the quick pace of change in modern society.
  • Percepções e motivações de agentes comunitários de saúde sobre o processo de trabalho em Teresina, Piauí Artigos

    Costa, Elaine Monteiro da; Ferreira, Danyege Lima Araújo

    Resumo em Português:

    O agente comunitário de saúde (ACS) é considerado importante na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente por fortalecer a Atenção Básica. Seu trabalho pode ter situações que gerem realização e experiências que condicionem a desmotivação. Este estudo objetiva caracterizar o processo de trabalho dos ACS de um território de Teresina, Piauí descrevendo suas percepções e identificando suas motivações em relação ao trabalho. Participaram do estudo 31 ACS. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se o método grupo focal, realizando-se seis grupos, um por equipe de saúde da família pertencente ao território. As discussões foram baseadas em três perguntas norteadoras, gravadas em MP4 e, posteriormente, transcritas e categorizadas. Criaram-se cinco categorias para apresentação e discussão dos resultados. Percebeu-se que, entre os ACS, há o entendimento sobre a importância do trabalho que realizam, contudo se sentem desmotivados por não receberem apoio e reconhecimento, em determinadas situações, da comunidade, da própria equipe e da gestão do município. Os agentes comunitários de saúde anseiam pela valorização do trabalho realizado.

    Resumo em Inglês:

    Community health agents (CHAs) are considered important for the implementation of the SUS (Sistema Único de Saúde/Single Health System), especially for reinforcing primary health care. Their work may lead to situations that generate realization and/or experiences that are determining for motivation. This study aims to characterize the labor process of the CHAs in an area of Teresina, State of Piauí, Brazil, describing their perceptions about work and their motivations. Thirty-one CHAs took part in the study. This is an exploratory and descriptive qualitative review. In order to collect data, we used the focus group method. Six focus groups were held, one per family health team belonging to the territory. The discussions were based on three guiding questions, recorded in MP4, and then transcribed and categorized. Five categories were created to present and discuss the results. It was noticed that the CHAs have an understanding of the importance of their work, but they feel discouraged for not getting support and recognition, in certain situations, from the community, the team itself, and from the city's management. There is a desire for the appreciation of their work.
  • Relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde Artigos

    Schimith, Maria Denise; Simon, Bruna Sodré; Brêtas, Ana Cristina Passarella; Budó, Maria de Lourdes Denardin

    Resumo em Português:

    Apresenta-se uma revisão integrativa sobre estudos que abordam as relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde. Objetivou-se identificar os aspectos pesquisados no cotidiano dos serviços acerca dessas relações. A coleta foi realizada nas bases Lilacs e Pubmed segundo os descritores: acolhimento; relações profissional-família; relações profissional-paciente; humanização da assistência; e a palavra 'vínculo' associada ao descritor Sistema Único de Saúde. Selecionaram-se 290 estudos publicados entre 1990 e 2010. Por meio da análise temática, foram criados cinco núcleos de sentido: a relevância da confiança na relação profissional-usuário; sentimentos e sentidos na prática do cuidado; a importância da comunicação nos serviços de saúde; modo de organização das práticas em saúde; e (des)colonialismo. Identificou-se que as relações estabelecidas nas práticas de saúde têm uma dimensão transformadora. No entanto, permanece o desafio de humanizar os serviços de saúde. A enfermagem se destaca na produção do conhecimento nessa temática.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an integrative review about studies that address the relationships between health professionals and users in health care practices. It aimed to identify aspects that were researched on the daily life of the services concerning such relationships. Data were collected from the Lilacs and Pubmed databases based on these descriptors: user embracement; professionalfamily relations; professionalpatient relations; humanization of the care; and the bonding word associated to the Single Health System descriptor. Two hundred and ninety studies, published from 1990 to 2010, were selected. Through thematic analyses, five meaning cores were created: the relevance of the confidence in the professionaluser relationship; feelings and senses in the health care practice; the importance of communications in health care services; ways to organize health care practices and (de)colonialism. It was found that relationships established in health care practices have a transformative dimension. However, the challenge to humanize health care services remains. Nursing stands out in the production of knowledge on such theme.
  • Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil Artigos

    Stroschein, Karina Amadori; Zocche, Denise Antunes Azambuja

    Resumo em Português:

    A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps) tem o intuito de realizar mudanças nas práticas pedagógicas e de saúde, alcançando, consequentemente, o aprimoramento dos profissionais. Este estudo teve o objetivo de analisar as seis experiências de educação permanente nos serviços de saúde no Brasil a partir da Pneps, por meio de uma revisão integrativa, propondo analisar de forma crítica as etapas dos estudos encontrados. Metodologia: pesquisa bibliográfica, nas bases de dados Bireme, Capes e BDTD, no período de 2004 a 2010. Foram analisadas apenas as experiências de educação permanente nos serviços de saúde no Brasil que abordam o conceito de educação permanente, os atores envolvidos, a metodologia da problematização e o financiamento, relacionados com a Pneps. As experiências publicadas estão de acordo com a Pneps, demonstrando que é fundamental problematizar a prática do trabalho, integrando os atores do quadrilátero da formação para a área da saúde: a gestão, a atenção, o controle social e o ensino. Este estudo poderá fomentar a publicação de outras experiências, transformando também os serviços de saúde em espaços de produção de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The National Policy for Permanent Education in Health (Pneps) aims at achieving changes in pedagogical and health practices and, thus, the improvement of the professionals, emphasizing the link between social control, management, health care and schools. This study aims at examining the experiences of permanent education in Brazilian health services according to Pneps, the areas and the actors involved, the methodology used and the funding. It is characterized as an integrative study and proposes to critically analyze the stages of the studies that were found. Methodology: survey of the literature at Bireme, Capes, and BDTD for the period ranging from 2004 to 2010. The experiences published are in accordance with Pnps in some aspects and at different periods of time, demonstrating that it is essential to debate work practices, bringing together the four components of training in health: management, attention, social control and education. This study may not only encourage the publication of other experiences, but also turn health services into a space for production of knowledge.
  • O agente comunitário de saúde em angola: desafios para sua atuação e para a formação profissional em saúde Relato

    Pontes, Ana Lucia de Moura; Bornstein, Vera Joana; Giugliani, Camila

    Resumo em Português:

    A experiência brasileira de trabalho e formação de agentes comunitários de saúde (ACS) foi a base para a implementação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) pela Direção Provincial de Saúde (DPS) de Luanda, em Angola. Esse relato reflete sobre a visita exploratória realizada, em 2009, nos municípios de Cacuaco, Cazenga, Kilamba-Kiaxi, Samba, Sambizanga e Viana, para conhecer as percepções e práticas dos ACS angolanos no que diz respeito ao seu trabalho e à saúde da população. Essa visita pretendia levantar subsídios para a discussão de cooperação técnica entre instituições brasileiras e a coordenação do Pacs da DPS, no sentido de fortalecer a formação de profissionais desse programa. Encontramos semelhanças e diferenças da experiência angolana em relação à brasileira, sendo que consideramos que os principais desafios do caso angolano são: a institucionalização do programa, a regularização do vínculo empregatício e a qualificação profissional dos agentes.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian experience of training and working with Community Health Workers was the basis for the implementation of the Community Health Workers Program by the Provincial Health Directorate in Luanda, Angola. This article reports on an exploratory visit carried out in 2009 to the municipalities of Cacuaco, Cazenga, Kilamba-Kiaxi, Samba, Sambizanga and Viana, with a view to understanding the health perceptions and practices of community health workers in Angola. This visit aimed to gather information that would engender a discussion on technical cooperation between Brazilian institutions and the coordination of the Program of Community Health Workers to strengthen the professional education of the Program. We have found similarities and differences between the Angolan experience and the Brazilian one, and we believe that the main challenges to be faced in Angola are the institutionalization of the program, the regularization of employment relationships and the professional qualifications of the community health workers.
  • Estrutura social e formas de consciência II: a dialética da estrutura e da história Resenhas

    Neves, Renake Bertholdo David das
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