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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2013
  • Documento sem título Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo; Pronko, Marcela Alejandra
  • Propostas inovadoras na formação do profissional para o Sistema Único de Saúde Ensaio

    Hora, Dinair Leal da; Erthal, Regina Maria de Carvalho; Souza, Claudia Teresa Vieira de; Hora, Eloísa Leal da

    Resumo em Português:

    Este ensaio apresenta uma discussão a respeito dos novos cenários da formação do profissional da saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com as propostas apresentadas no relatório Health Professionals for a New Century: Transforming Education to Strengthen Health Systems in an Interdependent World. O relatório foi elaborado por uma comissão independente fo rmada por 18 profissionais e acadêmicos de vários países, liderada pelos médicos e professores Julio Frenk e Lincoln Chen, criada em janeiro de 2010, nos Estados Unidos pelo setor de saúde para homenagear o centenário do Relatório Flexner. A finalidade do relatório foi apresentar recomendações para a adoção de inovações educacionais e institucionais voltadas para a formação de uma nova geração de profissionais mais bem equipados para lidar com os desafios presentes e futuros da área, numa perspectiva global de promoção da saúde. Essa discussão resultou na percepção de que, apesar de políticas e programas governamentais criados no Brasil desde 2001, e de iniciativas institucionais pontuais, a formação dos profissionais da área da saúde ainda é fortemente orientada por uma concepção pedagógica hospitalocêntrica que categoriza os adoecimentos por critérios biologicistas e que dissocia clínica e política, o que não é adequado para contribuir para o fortalecimento do SUS.

    Resumo em Inglês:

    This essay discusses the new scenarios for the training of health professionals for the Sistema Único de Saúde (SUS, Unified Health System) and how they are related the proposals made in the report entitled "Health Professionals for a New Century: Transforming Education to Strengthen Health Systems in an Interdependent World". It was drafted by an independent committee made up of 18 professionals and academics from several countries, led by physicians and professors Julio Frenk and Lincoln Chen and created in January 2010, in the United States, by the health sector to honor the centennial of the Flexner Report. The purpose of the report was to lay down recommendations for the adoption of educational and institutional innovations aimed at training a new generation of professionals in order for them to be best equipped to deal with the area's present and future challenges in a comprehensive perspective of health promotion. The discussion resulted in the perception that, despite governmental policies and programs created in Brazil since 2001 and of timely institutional initiatives, health area professionals still get training that is strongly guided by a hospital-centric educational conception, categorizes illnesses based on biological criteria, and dissociates clinic practice and politics, something that is not suitable to help strengthen the SUS.
  • Terceirização do trabalho docente à luz da responsabilidade social da educação superior Artigos

    Calderón, Adolfo Ignacio

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta a discussão da compreensão da terceirização do trabalho docente no ensino superior privado, realizado por meio de cooperativas de mão de obra, à luz da responsabilidade social da educação superior. Conceitualiza a responsabilidade social, privilegiando duas abordagens: a normativa, de ordem legal, e a ética, direcionada ao desenvolvimento humano. Examina a coerência ética que deve existir na gestão universitária no equacionamento das exigências de maximização de recursos visando a ganhos de competitividade, com os princípios e valores que deveriam nortear os empreendimentos educacionais dentro de um cenário marcado pelas exigências e demandas do Estado e da sociedade por uma maior responsabilidade social da educação superior, principalmente do setor privado.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on understanding the outsourcing of teaching in private higher education, carried out by means of labor cooperatives, under the light of the social responsibility of higher education. It conceptualizes social responsibility by focusing on two approaches: normative, which is legal in nature, and the ethical, which is directed to human development. The author examines the ethical coherence there must be in the university management process when addressing the requirements of maximizing resources aimed at gains in competitiveness, with the principles and values that should guide the educational endeavors within a scenario marked by the requirements and demands of the State and of society for the increased social responsibility of higher education, especially in the private sector.
  • Inovações do século passado: origens dos referenciais pedagógicos na formação profissional em saúde Artigos

    Conterno, Solange de Fátima Reis; Lopes, Roseli Esquerdo

    Resumo em Português:

    Documentos oficiais destinados a reorientar a formação dos profissionais da saúde no Brasil foram utilizados para identificar princípios pedagógicos inovadores. Tal levantamento visou a explicitar a vinculação desses princípios com determinada corrente pedagógica, problematizando as origens teórico-metodológicas dos atuais referenciais para o ensino profissional em nível de graduação na área. A reorientação da formação em saúde se manifesta em diferentes iniciativas oficiais: nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação, na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e no Pró-Saúde. Analisaram-se os princípios pedagógicos recorrentemente citados nos documentos: a aprendizagem significativa, o professor facilitador, o aprender a aprender e as metodologias ativas. Com base no estudo da produção teórica nacional acerca dos fundamentos teórico-práticos das correntes pedagógicas, procedeu-se ao cotejamento dos princípios pedagógicos nesses referidos documentos. Em conclusão, os princípios pedagógicos explicitados se articulam aos referenciais teórico-metodológicos das pedagogias não diretivas, que, ao serem contextualizadas, inserem-se temporalmente nos primeiros anos do século XX, tendo como foco as propostas para a educação infantil.

    Resumo em Inglês:

    Official documents intended to reorient the training provided to health professionals in Brazil were used as a source to a survey conducted to determine what such documents report as innovative educational principles. This survey aimed to clarify the connection between these principles and a certain educational line, problematizing the theoretical and methodological origins of the current framework for vocational education at the undergraduate level in the area. The reorientation of health training is expressed in different official initiatives: the National Curriculum Guidelines for undergraduate courses, the National Policy for Continuing Education in the Health, and in the Pro-Health program. The educational principles widely cited in the documents were analyzed: meaningful learning, the facilitator teacher, learning to learn, and active methodologies. Based on the study of the Brazilian theoretical production on the theoretical and practical educational lines, we compared the educational principles from those documents. In conclusion, the educational principles presented are connected to theoretical and methodological benchmarks ofnon-directive pedagogies, which, when contextualized, are inserted, temporally, into in the early years of the twentieth century, focusing on the proposals for child education.
  • Atenção primária à saúde e o perfil social do trabalhador comunitário em perspectiva histórica Artigos

    Fonseca, Angélica Ferreira; Morosini, Márcia Valéria Guimarães Cardoso; Mendonça, Maria Helena Magalhães

    Resumo em Português:

    Em diversos países, e no Brasil em particular, a adoção do enfoque da atenção primária como reordenador de sistemas de saúde tem se consolidado dando destaque ao trabalhador comunitário, no Sistema Único de Saúde (SUS) denominado agente comunitário de saúde. Compreendendo que esse fato tem raízes antigas, este texto, com perspectiva histórica, se desenvolve com base em um exame de documentos e de bibliografia, orientando-se pelo mapeamento de projetos postos em disputa. Na análise, distinguiram-se tensões que perpassaram a configuração de propostas de atenção à saúde com as seguintes características: atuação contínua e vinculação ao território; educação em saúde como estratégia relevante; e conexão entre os serviços de saúde e as populações locais, mediada por um trabalhador que tem nessa função seu principal papel social. Analisam-se também características da constituição do trabalho do agente comunitário de saúde no SUS que representam desafios para a qualificação desses trabalhadores, tendo como parâmetro os direitos associados ao trabalho, a complexidade do trabalho em saúde e o seu papel técnico e político.

    Resumo em Inglês:

    In several countries, and in Brazil in particular, the adoption of primary care as a factor to reorder health systems has been consolidated by highlighting the community worker, who is called a community health agent in the Sistema Único de Saúde (SUS, Unified Health System). Understanding that this fact has ancient roots, this paper, with a historical perspective, is developed based on a review of documents and literature, guided by the mapping of projects put into dispute. In the analysis, tensions that permeated the configuration of healthcare proposals with these characteristics were distinguished: continuous action and linkage to the territory; health education as a relevant strategy, and the connection between health services and local populations, mediated by a worker who has this role as his or her primary social role. Also analyzed were features that constitute the work of the community health worker in the SUS, which represent challenges to the qualifications of these workers, having the rights associated with the work, and the complexity of the healthcare work and its technical and political role as a parameter.
  • Representações sociais da educação em saúde pelos profissionais da equipe de saúde da família Artigos

    Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho; Marques, Rita de Cássia; Oliveira, Denize Cristina de; Amorim, Maria Marta Amancio; Araújo, Eduardo Gomes de

    Resumo em Português:

    Este estudo discute a forma como os profissionais da equipe de saúde da família pensam e representam a educação em saúde e a prática educativa que realizam. Os sujeitos da pesquisa (n=248) - médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde de 20 unidades básicas de saúde de Belo Horizonte - foram entrevistados mediante a utilização da técnica de evocação livre e da teoria das representações sociais. Solicitou-se aos sujeitos que verbalizassem cinco palavras que lhes ocorressem imediatamente em relação à educação em saúde, classificando-as em positiva ou negativa. Utilizou-se o software Evoc e calculou-se a frequência simples de ocorrência, a média ponderada de ocorrência em função da ordem de evocação e a média das ordens ponderadas do conjunto dos termos evocados. Construiu-se o quadro de quatro casas composto do núcleo central, elementos de contraste e periféricos da representação. Médicos e enfermeiros compartilham conteúdos representacionais entre si, expressando representações sociais similares, ao apresentarem nos possíveis núcleos centrais 'capacitação' e 'prevenção'. Auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde se assemelham por meio dos possíveis elementos centrais 'educação' e 'prevenção'. O foco recai na transmissão de orientações com o objetivo de persuadir os indivíduos à adoção de modos de vida saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses how the professionals on the family health team interpret and represent the health education and educational practice they perform. The subjects (n=248) - physicians, nurses, nurse aides, and community health workers from 20 basic health units in Belo Horizonte (southeastern Brazil) - were interviewed using the free recall technique and the theory of social representations. Subjects were asked to verbalize five words that came to their minds immediately when thinking about health education, rating them as positive or negative. The Evoc software was used and the simple frequency of occurrence, the weighted average of occurrence based on the order of recall, and the weighted average of all the terms mentioned were calculated. The four decimal frame comprising the central core and contrast and peripheral elements of representation was constructed. Physicians and nurses shared representational content among themselves, expressing similar social representations when presenting the possible central core of 'empowerment' and 'prevention.' Nursing aides and community health workers resemble each other through the possible central elements of 'education' and 'prevention.' The focus is on the conveyance of guidelines aimed at persuading individuals to adopt healthy lifestyles.
  • Contribuições do movimento de mulheres camponesas para a formação em saúde Artigos

    Pulga, Vanderléia Laodete

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta reflexões com base na experiência e na pesquisa desenvolvida com as mulheres camponesas vinculadas atualmente ao Movimento de Mulheres Camponesas e também na interação com grupos, movimentos, articulações, práticas e coletivos de educação popular em saúde que atuam em todas as regiões do Brasil. Identificamos as bases do contexto e do cotidiano de vida, de resistência e de luta dessas mulheres camponesas, suas interfaces com os processos de saúde-adoecimento, bem como as contribuições político-pedagógicas que emergem nas práticas de cuidado, promoção e educação popular em saúde, próprias desses atores sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article presents reflections based on the experience and on research conducted with peasant women currently tied to the Peasant Women Movement and also on the interaction with different groups, movements, coordinations, and collective popular health education practices in operation in all Brazilian regions. We identified the base of the context and of everyday life, of the resistance and struggle of these women peasants, their interfaces with the health and illness processes, as well as the identification of the political contributions and educational practices that emerge in the popular health care, promotion and educational practices of these social players.
  • Participação, cidadania e políticas públicas: a construção da saúde em espaços de organização popular Artigos

    Vieira, Danúbia Rocha; Machado, Mick Lennon; Cervi, Rosane Beatriz Bragagnolo; Verdi, Marta Inez Machado

    Resumo em Português:

    Este trabalho avalia como as organizações populares discutem as políticas públicas de saúde com base na análise da participação popular e da construção da cidadania em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido com instituições e organizações de controle social. A estratégia metodológica utilizada foi a de pesquisa qualitativa, tendo como técnica de análise o discurso do sujeito coletivo. Os discursos demonstram que os sujeitos têm uma compreensão de saúde com elementos que remetem a um conceito biologicista, mas que também avançam para um conceito ampliado. Observou-se que a cidadania não se limita a conquista de direitos apenas, mas estende-se para a luta por sua efetivação. Nesse sentido, a participação surge como um dever a ser exercido pelo coletivo.

    Resumo em Inglês:

    This study assesses how popular organizations discuss public health policies based on the analysis of popular participation and on the construction of citizenship in the city of Florianópolis, southern Brazil. It was carried out with social control institutions and organizations. The methodological strategy used was qualitative surveys, with the collective subject discourse as technical analysis. The discourses show that the subjects have an understanding of health with elements that refer to a biological concept, but also advance to an expanded concept. It was observed that citizenship is not limited merely to ensuring rights; rather it extends to the struggle to achieve it. In this sense, participation emerges as a duty to be exercised collectively.
  • Programa educacional para unidades de terapia intensiva neonatais e pediátricas brasileiras Artigos

    Bussotti, Edna Aparecida; Leão, Eliseth Ribeiro; Cristensen, Kellen; Ramos Filho, Luiz Maria; Belem, Teresa Maria Uras; Santos, Katia Jarandilha dos

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo descritivo e exploratório que objetivou avaliar os padrões de qualidade em saúde em 13 unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica da rede pública brasileira nos períodos anteriores (diagnóstico situacional) e posteriores (reavaliação) ao desenvolvimento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Foi elaborado um instrumento para avaliação diagnóstica com base na portaria n. 3.432, de 12 de agosto de 1998. A capacitação foi planejada mediante o diagnóstico situacional. Foram mensurados dez critérios de avaliação e, na fase diagnóstica, cinco apresentavam 40 % de índice de conformidade. O programa de capacitação foi estruturado em treinamento on the job (12 horas), totalizando 290 horas, e curso com visitas monitoradas (30 horas), totalizando 810 horas/homem e média de 180 horas/homem. Na reavaliação houve elevação dos índices em nove dos dez critérios avaliados. A metodologia adotada possibilitou o desenvolvimento de um programa educacional com base no diagnóstico situacional, com indicadores de treinamento satisfatórios, considerando a peculiaridade do setor público de saúde. A participação dos profissionais do hospital de excelência foi relevante para o alcance dos resultados, proporcionando espaços para discussão e troca de experiências.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory and descriptive study that aimed to evaluate the quality standards in health in 13 Brazilian public neonatal and pediatric intensive care units in periods prior (situational diagnosis) and subsequent (reassessment) to the development of the Program for Support for the Institutional Development of the Unified Health System. A diagnostic assessment tool was prepared based on decree n. 3432, of August 12, 1998. Training was planned based on the situational diagnosis. Ten assessment criteria were measured and, in the diagnostic phase, five had a 40 percent compliance rate. The training program was structured with on-the-job training (12 hours), which added up to 290 hours, and on a course with guided visits (30 hours), totaling 810 man hours and with an average of 180 man hours. During the reassessment, it was noted that there was an increase in nine of the ten criteria evaluated. The methodology that was adopted enabled the development of an educational program based on situational analysis, with satisfactory training indicators, considering the peculiarity of the public health sector. The participation of professionals from the hospital of excellence was relevant to the achievement of the results, as this provided space for discussion and for the exchange of experiences.
  • Ênfase nas relações interpessoais na formação do enfermeiro sob o paradigma ético-humanista Artigos

    Ferla, Josiane Bernart da Silva

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a formação inicial do enfermeiro e seu vínculo com o paradigma ético-humanista, especialmente as relações interpessoais. Adotou-se na pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Os sujeitos eram egressos e docentes do curso de enfermagem de uma faculdade particular da cidade de Curitiba, no Paraná. A coleta de dados foi feita em 2009, com utilização das técnicas de análise documental do projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem, aplicação de questionário aos egressos da graduação em enfermagem e entrevista semiestruturada realizada com enfermeiros-docentes. As informações coletadas foram submetidas à análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: totalidade/multidimensionalidade; interdisciplinaridade/disciplinaridade/dicotomia teoria-prática; relações interpessoais/competência interpessoal. Os resultados revelam que tanto docentes como discentes percebem a formação acadêmica ainda centrada nos referenciais técnico-científicos, porém com uma intencionalidade real de formação também de competências voltadas às relações humanas. Este estudo permitiu identificar a influência do paradigma ético-humanista proposto pelas diretrizes curriculares no processo de formação do enfermeiro, além de reforçar a necessidade de novas possibilidades de desdobramentos das ideias capazes de se fundamentarem em princípios pedagógicos que visem à totalidade do ser em formação e do ser assistido pelo profissional da saúde.

    Resumo em Inglês:

    This study assesses on the early training of nurses and its relationship with the ethical-humanistic paradigm, especially to interpersonal relationships. A descriptive-exploratory qualitative research approach was used. The subjects were graduates and professors in nursing in the city of Curitiba, southern Brazil. The data were collected in 2009, using documentary analysis techniques for the undergraduate nursing program's educational project, the application of a questionnaire among graduates of the college of nursing, and semi-structured interviews conducted among nursing professors at a private college. The data collected were subjected to content analysis, from which three categories emerged: totality/multidimensionality; interdisciplinarity/disciplinarity/dichotomy between theory and practice, interpersonal relations/ interpersonal skills. The results show that both faculty and students realize that the academic training provided is still focused on technical and scientific references, but with a real intent to provide training in skills aimed at human relations. This study allowed the influence of the ethical and humanistic paradigm proposed by the curricular guidelines in the nursing education process to be noted, and reinforced the need for new possibilities to develop ideas capable of serving as the base for educational principles aimed at the totality of being in training and of the person assisted by a health professional.
  • Percepções e práticas de cuidadoras comunitárias no cuidado de crianças menores de três anos Artigos

    Montrone, Aida Victoria Garcia; Rani, Rayla; Takaesu, Renata Kazumi; Arantes, Cássia Irene Spinelli; Fabbro, Márcia Regina Cangiani

    Resumo em Português:

    O objetivo desta investigação foi conhecer as percepções e formas de cuidar de cuidadoras comunitárias de crianças menores de três anos. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com análise qualitativa dos dados. A definição dos sujeitos do estudo foi realizada por meio de mapeamento de possíveis cuidadores comunitários de crianças menores de três anos de idade. Para coleta dos dados, foi utilizada entrevista semiestruturada, com 18 cuidadoras comunitárias, em suas residências. Foi realizada análise categorial temática dos dados, por meio da qual foram identificadas duas categorias: o cuidado na perspectiva do cuidador e formas de cuidar. A primeira categoria evidenciou que o cuidado de crianças menores de três anos é uma tarefa que exige responsabilidade e comprometimento. A segunda categoria mostrou que as cuidadoras priorizam a alimentação, higiene e segurança da criança e consideram o brincar importante para estimular a aprendizagem e a socialização da criança. Este estudo mostrou a necessidade de se propiciar mais espaços de diálogo entre mães, pais, outros familiares, cuidadoras comunitárias e profissionais que lidam com a infância, com o intuito de se ampliar os conhecimentos sobre o cuidado infantil.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand the views and approaches community caregivers use to provide care to children aged fewer than three years. This is an exploratory, descriptive study with qualitative data analysis. Study subjects were defined by mapping possible community caregivers assisting children under three years old. Semi structured interviews were conducted among 18 community caregivers, in their homes. A thematic categorial data analysis was performed, which allowed two categories to be identified: care from the caregiver's viewpoint and ways of caring. The first category showed that caring for children aged fewer than three years is a task that requires responsibility and commitment. The second category showed that caregivers prioritize the children's nutrition, hygiene and safety, and that they consider playing important to drive the kids' learning and socialization process. This study showed the need to provide more opportunities for dialog among mothers, fathers, other family members, caregivers, and community professionals who deal with childhood with the aim to increase knowledge about child care.
  • Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde Relato

    Linhares, Maria Socorro Carneiro; Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima; Teixeira, Ana Karine Macedo; Dias, Raimundo Vieira; Flor, Sandra Maria Carneiro; Soares, João Sérgio Araújo; Cavalcante, Francisco Roger Aguiar

    Resumo em Português:

    As iniciativas nacionais que se propõem contribuir para a reorientação da formação e do modelo de atenção nos levaram a descrever a experiência de implantação do Programa de Educação para o Trabalho (PET)-Saúde/Vigilância em Saúde (VS) em Sobral, Ceará. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes dos cursos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e medicina e odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), tutores e preceptores do PET-Saúde/VS. As informações foram registradas pelos tutores e preceptores durante as atividades desenvolvidas desde a implantação do programa (julho de 2010). O processo de trabalho desempenhado no PET-Saúde/VS compreende três eixos estruturantes que se intercomunicam, constando vivências teórico-conceituais, vivências no serviço e vivências de pesquisa. Para garantir a interface ensino-serviço e a integração entre as ações de vigilância em saúde e atenção básica, construímos uma 'tecnologia' pedagógica que chamamos de tecnologia de educação permanente na vigilância em saúde. A experiência permitiu aos estudantes uma visão mais ampla, acerca das condições de saúde da população, da importância do conhecimento sobre problemas locais para o trabalho da vigilância em saúde, a fim de prestar assistência qualificada e voltada para a realidade de cada território.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian initiatives that propose to contribute to redirecting training and the care model led us to describe the experience of deploying of the Education for Work Program (PET) - Health/Health Surveillance (HS) in Sobral, northeastern Brazil. This is a descriptive, experience-reporting study, experienced by nursing students at the Vale do Acaraú State University (UVA) and medicine and dentistry students at the Federal University of Ceará (UFC), tutors, and PET-Health/HS preceptors. The information was recorded by the tutors and preceptors during the activities undertaken ever since the program was deployed (July 2010). The work process performed under PET-Health/HS comprises three intercommunicating structural axes, consisting of theoretical and conceptual experiences, experiences in service, and research experiences. To ensure the interface between teaching and service and integration between health surveillance and primary care, we built an educational 'technology' we call a permanent education in health surveillance technology. The experience afforded the students a broader view about the population's health conditions and on the importance of understanding local issues for health surveillance in order to provide qualified care targeted at the reality at each territory.
  • Entrevista: Christian Ingo Lenz Dunker Entrevista

    Couto, Hellington Chianca
  • A construção da sociedade do trabalho no Brasil: uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades Resenhas

    Santana, Marco Aurélio
  • O que é saúde? Resenhas

    Santos, Milena Silva dos; Gonçalves, Lucia Hisako Takase; Oliveira, Marília de Fátima Vieira de
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