Acessibilidade / Reportar erro

Produção científica docente em tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise preliminar

Scientific production on subject treatment of information in Library Schools' programs of Mercosul: a preliminary analysis

Resumos

As discussões sobre ensino de Tratamento Temático da Informação ocorridas desde 1996 nos encontros anuais do grupo de escolas de Biblioteconomia do Mercosul motivaram, em uma primeira fase, a análise dos conteúdos básicos das disciplinas da área e da bibliografia utilizada nessas disciplinas, constatando-se haver grande diversidade de linhas teóricas entre os docentes da área. Desse modo, sentiu-se a necessidade de investigar a produção científica desses docentes, propiciando um cotejo preliminar ensino/pesquisa na área, no Mercosul, buscando: a) verificar a coerência temática existente entre a bibliografia utilizada na prática pedagógica e a produção científica desses docentes; b) analisar a contribuição do segmento docente para o cenário científico da área, como subsídio para o incentivo ao intercâmbio de produção científica gerada na área, na região; c) lançar bases para a identificação de colégios invisíveis na área; e d) contribuir com os estudos curriculares do Grupo de Trabalho em Organização e Tratamento da Informação do Mercosul. Para tanto, realizaram-se as revisões da literatura sobre o ensino de Tratamento Temático da Informação no Mercosul e sobre a produção científica dos docentes, seguida de coleta de dados por meio de questionários que foram enviados aos docentes das 28 instituições que compuseram o universo da fase anterior da pesquisa, obtendo-se um índice de respostas de 67,85%. A análise da produção dos docentes (restrita a livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e publicações na íntegra em eventos) demonstrou que 91,57% das publicações na área estão a cargo de 12 docentes de apenas cinco universidades, revelando que o grupo mais produtivo compõe-se de 66,67% dos docentes e 31,25% das instituições. Quanto à forma, observa-se um equilíbrio entre publicações em eventos, artigos de periódicos e literatura monográfica (livros e capítulos de livros). Verificou-se, ainda, que apenas 22 itens (13,25%) da produção dos docentes na área de Tratamento Temático da Informação, encontram-se presentes na bibliografia utilizada nas disciplinas por eles ministradas, revelando uma contribuição ainda modesta para a construção das fontes de pesquisa para a área.

ensino de biblioteconomia; produção científica; tratamento temático da informação; Mercosul


The educational discussions on subject treatment of information that have been taking place since 1996 during the annual meetings of the Mercosul Library Schools, have encouraged the first round of analysis of the disciplines' contents and bibliographies. Such an investigation showed a wide variety of subject treatment of information theoretical influences among the distinct Library Schools. It leaded to the need of investigating the scientific production of the subject treatment of information professors in order: a) to verify the subject coherence between the bibliography used by docents in their pedagogical practices, and their own scientific production; b) to analyze their scientific contribution through their scientific production; c) to identify subject treatment of information invisible colleges at the Mercosul area; d) to contribute to the task force studies on information organization and retrieval of the Mercosul Library Schools Group. This literature revision on subject treatment of information education at Mercosul, as well as on scientific production, has supported the data collecting among professors from 28 Library Schools, which obtained a return of 68.85% of that universe. Results showed that only 12 professors, from 5 universities are responsible for 91.57% of the whole scientific production (whole books, book chapters, articles in journals and conference proceedings). It was also verified a relative balance among the number of proceedings, articles and monographic publications (books and chapters) whose medium life is around 6 years (considered a good level, by the area standards). When comparing the individual bibliographies used by the disciplines' professors with the bibliography of their own scientific production, it was verified that only 13.25% of the items in the latter were present in the disciplines' bibliographies. In conclusion, these results reveal that the subject treatment of information scientific production of Mercosul Library Schools has mainly been the output of a small group of scholars, mostly PhD professors from universities which offer both undergraduate and graduate (masters´ and doctorate´ s degrees) programs. Furthermore, they reveal that the presence of such production as research source in the individual bibliographies of the area disciplines is still modest. Such results demonstrate the urgent need to promote scientific exchange and partnership programs among subject treatment of information professors at the Mercosul area, in order to encourage them to form invisible colleges, as well as to make their scientific production more visible to the Educational environment.

library education; scientific production; subject treatment of information; Mercosul


  • ARCHUBY, C. La enseñanza de temáticas básicas para los estudios métricos de la información en las escuelas de bibliotecología: la experiencia de la Universidad Nacional de Mar del Plata. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES 7., Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.
  • ARTAZA, C. et. al Estudio métrico sobre la producción de tesinas de la licenciatura en Bibliotecología y Docmentación de la Universidad Nacional de Mar del Plata. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES 7., Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y   CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.
  • CASTRO, C.M. Há produção científica no Brasil? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 37, n.7, p.165-187, 1985. (supl.
  • COELHO, L.F.S. A ciência no Brasil: um levantamento estatístico. Disponível em: <http://sites.uol.com.br/alpgif/estatist/prod.pdf.>. Acesso em: 1 fev. 2003.
  • CONFORTI, N.G.; NÉLIDA, A. La práctica profesional de la carrera Bibliotecario escolar: instrumentos para su evaluación. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES 7., Y  ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.
  • ENCONTRO DE DIRETORES, 6., ENCONTRO DE DOCENTES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL, 5., 22 a 25 out. 2002, Londrina. Relato Final... Londrina: ABECIN, 2002. Disponível em: <http://www. abecin.org.br/Mercosul.htm>
  • ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CURSOS SUPERIORES EM BIBLIOTECONOMIA DO MERCOSUL. 1996, Porto Alegre. A formação profissional em Biblioteconomia no Mercosul Porto Alegre: ABEBD, 1996. 3v.
  • ENCUENTRO DE DIRECTORES DE LOS CURSOS SUPERIORES DE BIBLIOTECOLOGIA DEL MERCOSUR, 1. Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE BIBLIOTECOLOGIA Y CIÊNCIA DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 2., 1997, Buenos Aires. La formación profesional en Bibliotecología y Ciencia de la información en el Mercosur: acuerdos u recomendaciones. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 1997. 15p.
  • ENCUENTRO DE DIRECTORES DE LAS ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2. Y ENCUENTRO DE DOCENTES DE LAS ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL  MERCOSUR, 3., 1998, Santiago (Chile). Formación de recursos humanos en el área de información en el MERCOSUR: compatibilización curricular, competencias del profesional de la información en el Mercosur. Santiago (Chile): Universidad Tecnológica Metropolitana, 1999.
  • ENCUENTRO DE EDUCADORES Y INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DE IBEEROAMERICA Y EL CARIBE - EDIBCIC, 3., 1996, San Juan (Porto Rico). Informe de la Comisión de Pregrado San Juan: Universidad de Puerto Rico, 1996. 4p.
  • GUIMARÃES, J.A.C.; DANUELLO, J.C.; MENEZES, P.J. Formação para a atuação profissional em organização de conteúdos informacionais: uma análise das bases teórico-pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia do Mercosul. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Atuação profissional na área de informação São Paulo: Polis, 2004. p.167-187.
  • GUIMARÃES, J.A.C.; MIRANDA, F.; SANTOS, I. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: análise e perspectivas de um core curriculum à luz dos avanços teóricos da área de organização do conhecimento. Marília, 2001. v.1. [Relatório de pesquisa].
  • GUIMARÃES, J.A.C.; RODRIGUES, M.E.F. A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTE-CONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2002, Fortaleza. Dimensão humana, política e econômica da informação Fortaleza: FEBAB, 2002. (texto digitado, sem paginação).
  • HERRERO SOLANA, V.; LIBERATORE, G. Visibilidad internacional de las revistas iberoamericanas de Bibliotecología y Documentación. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES, 7., ENCUENTRO DE DOCEN-TES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 6., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-ROM.
  • LIBERATORE, G.; CORINGRATO, M.; AMERIO, A. Revista Referencias: un análisis de la producción profesional em ByD en la Argentina. Referencias, v.7, n.2, p.38-43, 2002.
  • LIBERATORE, G.; GUIMARÃES, J.A.C. Panorama del análisis documental de contenido en el Cono Sur Americano. In: CARIDAD SEBASTIÁN, M.; NOGALES FLORES, J. T. (Org.). La información en la posmodernidad: la sociedad del conocimiento en España e Iberoamerica. Madrid: Editorial universitaria Ramón Areces, 2004. Cap. 11,  p. 129-141.
  • MENEZES, P.J. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise de capacitação científica docente como subsídio ao delineamento de políticas integradas para a área. 2003. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso - Biblioteconomia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
  • MOYA ANEGÓN, F.; HERRERO SOLANA, V. Visibilidad internacional de la produción científica iberoamericana en Biblioteconomía y Documentación (1991-1999). In: ENCUENTRO DE EDIBCIC, 5., 2000, Granada. Actas... Granada: Universidad de Granada: Facultad de Biblioteconomía y Documentación, 2000. p.341-370.
  • MUELLER, S.P.M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B.V.; KREMER, J.M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. Cap. 1, p. 21-34.
  • POBLACIÓN, D.A. Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado. Ciência da Informação, Brasília, v.21, n.3, p.243-246, 1992.
  • POBLACIÓN, D.A. Produção científica: literatura cinzenta da área de Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília; Brasília, v.19, n.1, p.99-112, 1995.
  • POBLACIÓN, D.A. Projeto "Produção científica: características das comunidades científicas brasileiras da área de Ciência da Informação segundo parâmetros cienciométricos". São Paulo, 2001. [Relatório de pesquisa].
  • RANGEL, M. Reflexões sobre o trabalho docente: significados do conhecimento, da pesquisa, da representação social. Educação Brasileira, Brasília, v. 20, n. 40, p. 109-124, jan./jun. 1998.
  • SANTOS, I.S. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: análise comparativa da bibliografia utilizada. Marília, 2001. 268p. Trabalho de Conclu-são de Curso - Biblioteconomia, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001.
  • SANZ CASADO, E. Resultados del proyecto Estudios Bibliométricos de la Actividad Investigadora en el área de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES Y VI ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 7., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata:Universidad Nacional de Mar del Plata - Facultad de Humanidades - De-partamento de Documentación, 2004. 1 CD-ROM.
  • SLEIMEN, S. Algunos aportes para una propuesta de control operativo de la labor docente. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES Y VI ENCUENTRO DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 7., 2004, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004. 1 CD-Rom.
  • SMIT, J.W.; DIAS, E.W.; SOUZA, R.F. Contribuição da Pós-graduação para a Ciência da Informação no Brasil: uma visão. DataGramaZero-Revista de Ciência da Informação, v.3, n.6, dez. 2002. Disponível em <http://www.dgz.org.br/dez02/Art_04.htm>. Acesso em: 10 fev. 2003.
  • TARGINO, M.G. Novas tecnologias e produção científica: uma relação de causa e efeito ou uma relação de muitos efeitos? DataGramaZero-Revista de Ciência da Informação, v.3, n.6, 2002. Disponível em:<http://www.dgzero9.org/dez02/Art 01.htm>. Acesso em: 2 fev. 2003.
  • VALENTIM, M.L.P.; GUIMARÃES, J.A.C. Diretrizes políticas e estratégicas para a formação docente voltadas à pesquisa e à extensão: Brasil. Transinformação, Campinas, v. 14, n.1, p. 29-39, 2002.
  • WITTER, G.P. O ambiente acadêmico como fonte de produção científica. Informação & Informação, Londrina, v.1, n.1, p.22-26, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2005

Histórico

  • Aceito
    24 Maio 2005
  • Recebido
    24 Maio 2005
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br