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Pesquisa em mídia social e jornalismo (2003-2017): uma análise bibliométrica e de conteúdo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise bibliométrica da literatura científica em mídias sociais e jornalismo, publicada por periódicos indexados pelo Journal Citation Reports até 2017 (n=213). Além de medidas descritivas, fornece um análise de copalavras e de cocitação. Uma análise quantitativa do conteúdo complementa a abordagem bibliométrica. Assim, o artigo oferece uma análise conceitual e estrutural do campo de estudo. Os resultados mostram que o número de artigos sobre o tema está crescendo constantemente desde 2014. Estados Unidos, Austrália e Inglaterra são os países mais produtivos. Os estudos são baseados principalmente em dados da Europa e América do Norte. Três grupos conceituais são identificados: participação do público, conteúdo gerado pelo usuário e influência das mídias sociais nos valores e práticas profissionais jornalísticas. A maioria dos estudos não considerou serviços específicos, mas se concentrou no conceito geral de “mídia social”. O Twitter foi a plataforma mais analisada até os últimos anos, quando a atenção acadêmica mudou para o Facebook. A pesquisa preferiu se concentrar em informações políticas em detrimento de outros ramos do jornalismo. Os métodos mais empregados são a análise de conteúdo e entrevistas em profundidade. Sugere-se o uso adicional de pesquisas e análises de redes sociais e um foco mais forte em estudos visuais.

Palavras-chave
Bibliometria; Cocitação; Copalavras; Jornalismo

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