Acessibilidade / Reportar erro

Fome de ler: a leitura em movimento como processo de inclusão social

Hungry for reading: reading as a process of social inclusion

Resumos

Propõe-se uma investigação com o objetivo de conhecer os interesses de leitura dos habitantes de Campinas que não freqüentam a Biblioteca Pública. Para tanto, foi feito um levantamento em mapas de zoneamento da cidade, a partir dos catálogos de usuários, a fim de diagnosticar quais regiões são mais carentes de um trabalho com a leitura. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um Roteiro de Entrevista Estruturada. Através de uma amostra estratificada, foram entrevistados 880 moradores, com o propósito de conhecer os interesses de leitura desses possíveis leitores residentes nos 40 bairros selecionados. Os resultados da pesquisa serviram como subsídios no traçado das diretrizes para o estabelecimento de uma Política da Secretaria Municipal de Cultura que visa reestruturar a Rede de Biblioteca Pública de Campinas, implantando bibliotecas setoriais com acervos adequados às necessidades e interesses dos leitores. O projeto viabilizou uma proposta de programa de incentivo à leitura para moradores que não tiveram acesso aos bens culturais dos letrados e, portanto, a alguns dos meios de exercer o direito à sua cidadania.

biblioteca pública; interesses de leitura; seleção de acervo; aquisição de acervo


The investigation objective was to find out the reading interests of the population segment, in Campinas, that does not use the Public Library. For this purpose, zone maps of the city were assembled from users' catalogues, in order to determine which regions were the most deficient in reading facilities. The investigation data were collected by means of a structured interview guide. Interviews were conducted with 880 residents, chosen randomly, from 40 selected suburbs with a view to learn their reading interests. The results were used in outlining the strategies to establish a policy for the Council's Culture Bureau in order to restructure the Campinas' Public Library system, implanting regional Libraries with collections that meet the aspiration and interests of the prospective readers. So doing, made viable a proposal for a reading incentive program aiming at residents deprived of easement of access to the literate culture and, therefore, deprived of an instrument to exercise their citizenship.

public library; reading interests; collection selection; collection acquisition


  • ARAÚJO, E.A. Informação, cidadania e sociedade no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.2, n.1, p.67-77, 1992.
  • BAPTISTA, I. Educador social: especialistas de mãos vazias. Jornal "A Página da Educação", Porto, v.9, n.94, p.19, 2000. Disponível em: <http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=1155>. Acesso em: 2 mar. 2004.
  • BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura São Paulo: Cultrix, 1977. p.17.
  • BARBOSA, L.C. A exclusão pela leitura. Extra Classe, Porto Alegre, v.4, n.29, 1999. Disponível em: <http://www.sinpro-rs.org.br/extra/mar99. educa1.htm>. Acesso em: 2 mar. 2004.
  • BRIGGS, S. The social value of the library: or you can't take a computer to bed. Disponível em: <http:// www.slnsw.gov.au/plp/gilgand/value.htm>. Acesso em: 17 fev. 1999.
  • CARVALHO, L.M. Biblioteca, instituição preservado-ra da cultura dominante? Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.1, n.1, p.33-43, 1991.
  • CASTEL, R. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a desfiliação. Caderno CHR, Salvador, n.26/27, jan./dez. 1997.
  • CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • CASTEL, R. Intervention de Robert Castel. In: CONFÉRENCE SUR L'AVENIR DU TRAVAIL, DE EMPLOI ET DE LA PROCTENTION SOCIALE, 2001, Annecy. Anais.. Disponível em: http://www.ilo.org/public/french/bureau/inst/papers/confrnce /annecy2001/discuss/castel.htm Acesso em: 02 mar. 2004.
  • CASTRO, C.A. Leitura de adultos com escolaridade tardia. São Luís: UFMA, 1999. 118p.
  • DECRETO Presidencial n.520 de 13 de maio de 1992. Legislação Federal, p. 196-197.
  • HUCK, C.S. Children's Literature in the elementary schools 5th.ed. New York: Holt Rinehart and Winston, 1999. 914p.
  • IRELAND. Ministry for the Environment and Local Government. Dempsey Launches major report on Public Library Service. Nov. 1998. Disponível em: <http://www.environ.ie/press/publib.html>. Acesso em: 18 fev. 1999.
  • LIBRARY Association (UK). Public Library Policy Review. Disponível em: <http://www.la-hq.org.uk>. Acesso em: 12 fev. 1999.
  • LIBRARY Council (Ireland). National Policy on Libraries and Information Service. Disponível em: <http://homepages.iol.ie/~libcoun/policy.htm>. Acesso em: 17 fev. 1999.
  • LIMA, L.O. Estórias da educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. Brasília: Editora Brasília, 1974.
  • PENSADO, A.G. Las bibliotecas públicas para niños en Cuba. Disponível em: <http://ifla.inist.fr/IV/ifla60/60-guep.htm>. Acesso em: 20 fev. 1999.
  • RABELO, O.C.P. Da biblioteca pública à biblioteca popular: análise das contradições de uma trajetória. Revista da Escola de Bibliotecononomia da UFMG Belo Horizonte, v.16,n.1, p.19-42, 1987.
  • RIBEIRO, M. Educação para a cidadania. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.2, p.113-129, 2002.
  • RIZZO, S. O país que não lê. Revista de Educação, São Paulo, v.25, n. 207, p.30-38, 1998.
  • SILVA, L.A.G. Políticas e programas de informação e documentação da Unesco e fontes para seu estudo. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.4, n.1, p. 93-118, 1994.
  • SILVA, T.E. As regras do jogo. Políticas culturais: do mecenato ao neo-liberalismo. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.3, n.1, p. 42-52, 1993.
  • SISTEMA Nacional de Bibliotecas Públicas. Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. Departamento de Processos Técnicos, s/d.
  • SUAIDEN, E.J. Biblioteca pública brasileira: desempenho e perspectivas. São Paulo: LISA; Brasília: INL, 1980.
  • SUAIDEN, E.J. Biblioteca pública e informação à comunidade. São Paulo: Global, 1995. (Coleção Ciência da Informação).
  • UNIVERSIDADE DO CHILE. Centro de Análisis de Políticas Públicas. Descripción del Centro. Disponível em: <http://www.capp.uchile.cl/Capp1.html>. Acesso em: 12 fev. 1999.
  • UNIVERSIDADE DO CHILE. Centro de Análisis de Políticas Públicas. Programa de Gobierno y Políticas Públicas. Disponível em: <http://www.capp. uchile.cl/Capp3.html>. Acesso em: 12 fev. 1999.
  • VÁLIO, E.B.M. Leitura: uma prioridade nas instituições inglesas e escocesas. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.16,n.1, p. 84-96, 1987.
  • VÁLIO, E.B.M. Biblioteca Escolar: uma visão histórica. Transinformação, Campinas, v.2, n.1, p.15-24, 1990.
  • VÁLIO, E.B.M. Múltiplas leituras: a formação de leitores. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LIVRO DIDÁTICO & PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE LEITORES, 1996, São Paulo. Anais... São Paulo: Fatema, 1996. p. 450-457.
  • VÁLIO, E.B.M. et al Biblioteca Pública: a questão dos interesses de leitura como indicadores de critérios para a seleção e aquisição de acervos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TRANSDISCIPLINARIDADE, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. 1 CD-ROM.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br