Acessibilidade / Reportar erro

Competência informacional e medicina baseada em evidências

Information literacy and evidence-based medicine

Resumos

As pesquisas acadêmicas e aquelas envolvendo a tomada de decisões clínicas apresentam-se de forma justaposta na prática dos pesquisadores da área da saúde, necessitando aperfeiçoamento e especialização de novas habilidades essenciais aos profissionais da informação. Partindo dessa premissa, resolvemos investigar, na literatura da área, publicações que tratassem ao mesmo tempo das temáticas: Medicina Baseada em Evidências e Information Literacy/Competência Informacional. O objetivo deste trabalho foi não apenas conceituar Medicina Baseada em Evidências e Information Literacy/Competência em Informação por meio de revisão de literatura, como também assinalar a confluência dessas temáticas na prática dos pesquisadores da área da saúde. Como resultado desta análise, verificou-se que o profissional da informação necessita conhecer seus usuários, o modo como a informação se organiza e como ela se apresenta, para obter melhores resultados de busca, reduzir incertezas e, ao mesmo tempo, proporcionar aos pesquisadores da área da saúde maior suporte para tomada de decisão. Concluiu-se que uma demanda por informação exige, diretamente, que o profissional da informação aplique sua competência para atendê-la, recorrendo a sua capacitação e conhecimento dos meios para chegar à informação adequada, utilizando as ferramentas corretas, respondendo à demanda sem deixar dúvidas de confiabilidade. Esse profissional, como mediador, muito contribui para a prática da Medicina Baseada em Evidências e para a divulgação de serviços e acessos, educação e promoção da competência em informação dos pesquisadores.

competência informacional; medicina baseada em evidências; profissional da informação


The academic research and those involving the clinical decisions making are presented on juxtaposed form in health-care providers’ practice, demand improvements and specialization of new necessary abilities to the professionals of information. Starting from this premise, we decide to investigate in the literature the publications in the areas that dealt, at the same time, with the thematic ones: Evidence-Based Medicine and Information Literacy. The objective of this work was to concept Evidence-Based Medicine and Information Literacy through literature revision and to designate the confluence of these thematic ones in health care providers’ practice. As a result of this analysis, it was verified that the professional of information needs to know the users, how the information is organized and how it presents itself, to get better search results, to reduce uncertainties and at the same time to provide to these researchers a bigger support for decision making. It was concluded that a demand for information needs directly that the professional of information applies the ability to take care appealing it to both qualification and knowledge to get to the suitable information, using the correct tools, answering the demand without leaving trustworthiness doubts. This professional, as a mediator, contributes very much for the practice of the Evidence-Based Medicine and the spreading of services and accesses to it as well as education and promotion.

information literacy; evidence-based medicine; professional of information


  • ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Literacy Competency Standards for Higher Education. 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/ala/acrl/acrlstandards/informationliteracycompetency.htm>. Acesso em: 9 maio 2007.
  • ATALLAH, A.N. Cochrane library gratuita. Revista Diagnóstico & Tratamento, v.8, n.4, p.206-207, 2003.
  • ATALLAH, A.N. Princípios metodológicos para tomada de decisões médicas. Revista Diagnóstico & Tratamento, v.6, n.1, p.47, 2001a.
  • ATALLAH, A.N. Tomadas de decisão em terapêutica. Revista Diagnóstico & Tratamento, v.6, n.3, p.54, 2001b.
  • BELLUZZO, R.C. O uso de mapas conceituais e mentais como tecnologia de apoio à gestão da Informação e da comunicação: uma área interdisciplinar na competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, v.2, n.2, p.78-89, 2006.
  • BELLUZZO, R.C. O uso de mapas conceituais para o desenvolvimento da competência em informação: um exercício de criatividade. In: PASSOS, R.; SANTOS, G.C. Competência em informação na sociedade da aprendizagem. Bauru: Kayrós, 2005b.
  • BUENO, S. B.; BLATTMANN, U. Fontes de Informação on-line no contexto da área de Ciências da Saúde. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.2, n.2, p. 1-17, 2005.
  • CALIRI, M.H.L.; MARZIALE, M.H.P. A prática de enfermagem baseada em evidências: conceitos e informações disponíveis online. Revista Latino Americana de Enfermagem,  v.8,  n.4, p.103-104, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n4/12391.pdf>. Acesso em: 11 maio 2007.
  • CAVALCANTE, L.E. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, v.2, n.2, p.47-62, 2006.
  • CENTRO Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde. [Descritores em Ciências da Saúde]: Decs. 2007. Disponível em: <http://www.bireme.br/php/decsws.php?>. Acesso em: 11 maio 2007.
  • DUDZIAK, E.A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v.32, n.1, p.23-35, 2003.
  • EL DIB, R.P.; ATALLAH, A.N. Cochrane library: como pesquisar? Revista Diagnóstico & Tratamento, v.10, n.1, p.31-34, 2005.
  • FARIA, S. et al. Competências do profissional da informação: uma reflexão a partir da Classificação Brasileira de Ocupações. Ciência da Informação, v.34, n.2, p.26-33, 2005.
  • GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da Medicina Baseada em Evidências. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • HONEY, M.; NORTH, N.; GUNN, C. Improving library services for graduate nurse students in New Zealand. Health Information and Libraries Journal, v.23, p.102-109, 2006.
  • JACOBS, S. K.; ROSENFELD, P.; HABER, J. Information literacy as the  foundation for evidence-based practice in graduate nursing education: a curriculum-Integrated approach. Journal of Professional Nursing, v.19, n.5, p.320-328, 2003.
  • LE COADIC, Y.F. A Ciência da Informação 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LOPES, A.A. Medicina Baseada em Evidências: a arte de aplicar o conhecimento científico na prática clínica. Revista da Associação Médica Brasileira, v.46, n.3, p.285-288, 2000.
  • MCKIBBON, K.A. Evidence-based practice. Bulletin of the Medical Library Association, v.86, n.3, p.396-340, 1998.
  • MARTÍNEZ-SILVEIRA, M.S.; ODDONE, N.E. Information-seeking behavior of medical residents in clinical practice. In: CONGRESSO MUNDIAL  DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE E BIBLIOTECAS, 9., 2005, Salvador. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.icml9.org/program/track10/>. Acesso em: 14 fev. 2007.
  • MIELI, M.P.A. Senso comum, ciência e filosofia. Revista Diagnóstico & Tratamento, v.8, n.3, p.140-142, 2003.
  • OLIVEIRA, A.M.; et al. Mapeamento de competências em bibliotecas universitárias.  Perspectivas em Ciência da Informação, v.11, n.3, p.360-382, 2006.
  • PASSOS, R.; SANTOS, G.C. Competência em informação na sociedade da aprendizagem Bauru: Kayrós, 2005.
  • PINTO, R.R. O profissional da informação em Ciências da Saúde: subsídios para o desenvolvimento de cursos de capacitação no Brasil. Dissertação (mestrado profissional) - Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, 2005.
  • SACKETT, D.L. Medicina baseada em evidências: prática e ensino. 2.ed. Porto Alegre: Artmed,  2003.
  • SILVA, F.C.C. A atuação do bibliotecário médico e sua interação com os profissionais da saúde para busca e seleção de informação especializada. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,v.3, n.1, p.131-151, 2005.
  • SOUTO, L.F. Disseminação seletiva da informação na área da Saúde: o caso do web site Amedeo.  Revista Brasileira de Educação Médica, v.30, n.2, p.4-13, 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2008

Histórico

  • Aceito
    01 Ago 2007
  • Recebido
    03 Jan 2007
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br