Acessibilidade / Reportar erro

Cientificamente favelados: uma visão crítica do conhecimento a partir da epistemografia

Scientifically marginalized: a critical view of knowledge from epistemology

Resumos

Análise do conhecimento, e de sua organização, a partir da Epistemografia interativa, opondo-a à Epistemologia. Esta última, tradicionalmente vinculada ao conhecimento ordenado e elitista, termina por ignorar grande parte do conhecimento socialmente produzido, confinando-o às favelas do conhecimento. Ao propor, em seu lugar, a Epistemografia interativa, destaca-se, em primeiro lugar, a necessidade de incorporar ao conhecimento e à sua organização as questões éticas, culturais e políticas. Nesse sentido, o objetivo da Epistemografia é estar presente nos ambientes de conhecimento propositalmente excluídos dos processos contemporâneos de inscrição e fluxo, de modo a possibilitar sua incorporação às redes digitais em que transitam os conhecimentos dominantes. Para isso, propõe a criação de ferramentas para desclassificar o conhecimento, tanto o que já está classificado, como o que está por ser classificado. Tal desclassificação supõe a reabilitação da contradição, como recurso pós-epistemológico, e a substituição da lógica dominante por uma lógica paraconsistente. A Epistemografia intervêm, portanto, para acolher o conhecimento excluído, devolvendo-lhe a legitimidade negada pelos processos convencionais de reconhecimento e ordenação.

epistemografia interativa; epistemologia; organização do conhecimento; comunidades não-epistemológicas


Analysis of the knowledge, and its organization, using interactive epistemography as opposed to epistemology. The latter, which has been traditionally tied with methodical and elitist knowledge, actually ignores great part of the socially produced knowledge, confining it to marginalized knowledge. When considering instead, the interactive epistemography, the need to incorporate to knowledge and to its organization ethical, cultural questions and politics is firstly emphasized. Consequently the objective of the epistemography is to be present in knowledge environments which are purposedly excluded from contemporaneous processes of registration and flow, in order to enable its incorporation to digital networks, through which, dominant knowledge pass. Thus, it considers the creation of tools to declassify knowledge, whether already classified, or being classified. Such declassification assumes a reinstating of contradiction, as an after-epistemologic resource, and the substitution of dominant logic for paraconsistent logic. Therefore, epistemography intervenes in order to welcome excluded knowledge, returning the legitimacy which has been denied by conventional processes of recognition and ordinance.

interactive epistemography; epistemology; organization of knowledge non-epistemologic communities


  • COSTA, N.C.A. O conhecimento cientifico São Paulo: Discurso Ed. 1997.
  • ELSTER, J. Ulises y las sirenas Estudios sobre racionalidad e irracionalidad. México: FCE, 1989. p.181.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Principios de lenguaje epistemográfico: la representación del conocimiento sobre patrimonio histórico andaluz. Sevilla; Granada: Consejería de Cultura de la Junta de Andalucía, Instituto andaluz del Patrimonio histórico; Comares, 1998.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. La memoria subrogada: mediación, cultura y conciencia en la red digital. Granada: Editorial de la Universidad de Granada, 2002.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Otra memoria es posible. Estrategias descolonizadoras del archivo mundial Buenos Aires: La Crujía, 2004.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Fijaciones Estudios críticos de políticas, culturas y tecnologías de la memoria. Madrid: Biblioteca Nueva, 2005, Nuevas Eutopías.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Dialéctica de la exomemoria Temuco: Universidad de la Frontera, 2006. (en prensa).
  • GARDIN, J.C. et al. La logique du plausible Éssais d´Epistémologie pratique en Sciences humaines. 2.ed. Paris: Maison des Sciences de l´Homme, 1987.
  • HARAWAY, D. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective.  "Feminist Studies", 1988.
  • HARDT, M.; NEGRI, A. Imperio Barcelona: Paidós, 2002.
  • LATOUR, B.; WOOLGAR, S. La vida en el laboratorio: la construcción de los hechos científicos. Madrid: Alianza, 1995.
  • MARINA, J.A. La inteligencia fracasada Barcelona: Anagrama, 2005. p.35.
  • PLATÓN, F. Diálogos III Madrid: Gredos, 1997.
  • SANTOS, B.S. Introduçâo a uma ciência pósmoderna Rio de Janeiro: Graal, 1989.
  • STEINER, G. Gramáticas de la creación Madrid: Siruela, 1999. p.25-91

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Aceito
    28 Jun 2006
  • Recebido
    28 Jun 2006
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br