Acessibilidade / Reportar erro

Literatura sobre biblioteca escolar: características de citações de teses e dissertações brasileiras

Literature on pertaining to school library: Brazilian citation characteristics of theses and dissertations

Resumos

A análise de citações de 28 teses e dissertações sobre biblioteca escolar produzidas no Brasil teve como objetivos: identificar influências de autores e de áreas do conhecimento, características de citação e diferenças entre teses e dissertações. Não foi possível verificar relações entre autores, já que houve grande dispersão em termos dos cursos de origem e dos documentos citados. Foi possível identificar significativa influência da Educação. A comparação entre teses e dissertações não evidenciou diferenças significativas, esperadas em textos que resultam de níveis diferentes de formação acadêmica. Foram verificadas, entre outras, as seguintes características das citações: predominância do livro, de documentos de autoria individual, de trabalhos em português e oriundos do Brasil e de periódicos brasileiros nas citações.

análise de citação; biblioteca escolar; teses e dissertações


The citation analysis of 28 theses and dissertations on school library produced in Brazil aimed at identifying: influences of authors and areas, citation characteristics and differences between theses and dissertations. It was not possible to identify relations between authors, due to great dispersion in terms of the institutions of origin and of cited documents. It was possible to identify significant influence of Education. The comparison between theses and dissertations did not show significant differences, expected in documents that result from different levels of academic education. Some characteristics in citing could be identified: predominance of the book, of citations of individual authorship, of documents in Portuguese and published in Brazil and of Brazilian periodicals in the citations.

citation analysis; school library; thesis and dissertations


  • ALVARENGA, L. A institucionalização da pesquisa educacional no Brasil 1996. 244f. Tese. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • BOHN, M.C.R. Autores e autoria em periódicos brasileiros de ciência da informação. Encontros BIBLI, Florianópolis, n. 16, 2o sem., 2003. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_16/Bohn_Autores.pdf> Acesso em: 10 ago. 2006.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília, 1997. 10v.
  • CAMPELLO, B. A função educativa da biblioteca escolar no Brasil: perspectivas para seu aperfeiçoamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais.. Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. CD-ROM.
  • MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v.27, n.2, p.134-140, 1998.
  • MARTUCCI, E.M. Rompendo o silêncio: a biblioteca escolar e a trajetória de um pesquisador. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 1. 1998, Belo Horizonte. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG/Associação de Bibliotecários de Minas Gerais, 1999. p.31-38. Disponível em: <http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/105.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2007.
  • MUELLER, S.P.M.; PECEGUEIRO, C.M.P.A. O periódico Ciência da Informacão na década de 90: um retrato da área refletido em seus artigos. Ciência da Informacão, v.30, n.2, p.47-63, 2001.
  • NEVES, I.C.B. Pesquisa escola nas séries iniciais do ensino fundamental em Porto Alegre, RS.: bases para um desempenho interativo entre sala de aula e biblioteca escolar. R. Bibliotecon. & Comum, v.8, p.91-116, 2000.
  • OHIRA, M.L.B.; MAIA, M.H.B.; SELL, M.A. Produção científica em Biblioteconomia no Estado de Santa Catarina. Transinformação, v.9, n.3, p.68-87, 1997.
  • POBLACIÓN, D.A.; NORONHA, D.P. Produção das literaturas "branca" e "cinzenta" pelos docentes-doutores dos programas de pós-graduacão em ciência da informacão no Brasil. Ciência da Informacão, v.31, n.2, p.98-106, 2002.
  • VIANNA, M.M.; CALDEIRA, P.T. Literatura sobre biblioteca escolar: análise dos trabalhos apresentados no Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 3., 2004, Belo Horizonte. Anais.. Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG: Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 2005. p.7-33.
  • VIEIRA, A.S. A pós-graduação na EB/UFMG: memória e perspectivas. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, v.19, n. especial, p.68-76, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2007

Histórico

  • Aceito
    19 Jul 2007
  • Recebido
    14 Nov 2007
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br